Como remover o KadrBot do sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a
Que tipo de malware é KadrBot?
KadrBot (mais especificamente, Win32:KadrBot) é o nome de uma ameaça detectada por várias séries de anti-vírus. Esta ameaça é categorizada como um trojan e oculta-se profundamente no sistema.
Estes vírus infiltram-se tipicamente nos computadores sem autorização dos utilizadores e a sua presença pode levar a vários problemas, uma vez que os trojans são frequentemente utilizados para proliferar outros vírus e gerir sistemas remotamente (os criminosos utilizam-nos como ferramentas de acesso remoto).
Mais sobre Trojans
Os vírus do tipo Trojan são frequentemente utilizados para proliferar outras infecções informáticas, tais como trojans de roubo de informação, ransomware, criptomineradores, e muitos outros. Também registam detalhes de cartões de crédito, logins/passwords guardados, teclas e outros dados semelhantes. Os criminosos cibernéticos pretendem gerar o máximo de rendimentos possível.
Por conseguinte, é provável que roubem fundos de contas bancárias sequestradas. Além disso, podem causar problemas de privacidade ao roubar contas de vítimas. Por exemplo, podem utilizar contactos de redes sociais e contas de email para solicitar empréstimos de dinheiro. Os vírus do tipo resgate encriptam os dados armazenados e depois fazem pedidos de resgate - para restaurar os seus ficheiros, as vítimas são pedidas a pagar.
Infelizmente, os criminosos ignoram frequentemente as vítimas, uma vez que os pagamentos são submetidos. Assim, o envio de dinheiro não dá qualquer valor real e os ficheiros permanecem encriptados. As infecções cripto diminuem significativamente o desempenho do sistema e podem mesmo danificar o hardware.
A criptomineração pode ocupar até 100% dos recursos do sistema, tornando assim os computadores praticamente inutilizáveis (mal respondem) e instáveis (são susceptíveis de falhar).
Além disso, os sistemas totalmente carregados geram calor excessivo e, em determinadas circunstâncias (por exemplo, altas temperaturas ambientes, maus sistemas de arrefecimento, etc.), os componentes de hardware podem sobreaquecer e ficar permanentemente danificados. Há também uma grande probabilidade de que os criminosos cibernéticos utilizem o KadrBot para executar acções maliciosas na máquina infectada.
Por exemplo, podem carregar/transferir ficheiros, tirar imagens de ecrã, utilizar a câmara web/microfone, e assim por diante. Portanto, a presença de um vírus do tipo trojan pode levar a sérios problemas de privacidade, perdas financeiras/dados significativas, e danos permanentes no sistema/hardware.
Note-se que o KadrBot pode ser instalado por outras infecções. Portanto, se o seu conjunto antivírus tiver detectado esta ameaça, aconselhamo-lo veementemente a realizar uma verificação completa do sistema e a eliminar imediatamente todas as ameaças detectadas.
Nome | Win32:KadrBot |
Tipo de Ameaça | Trojan, vírus ladrão de palavras-passe, malware bancário, spyware. |
Nomes de Detecção | Avast (Win32:KadrBot [Trj]), AVG (Win32:KadrBot [Trj]), Combo Cleaner (Trojan.CryptRedol.Gen.3), Kaspersky (UDS:Trojan.Win32.GenericML.xnet), Microsoft (Trojan:Win32/Wacatac.B!ml), Lista Completa de Detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Os Trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem em silêncio, pelo que nenhum sintoma em particular é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, 'rachaduras' de software, instaladores falsos para software pirata/fraccionado. |
Danos | Palavras-passe e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, computador da vítima adicionado a uma botnet, infecções adicionais, perda monetária. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de Trojans
Há muitos vírus do tipo trojan que partilham semelhanças. A lista de exemplos inclui (mas não está limitada a) DUNIHI, TrickBot, FormBook, Adwind, iTranslator, e Hancitor. Os desenvolvedores são diferentes e o comportamento destas infecções também difere - alguns registam dados, outros causam infecções em cadeia, etc.
No entanto, todos representam uma ameaça significativa à sua privacidade e segurança informática. Por conseguinte, deverá eliminar imediatamente estas ameaças.
Como é que KadrBot se infiltrou no meu computador?
Actualmente desconhece-se exactamente como os criadores proliferam o KadrBot, contudo, os trojans são frequentemente distribuídos utilizando campanhas de email spam, actualizadores de software falsos, rachaduras de software, outros trojans, e fontes não-oficiais de descarregamento de software. As campanhas de spam são utilizadas para proliferar anexos maliciosos que, uma vez abertos, injectam malware no sistema.
Os actualizadores falsos infectam os computadores descarregando e instalando malware em vez das actualizações esperadas ou explorando bugs/falhas de software desactualizados. O objectivo das ferramentas de cracking de software é activar software pago gratuitamente, no entanto, são frequentemente utilizadas para proliferar vírus.
Portanto, em vez de activar software, os utilizadores infectam inadvertidamente os seus computadores. Os criminosos utilizam fontes de descarregamento de terceiros para proliferar o malware.
Conseguem-no ao descrever os executáveis maliciosos como legítimos. Desta forma, os criminosos enganam frequentemente os utilizadores para que estes descarreguem e instalem malware manualmente. Em resumo, as principais razões para as infecções informáticas são a falta de conhecimento destas ameaças e o comportamento descuidado.
Como evitar a instalação de malware?
A falta de conhecimento e o comportamento descuidado são as principais razões para as infecções informáticas. A chave para a segurança é o cuidado. Portanto, preste atenção ao navegar na Internet e ao descarregar/instalar/actualizar software. Pense duas vezes antes de abrir os anexos do e-mail. Os ficheiros que parecem irrelevantes e os recebidos de emails suspeitos/desconhecíveis nunca devem ser abertos.
Também é aconselhável descarregar aplicações apenas de fontes oficiais, de preferência utilizando ligações directas de descarregamento. As ferramentas de descarregamento/instalação não oficiais nunca devem ser utilizadas, uma vez que a maioria inclui aplicações fraudulentas. O mesmo aplica-se às actualizações de software.
Mantenha os programas instalados actualizados, contudo, isto deve ser conseguido através de funções implementadas ou ferramentas fornecidas pelos programadores oficiais. Nunca tente desencriptar software, uma vez que a pirataria é um crime cibernético (rouba-se aos programadores) e há também um risco elevado de infecção informática.
Ter um conjunto anti-vírus/anti-spyware respeitável instalado e em funcionamento a todo o momento, uma vez que estas ferramentas detectam e removem frequentemente malware antes que qualquer dano seja feito. Se acredita que o seu computador já está infectado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente os malwares infiltrados.
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é KadrBot?
- PASSO 1. Remoção manual do malware KadrBot.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.
Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".
Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::
Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente.
Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus.
Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com malware, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Normalmente, não é necessário formatar o dispositivo de armazenamento para eliminar o malware. Pode ser conseguido seguindo os passos do nosso guia de remoção ou utilizando software antivírus.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
Diferentes tipos de malware podem ter diferentes capacidades. Na maioria dos casos, os utilizadores que têm os seus computadores infectados perdem dinheiro, perdem ficheiros, tornam-se vítimas de roubo de identidade, têm os seus computadores infectados com malware adicional, perdem contas online, e (ou) deparam-se com outros problemas.
Qual é o objetivo de um malware?
Os malwares podem ser utilizados para diferentes fins (dependendo das suas capacidades). Os criminosos cibernéticos podem utilizar malware para encriptar ficheiros, minerar moedas cripto, roubar informação sensível, lançar ataques DDoS, injectar malware adicional, controlar computadores remotamente, e muito mais.
Como é que um malware se infiltrou no meu computador?
Os agentes de ameaças utilizam emails contendo ligações ou ficheiros maliciosos, instaladores maliciosos para software pirateado, ferramentas de cracking, actualizadores de software falso, anúncios maliciosos, e outros métodos de distribuição de malware. Os ficheiros que são descarregues a partir de fontes não fidedignas também podem ser maliciosos. Os criminosos utilizam métodos fraudulentos para enganar os utilizadores a descarregar e executar malware.
O Combo Cleaner vai proteger-me contra o malware?
Sim, o Combo Cleaner inclui um verificador antivírus. Examina o sistema operativo à procura de ameaças e remove-as. O Combo Cleaner pode detectar quase todo o malware conhecido. É importante saber que o malware de alto nível pode ocultar-se no fundo do sistema. Assim, é necessário executar uma verificação completa para detectar e eliminar tal malware.
▼ Mostrar comentários