Não ligue para os números da fraude Your free trial period is almost over
Escrito por Tomas Meskauskas a
Guia de remoção da fraude Your free trial period is almost over email
O que é a fraude Your free trial period is almost over email?
É comum que criminosos cibernéticos/criminosos cibernéticos usem o e-mail como uma ferramenta para enganar os destinatários para que transfiram dinheiro, forneçam informações confidenciais ou até mesmo instalem malware nos seus computadores. Normalmente, os criminosos cibernéticos disfarçam os seus e-mails como cartas oficiais urgentes e importantes de empresas, organizações ou outras entidades legítimas. É importante saber que, quando os e-mails são usados para exibir malware, contêm um link ou anexo de um site.
Sabe-se que existem pelo menos onze variantes desta fraude por e-mail. Embora todos estes e-mails sejam mais ou menos semelhantes. Os criminosos cibernéticos por trás tentam fazer com que os destinatários acreditem que o período de teste gratuito de algum serviço está quase no fim, mas a assinatura mensal, que custa $89,99, continuará. Por outras palavras, os criminosos cibernéticos usam estes e-mails para enganar os destinatários, fazendo-os acreditar que, se não cancelarem a assinatura, serão cobrados $89,99 todos os meses. Para cancelar ou alterar o plano de assinatura, estes e-mails incentivam os destinatários a ligar para o número fornecido, +1 (510) 992 2612 ou +1 (661) 501 2041. É provável que os criminosos cibernéticos por trás destes e-mails, se denominados, iriam pedir para pagar uma taxa de "cancelamento" (ou outra), fornecer informações pessoais como nome, sobrenome, endereço de e-mail, detalhes do cartão de crédito, número da conta bancária, credenciais de login ou outras informações confidenciais. Normalmente, os criminosos cibernéticos tentam extrair informações que podem ser usadas para roubar contas pessoais, identidades, fazer compras não autorizadas, transações ou para outros fins. Portanto, os destinatários que caem nestas fraudes perdem dinheiro, não conseguem aceder às suas contas e (ou) encontram outros problemas.
Nome | Fraude Your free trial period is almost over email |
Tipo de Ameaça | Phishing, Fraude, Engenharia Social, Fraude. |
Alegação Falsa | O plano de assinatura com o custo de $89,99 por mês será continuado |
Número do Criminoso | +1 (510) 992 2612, +1 (661) 501 2041 |
Disfarce | Carta do serviço de lembrete médico |
Sintomas | Compras online não autorizadas, palavras-passe de contas online alteradas, roubo de identidade, acesso ilegal ao computador. |
Métodos de Distribuição | E-mails fraudulentos, os anúncios pop-up fraudulentos, técnicas de envenenamento de mecanismos de pesquisa, domínios com erros ortográficos. |
Danos | Perda de informações confidenciais, perda monetária, roubo de identidade. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Também é possível que os criminosos cibernéticos por trás dessa campanha fraudulenta peçam para fornecer acesso remoto a computadores e, em seguida, usem o acesso fornecido para roubar informações, abrir ficheiros pessoais, documentos ou instalar malware (por exemplo, ransomware, malware do tipo Trojan). Além disso, podem se oferecer para comprar algum software desnecessário ou falso ou usar alguns serviços pagos. De qualquer forma, esta fraude de e-mail (qualquer uma das variantes) deve ser ignorado/o número fornecido em qualquer um dos e-mails não deve ser denominado. Mais exemplos de fraudes por e-mail são "Facebook Lottery Email Scam", "Banca Sella Email Scam", e "We Are Interested In Buying Your Product Email Scam". Conforme mencionado no primeiro parágrafo, os e-mails podem ser usados para exibir software malicioso.
Como é que as campanhas de spam infectam os computadores?
Os emails que os criminosos cibernéticos usam para exibir malware contêm anexos maliciosos ou links de sites. De qualquer forma, o objetivo principal destes e-mails é enganar os destinatários para que descarreguem e abram um ficheiro malicioso. Para enganar os destinatários para que abram estes ficheiros, os criminosos cibernéticos disfarçam os seus e-mails como cartas importantes e urgentes. Normalmente, os ficheiros usados para exibir malware através de e-mails de phishing são documentos maliciosos do Microsoft Office, documentos PDF, ficheiros JavaScript, ficheiros executáveis (por exemplo, .exe), ficheiros compactados como ZIP, RAR. É importante mencionar que nem todos os ficheiros nestes e-mails instalam software malicioso logo após abri-los. Por exemplo, documentos mal-intencionados abertos com o Microsoft Office 2010 ou mais recente não instalam malware, a menos que os utilizadores ativem a edição ou o conteúdo (comandos macros). No entanto, os documentos maliciosos abertos com qualquer versão mais antiga do MS Office infectam computadores sem pedir para activar comandos de macros.
Como evitar a instalação de malware?
O software (e ficheiros) deve ser descarregue de sites oficiais e confiáveis e através de links diretos. As redes peer-to-peer, páginas não oficiais, descarregadores de terceiros, instaladores, etc., podem ser usados para proliferar programas maliciosos. Portanto, é altamente recomendável não usá-los para descarregar ou instalar qualquer software. Anexos (e links) em e-mails irrelevantes recebidos de endereços suspeitos desconhecidos não devem ser abertos. Muitas vezes, e-mails deste tipo são usados para exibir software malicioso. Se houver algum motivo para suspeitar que algum e-mail foi recebido de criminosos cibernéticos, deve ser ignorado. Todo o software instalado deve ser atualizado e ativado com ferramentas (ou funções) fornecidas pelos desenvolvedores de software oficiais. Nunca é seguro usar ferramentas não oficiais de terceiros para isso. É importante saber que não é legal ativar software licenciado a usar ferramentas de 'cracking' ou usar software pirata. E, finalmente, um computador deve ser verificado à procura de ameaças regularmente, isso deve ser feito com um software antivírus ou anti-spyware confiável. Se já abriu anexos maliciosos, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Texto na variante da fraude de e-mail fornecida acima:
Subject: Do you want to extend your free trial RJK19335628
Dear Subscriber, #RJK19335628
Your free trial period is almost over... How was it?. But thank you for choosing to stay with us!The method of payment you mentioned will be used to continue your subscription
The plan you selected will cost you only $89.99 per month.We are really excited that you are with us, let's move to premium!
In case you want to know more details about your order you can always contact us: +1 (510) 992 2612
Thank you for choosing us!
5901 W Century Blvd #750, Los Angeles, CA 90045
Copyright © 2021 iMed Service, Inc. All rights reserved.
+1 (510) 992 2612
This email has been scanned for viruses by Microsoft email security.cloud service
Screenshots de outras variantes da fraude:
Aqui está um vídeo de um pesquisador de malware ao tentar entrar em contato com criminosos cibernéticos por trás deste fraude de e-mail. Os criminosos eventualmente tentam enganar o denominador para fazer o descarregamento e abrir um documento malicioso do MS Excel projetado para injetar malware BazarLoader no sistema:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é Your free trial period is almost over email?
- PASSO 1. Remoção manual de possíveis infecções por malware.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner. Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo Seguro. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede"
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançado, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada. Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização". Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Pressione F5 para iniciar em Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como começar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 10: Clique no logotipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas". No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar".
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir"
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware. Esses passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus.
Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
▼ Mostrar comentários