Como remover o Trojan bancário Javali
Escrito por Tomas Meskauskas a
O que é o Javali?
Os Trojans bancários são programas maliciosos que, uma vez instalados no computador da vítima, criam botnets, roubam credenciais, injectam código malicioso nos navegadores da Web ou roubam dinheiro. O Javali (também conhecido como Ousaban) é um cavalo de Troia bancário que tem como alvo os utilizadores de instituições financeiras que vivem na América Latina.
A pesquisa mostra que este Trojan é distribuído usando links maliciosos e anexos em e-mails de malspam. Se houver alguma razão para acreditar que o Trojan Javali está instalado no sistema operativo, remova-o imediatamente.
Visão geral do Trojan bancário Javali
Este cavalo de Troia bancário tem como alvo os utilizadores do Bittrex (um site de criptomoedas) e do Mercado Pago (uma plataforma de pagamento digital), no entanto, é muito provável que também tenha como alvo os utilizadores de outras soluções de pagamento, sites de criptomoedas, etc.
Javali rouba credenciais de login de sites abertos com Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Microsoft Edge, e de aplicações bancárias (financeiras) abertas. Os criminosos virtuais por trás do Javali tentam roubar informações pessoais (nomes de utilizador, endereços de e-mail, senhas ou outras credenciais de login) que podem usar para sequestrar contas, que depois usam indevidamente para fazer compras e transações fraudulentas.
Em vez de utilizar efetivamente as contas roubadas, os criminosos virtuais vendem-nas frequentemente a terceiros (outros criminosos virtuais).
Os utilizadores com computadores infectados com o Trojan bancário Javali são mais susceptíveis de sofrer perdas monetárias, no entanto, se os criminosos virtuais sequestrarem com sucesso outras contas (por exemplo, e-mail, contas de redes sociais) usando as credenciais obtidas, podem causar ainda mais danos. Algumas pessoas usam credenciais idênticas para várias contas, e os criminosos aproveitam-se disso.
Nome | Javali (Ousaban) malware bancário |
Tipo de ameaça | Trojan, vírus que rouba palavras-passe, malware bancário, spyware. |
Nomes de deteção | Avast (Win32:Trojan-gen), BitDefender (Gen:Variant.Zusy.357421), ESET-NOD32 (Uma variante de Win32/Spy.Ousaban.B), Kaspersky (HEUR:Trojan-Banker.Win32.Javali.gen), Symantec (Trojan.Gen.MBT), Lista completa (VirusTotal) |
Sintomas | Os cavalos de Troia são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que não são visíveis sintomas específicos numa máquina infetada. |
Métodos de distribuição | Anexos de correio eletrónico infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, "cracks" de software. |
Danos | Passwords e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, o computador da vítima adicionado a uma botnet. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Outros cavalos de Troia
Outros exemplos de cavalos de Troia bancários são Ursnif, Mekotio, ZeuS Panda, e Dridex. Como mencionado, este malware é utilizado para injetar código em browsers, roubar dinheiro e credenciais e criar botnets.
Normalmente, estes Trojans são executados furtivamente em segundo plano e, portanto, há uma grande probabilidade de que a maioria das vítimas não saiba que os seus computadores estão infectados com Trojans bancários, até que seja tarde demais.
Este Trojan bancário em particular (Javali) é entregue usando malspam.
Como é que o Javali se infiltrou no meu computador?
A investigação mostra que, para distribuir o Javali, os cibercriminosos enviam e-mails que contêm um ficheiro malicioso Microsoft Installer (MSI) com um Script Visual Basic incorporado, que se liga a um servidor remoto (C2) e recupera um pacote de ficheiros de arquivo (ZIP). Este arquivo contém vários outros ficheiros, incluindo um payload malicioso que rouba informações financeiras (credenciais de login de sites de criptomoedas e aplicações bancárias) das vítimas.
Alguns exemplos de outros ficheiros que os criminosos virtuais enviam por e-mail são documentos do Microsoft Office e PDF, executáveis (.exe), JavaScript e arquivos (ZIP, RAR).
Note-se que os documentos maliciosos que são abertos com o Microsoft Office 2010 ou versões mais recentes instalam software malicioso apenas se os utilizadores activarem os comandos de macros (ativar edição/conteúdo). Estas versões incluem o modo "Protected View", que não permite que documentos maliciosos abertos instalem software malicioso automaticamente. As versões mais antigas não incluem esta funcionalidade e instalam software malicioso sem pedir autorização.
Como evitar a instalação de malware
Para evitar a propagação de malware através de correio eletrónico não solicitado, é fortemente aconselhado a não abrir mensagens de correio eletrónico suspeitas ou irrelevantes, especialmente as que contenham anexos ou ligações.
Além disso, utilize versões do Microsoft Office lançadas depois de 2010. Os programas maliciosos também proliferam através de canais de descarregamento não confiáveis (por exemplo, sites de alojamento de ficheiros não oficiais e gratuitos, redes de partilha Peer-to-Peer e outros descarregadores de terceiros), ferramentas ilegais de ativação de software ("cracking") e actualizadores falsos.
Por conseguinte, descarregue apenas de fontes oficiais/verificadas e active e actualize o software com ferramentas/funções fornecidas por programadores legítimos.
Para garantir a integridade do dispositivo e a privacidade do utilizador, instale e mantenha atualizado um pacote antivírus/anti-spyware de boa reputação. Além disso, utilize estes programas para efetuar verificações regulares do sistema e para remover ameaças detectadas/potenciais.
Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
E-mail de malware usado para distribuir o Javali:
Texto deste correio eletrónico:
Assunto: NF-e - Segue Nota Fiscal Eletronica - Protocolo: 853183
Envio Automático de
Nota Fiscal Eletrônica - NFeVocê está recebendo em anexo o arquivo XML referente a uma Nota Fiscal Eletrônica.
Exibir detalhes da NF-e
Esse é um e-mail automático. Não é necessário respondê-lo.
Em caso de dúvidas, entre em contacto diretamente com o Emitente da NFe.
Mais um e-mail de spam a espalhar o malware Javali (Ousaban):
Texto apresentado no interior:
Assunto: Retirada Obrigatoria baixe seu codigo.
INFORMATIVO CORREIOS
Atenção foram realizadas 3 tentativas frustradas de entrega no seu endereço.OCORRÊNCIA: Ausência de destinatário.
STATUS: Aguardando retirada.No link abaixo desta a notificação estamos encaminhando o formulário de autorização de retirada de objeto devolvido que deve ser impresso, e apresentado obrigatóriamente na Agência dos Correios ou franqueada dos Correios mais próxima.
Lembramos que o prazo é de 7 dias úteis.São efetuadas 3 tentativas de entrega, sendo a primeira no mesmo dia da chegada do objeto na unidade de distribuição. A segunda e a terceira tentativa são realizadas nos dias úteis subseqüentes. Caso as 3 tentativas de entrega sejam frustradas, o objeto ficará disponível para retirada pelo prazo de 7 dias corridos, após os 7 dias o objeto será encaminhado ao seu remetente de origem.
Segue em anexo seu código de autorização de retirada.
E so baixar e gerar.Política de Privacidade - © Copyright 2019 - Correios - Central de Atendimento
Mais um exemplo de um e-mail de spam que espalha o trojan bancário Javali:
Texto apresentado dentro:
Emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
Estimado Cliente (A) Portador do CPFFoi emitida uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) referente ao seu pedido numero 82234018574, realizado em 01/02/2022 as 07:26
NF-e Nota Fiscal Eletrônica
Escolha abaixo a melhor forma de consultar sua NF-e
Visualizar em formato PDF
Visualizar em formato XML
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o Javali?
- PASSO 1. Remoção manual do malware Javali.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se desejar remover o malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando o gestor de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregar um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o registo e as localizações do sistema de ficheiros:
Reiniciar o computador no modo de segurança:
Utilizadores do Windows XP e do Windows 7: Inicie o computador no modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de arranque do computador, prima a tecla F8 no teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com ligação em rede na lista.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã Iniciar do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, selecione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", selecione Arranque avançado.
Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".
Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para iniciar no modo de segurança com rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e selecione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" mantendo premido o botão "Shift" do teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas selecione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":
Extraia o ficheiro descarregado e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Options" (Opções) na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" (Ocultar locais vazios) e "Hide Windows Entries" (Ocultar entradas do Windows). Após este procedimento, clique no ícone "Refresh" (Atualizar).
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.
Deve anotar o seu caminho e nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.
Reinicie o computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infetado com o malware Javali, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Para remover o Javali do seu computador, pode formatar o seu dispositivo de armazenamento, mas isso irá apagar todos os seus dados juntamente com o malware. Um método mais eficiente é utilizar uma ferramenta anti-malware de confiança como o Combo Cleaner, que pode identificar e remover o malware sem afetar os seus ficheiros.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
O malware pode roubar as suas informações pessoais, causar danos financeiros e conduzir ao roubo de identidade. Também pode danificar o seu sistema, dar aos hackers acesso não autorizado ao seu computador, infetar outros dispositivos e injetar mais software malicioso em computadores já comprometidos.
Qual é o objetivo do Trojan bancário Javali?
O Javali é um Trojan bancário que visa utilizadores de sites como o Bittrex e o Mercado Pago e rouba credenciais de login de navegadores e aplicações financeiras.
Como é que o Javali se infiltrou no meu computador?
O malware Javali espalha-se principalmente através de links maliciosos e anexos em e-mails enganosos. Além disso, pode ser entregue através de software pirateado, esquemas de suporte técnico, páginas web enganosas, anúncios maliciosos e canais semelhantes.
O Combo Cleaner protege-me de malware?
O Combo Cleaner consegue detetar e eliminar a maioria das infecções de malware conhecidas. No entanto, as ameaças avançadas escondem-se muitas vezes nas profundezas do sistema, por isso é essencial executar uma verificação completa do sistema para uma deteção e remoção completas.
▼ Mostrar comentários