FacebookTwitterLinkedIn

Como reconhecer fraudes de phshing como INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF)?

Também Conhecido Como: possíveis infecções por malware
Nível de Estragos: Médio

O que é a fraude por email do INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF)?

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma instituição financeira legítima, uma organização internacional que promove o crescimento económico global, reduz a pobreza e estimula o comércio internacional. Há mais de uma variante da fraude de email que afirma ser de autoria de funcionários do FMI.

Normalmente, os criminosos cibernéticos por trás destes emails falsos tentam induzir os destinatários a contatar o FMI para a emissão de alguma forma de aprovação, para receber uma doação ou para outros assuntos. Em qualquer caso, o objetivo destes emails é enganar os destinatários para que forneçam informações pessoais ou transfiram dinheiro.

fraude por email INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF)

Fraude INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF) em pormenor

Os criminosos cibernéticos costumam usar nomes de pessoas reais, logótipos de empresas reais, endereços, etc., para fazer os seus boatos parecerem reais. Esta é uma fraude por email que afirma ser uma mensagem de Kristalina Georgieva, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional.

Os criminosos cibernéticos por trás disso tentam fazer os destinatários acreditarem que foram selecionados para receber uma doação do FMI e entrar em contato com para obter mais informações. É provável que, depois de entrar em contato com os criminosos cibernéticos, os destinatários sejam pedidos a enviar dados bancários pessoais (como detalhes de cartão de crédito) ou fazer um pequeno pagamento, como uma "taxa de transação".

Normalmente, quando os criminosos cibernéticos obtêm com sucesso detalhes de cartão de crédito e outras informações pessoais, os usam para fazer compras e transações fraudulentas, roubar identidades, sequestrar contas pessoais, etc., ou vendê-los a terceiros (outros criminosos cibernéticos).

Portanto, os destinatários que caem nestas fraudes sofrem perdas financeiras, não conseguem aceder as suas contas pessoais, tornam-se vítimas de roubo de identidade e encontram outros problemas sérios. Este e outros emails semelhantes são simplesmente fraudes - devem ser ignorados e denunciados.

Resumo da Ameaça:
Nome Fraude por email INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF)
Tipo de Ameaça Phishing, Fraude, Engenharia Social, Esquema
Alegação Falsa O destinatário da alegação falsa foi selecionado para receber uma doação
Disfarce Uma carta do diretor-gerente do International Monetary Fund (FMI)
Sintomas Compras online não autorizadas, palavras-passe de contas online alteradas, roubo de identidade, acesso ilegal ao computador.
Métodos de Distribuição E-mails fraudulentos, anúncios pop-upfraudulentos, técnicas de envenenamento de mecanismos de pesquisa, domínios com erros ortográficos.
Danos Perda de informações confidenciais, perda monetária, roubo de identidade.
Remoção do Malware (Windows)

Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner.
▼ Descarregar Combo Cleaner
O verificador gratuito verifica se o seu computador está infectado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais.

Fraudes de phishing em geral

Muitas fraudes de email circulam na Internet. Alguns exemplos são "U.S Army Special Operations Command Consignment Email Scam", "EMPLOYEE BENEFITS Email Scam", e "Synchronize Mail Error Email Scam". Frequentemente, são disfarçados como mensagens oficiais de empresas ou outras entidades legítimas existentes e pedem informações pessoais e pagamentos.

Na verdade, os emails podem ser usados ​​para exibir malware. Nestes casos, os emails contêm links ou anexos maliciosos. O seu principal objetivo é enganar os destinatários para que abram ficheiros maliciosos.

Como é que as campanhas de spam infectaram os computadores?

Malware (incluindo ransomware) é geralmente distribuído através de campanhas de malspam, ferramentas não oficiais de ativação de software ('cracking'), trojan, fontes duvidosas de descarregamento de ficheiros/software e ferramentas de atualização de software falsas.

Quando os criminosos cibernéticos tentam distribuir malware através de campanhas de spam, enviam emails que contêm anexos maliciosos ou fazem descarregamento de links para ficheiros maliciosos. Normalmente, disfarçam os seus emails como oficiais e importantes. Se os destinatários abrirem o ficheiro anexado (ou um ficheiro descarregue através de um link de site), causarão a instalação de software malicioso.

Os criminosos cibernéticos anexam comumente ficheiros executáveis (.exe), ficheiros compactados como RAR, ZIP, documentos PDF, ficheiros JavaScript e documentos do Microsoft Office nos seus emails. As ferramentas de 'cracking' de software supostamente ativam o software licenciado ilegalmente (ignorar a ativação); no entanto, muitas vezes instalam programas maliciosos e não ativam nenhum software legítimo instalado.

Os trojans são outros programas nocivos que podem causar infecções em cadeia. Ou seja, quando um Trojan é instalado no sistema operativo, pode instalar malware adicional.

Sites de hospedagem de ficheiros gratuitos, sites de descarregamento de freeware, redes peer-to-peer (por exemplo, clientes de torrent, eMule), sites não oficiais e descarregadores de terceiros são exemplos de outras fontes usadas para distribuir malware. Os criminosos cibernéticos disfarçam os ficheiros maliciosos como legítimos e regulares. Quando os utilizadores os descarregam e abrem, inadvertidamente infectam os seus computadores com malware.

Ferramentas de atualização de software falsas instalam software malicioso em vez de atualizações/correções para programas instalados, ou exploram bugs/falhas de software desatualizado instalado no sistema operativo.

Como evitar a instalação de malware

Descarregue software e ficheiros de sites oficiais e através de links diretos. Não é seguro usar clientes de torrent, eMule (ou outras redes peer-to-peer), descarregadores de terceiros, sites não oficiais ou outras fontes deste tipo.

Evite instaladores de terceiros. Marque as configurações "Avançadas", "Personalizadas" e outras configurações e recuse ofertas para descarregar ou instalar software indesejado. Não clique em anúncios exibidos em sites duvidosos, pois podem abrir outros sites não confiáveis ou até mesmo causar descarregamentos e instalações indesejados.

Remova todas as aplicações indesejadas e suspeitas (extensões, complementos e plug-ins) instaladas no navegador. O mesmo deve ser aplicado a programas deste tipo instalados no sistema operativo.

Faça uma verificação regularmente no seu computador com um software antivírus ou anti-spyware confiável e mantenha-o atualizado.

Se já abriu anexos maliciosos, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.

Texto apresentado no email:

Subject: I.M.F Grant Recipient


INTERNATIONAL MONETARY FUND (IMF)
700 19th Street, N.W.
Washington, D.C. 20431,
U.S.A
 
Date: 19/02/2021
 
IMF OFFICIAL EMPOWERMENT GRANT AND DONATION PROGRAMME 2021
 
Dear Selected International Recipient,
 
REFERENCE NUMBER: IMF/WDC/1109/0320
 
We have selected you to receive a Donation from Us (I.M.F), email back for More Information.
 
FOR MORE INFORMATION:hxxps://www.imf.org/external/np/cpac/gandd.htm
 
Kindly confirm the receipt of this E-mail.
 
Yours in Service,
KRISTALINA GEORGIEVA
(MANAGING DIRECTOR)
INTERNATIONAL MONETARY FUND (I.M.F)

Outro exemplo de email de spam com o tema do INTERNATIONAL MONETARY FUND:

fraude por email INTERNATIONAL MONETARY FUND (2021-05-06)

Texto apresentado em:

Subject: Directive from Dr Kristalina Georgieva the M D IMF, Please Contact Mr. Wilbur Autry for further Directives on your fund payment.

 

INTERNATIONAL MONETARY FUND (HQ1)
700 19th Street, N.W., Washington, D.C.
20431.
Email: wilburautry.imf@aol.com
Date: 4/5/2021

To the knowledge of the Beneficiary.

Re Payment of $5.2m
2021 UNPAID FUND RECOVERED LETTER
In our efforts to foster global monetary cooperation secures financial
stability and facilitates individual company economic growth.

The IMF through our international monitoring network has recovered
your UNPAID FUND $5.2m that has been on hold.

We hereby advise you to reconfirm to this office officially if you are
the person that instructed Mr. RAVIS RAY LUNN of America to claim and
receive the payment on your behalf before we send your fund transfer
instruction to one of our approved paying banks to contact you for the
release of your fund.

For your information we have the following banks as our
nominated/approved payment banks, Lloyd’s Bank London, Citibank New
York and CMB WING LUNG Bank Hong Kong.

Please, Re-confirm as follows
(1) Your Full Name........?
(2) Full Residential Address: (P.O.BOX NOT ALLOWED)?
(3) Country/State..........?
(4) Beneficiary Amount?
(5) Direct and Current Phone?
(6) Passport identification?

Please you are also required to clarify the following immediately:
1. IS Williams Rogers your local representative?
2. Did you broker your fund to one Mr. TRAVIS RAY LUNN of America to claim?
  And receive the payment on your behalf?

3. Did you sign any “Deed of Assignment” in his favor, thereby making
him the current beneficiary with the following account details to
receive your fund?

Mr. TRAVIS RAY LUNN
Address 55601 SWAN RD.SUNRIVER BEND, OREGON 97707
 USA
Account Name: TRAVIS RAY LUNN
Bank Name:  WELLS FARGO
Bank Address: 450 NE WINDY KNOLLS DR BEND,OR,97701
Beneficiary Account Number: 8210526748
Swift Code:WFBIUS6S
Routing Number for wire Transfer: 12100024

Please confirm so that we can proceed with your fund payment as we
don’t anticipate any further delay.

Contact Mr. Wilbur Autry.
Operation department for further Directive.
Email: wilburautry.imf@aol.com

Thank you and have a nice day.

Regards
Dr Ms. Kristalina Georgieva
Managing Director
IMF

Remoção automática instantânea do malware: A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Menu rápido:

Como remover malware manualmente?

A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.

Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:

processo fraudulento em execução no exemplo de computador do utilizador

Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:

remoção manual do malware passo 1Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:

aparência da aplicação Autoruns

remoção manual do malware passo 2Reinicie o computador no Modo de Segurança:

Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.

Modo de Segurança com Rede

O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":

Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.

Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".

Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.

Modo de Segurança com Rede Windows 8

O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::

Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".

No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.

Modo de Segurança com Rede Windows 10

O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":

remoção manual do malware passo 3Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.

extraia autoruns.zip e execute autoruns.exe

remoção manual do malware passo 4Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..

Atualize os resultados da aplicação Autoruns

remoção manual do malware passo 5Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.

Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".

Eliminar o malware no Autoruns

Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.

a procurar o ficheiro do malware no seu computador

Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.

Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus. Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Por que recebi este email?

Normalmente, os criminosos cibernéticos usam bases de dados de email obtidos para distribuir os seus fraudes. Enviam o mesmo email (ou emails) para muitas pessoas - estes emails nunca são pessoais.

Forneci as minhas informações pessoais quando enganado por este e-mail, o que devo fazer?

As vítimas que caíram em tais fraudes (forneceram credenciais de conta) devem alterar todas palavras-passe imediatamente. Em outros casos (por exemplo, quando as informações fornecidas são detalhes do cartão de crédito, as informações do cartão de identificação, etc.), os utilizadores devem entrar em contato com as autoridades correspondentes.

Os emails podem ser usados ​​para distribuir malware?

Os emails podem ser usados ​​como ferramentas para induzir os destinatários a infectar os seus computadores. Esses emails contêm anexos ou links maliciosos. Os destinatários infectam os computadores ao abrir/ao executar ficheiros maliciosos.

O Combo Cleaner vai remover as infecções por malware que estavam presentes no anexo do email?

Sim, o Combo Cleaner detecta e elimina quase todas infecções por malware conhecidas. É recomendado fazer a verificação do sistema operativo ao usar o recurso de verificação completa. Certos tipos de malware são capazes de ocultar-se profundamente no sistema.

▼ Mostrar comentários

Sobre o autor:

Tomas Meskauskas

Sou um apaixonado por segurança e tecnologia de computadores. Tenho experiência de mais de 10 anos a trabalhar em diversas empresas relacionadas à resolução de problemas técnicas e segurança na Internet. Tenho trabalhado como autor e editor para PCrisk desde 2010. Siga-me no Twitter e no LinkedIn para manter-se informado sobre as mais recentes ameaças à segurança on-line. Saiba mais sobre o autor.

O portal de segurança PCrisk é criado por forças unidas de pesquisadores de segurança para ajudar a educar os utilizadores de computador sobre as mais recentes ameaças de segurança online. Mais informações sobre os autores e pesquisadores que estão a trabalhar na PCrisk na nossa página de contato.

Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.

Sobre nós

O PCrisk é um portal de cibersegurança, que informa os utilizadores da Internet sobre as últimas ameaças digitais. O nosso conteúdo é fornecido por especialistas em segurança e investigadores profissionais de malware. Leia mais sobre nós.

Instruções de remoção em outras línguas
Code QR
possíveis infecções por malware Code QR
Digitalize o código QR para ter um guia de remoção de acesso fácil de possíveis infecções por malware no seu dispositivo móvel.
Nós recomendamos:

Livre-se hoje das infecções por malware Windows:

▼ REMOVER AGORA
Descarregar Combo Cleaner

Plataforma: Windows

Classificação do editor para Combo Cleaner:
ClassificaçãoExcelente!

[Início da Página]

O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais.