Windows Expert Console
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Instruções de remoção de Windows Expert Console
Windows Expert Console é um programa antivírus falso criado por criminosos virtuais, que está a ser distribuído através de downloads falsos ou kits de exploração. Após a infiltração bem sucedida deste software invasor, há a modificação de entradas de registo do sistema operacional e propõe-se a iniciar automaticamente a cada inicialização do sistema. Além disso desativa o gestor de tarefas e bloqueia a execução de programas instalados. Em alguns casos, bloqueia o ambiente de trabalho todo do utilizador. Tais modificações no registo são aplicadas para tornar o processo de remoção mais complicado e também para criar um sentido de infeções por malware de alto risco e de vírus. Este programa é desenvolvido por falso criminosos virtuais que estão à espera que os utilizadores de PC desatentos confiem neste software e comprem a chave de licença para eliminar as ameaças de segurança supostamente detetadas. Os utilizadores de PC devem saber que, na realidade, nenhuma das infeções de segurança que são identificadas pelo Windows Expert Console existem realmente no computador - é uma fraude.
Este programa antivírus falso é originário de uma família de scanners de segurança maliciosos chamada FakeVimes. Os criminosos virtuais responsáveis pela criação deste golpe desenvolvem este software não autorizado para parecer como que foi criado pela Microsoft. No entanto, os utilizadores de PC devem saber que a Microsoft tem apenas um programa antivírus chamado Microsoft Security Essentials - é um software antivírus legítimo e é totalmente gratuito. Se vir o Windows Expert Console a verificar o computador por infeções de segurança pode ter certeza de que o seu PC foi infiltrado com um software antivírus falso. Ignore as mensagens de aviso de segurança falsas e não compre a chave de licença - é uma fraude.
As variantes lançadas anteriormente deste programa antivírus malicioso foram denominadas Windows Maintenance Guard e Windows Active Defender. Os criminosos virtuais que são responsáveis pela criação desses programas antivírus falsos já lançaram mais de 200 programas falsos com nomes diferentes e uma funcionalidade semelhante. Os utilizadores de PC devem entender que pagar a chave de licença do Windows Expert Console seria a mesma coisa que enviar o seu dinheiro e informações bancárias para criminosos virtuais - iria perder o seu dinheiro e o seu computador ainda estaria infetado com esta verificação de segurança falsa. Além disso revelar a informação bancária poderia equivaler a outros roubos de dinheiro. Ao lidar com este programa malicioso lembre-se que tudo isso é identificado como infecções de segurança e as verificações de segurança são apenas mostradas para assustar os utilizadores de PC a comprar a chave de licença inútil, a maneira correta de tratar este software falso é a eliminação do computador.
Algumas das mensagens de aviso de segurança falsas geradas por este programa antivírus falso:
"Atenção! Ameaça de vírus detetada: Ficheiro do Servidor FTP Infetado: C:\Windows\System32\dllcache\wmploc.dll"
"Aviso! Tentativa de roubo de identidade detetada ligação oculta IP: 58.82.12.124 Alvo: As suas senhas para sites"
"Erro atividade key-logger detetado" Informação de segurança do sistema está em risco. Recomenda-se ativar a proteção do Windows Expert Console e execute uma verificação de sistema completo.
Remoção do Windows Expert Console:
Antes de descarregar o software de remoção deste programa antivírus malicioso precisa de concluir essas etapas:
1. Aguarde até que o programa antivírus malicioso termine a verificação de segurança falsa e clique em "Configurações" (no topo da janela principal).
2. Selecione "Permitir início desprotegido"
3. Após selecionar "Permitir início desprotegido", encerre o Windows Expert Console. A notificação aparecerá "início desprotegido não seguro para os seus dados privados". Clique "OK".
4. Utilizadores do Windows 7: Clique no logótipo do Windows, em "Pesquisar programas e ficheiros" campo "Prompt de comando". Na lista aberta, clique no botão direito do rato sobre "Prompt de comando" e selecione "Executar como administrador".
Utilizadores do Windows XP: Clique em Iniciar e navegue até Menu Acessórios - Iniciar> Todos os Programas> Acessórios. Selecione Prompt de Comando.
5. Nas janelas abertas (prompt de comando) digite: guarda taskkill /IM guard* e clique Enter..
6. Depois de matar o processo do Windows Expert Console faça o descarregamento do download de anti-spyware software legítimo para remover completamente o programa antivírus falso de seu computador.
Se não pode desacrregar ou executar o removedor de spyware tente executar a correção de registo (link abaixo). Permite a execução de programas. Descarregue o ficheiro registryfix.reg, clique duas vezes nele, clique em SIM e depois em OK.
Remoção de Windows Expert Console removal em Modo de Segurança com Rede:
Passo 1
Os utilizadores do Windows XP e Windows 7: Durante o processo de início do computador pressione a tecla F8 do seu teclado várias vezes até que o menu Opções avançadas do Windows apareça, selecione o Modo de segurança com rede a partir da lista e pressione ENTER.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 em "Modo de Segurança com Rede":
O vídeo demonstra como iniciar o Windows XP em "Modo de Segurança com Rede":
Passo 2
Remover as configurações de proxy do Internet Explorer. Este antivírus malicioso adiciona um proxy às configurações de ligação de Internet do utilizador de a mostrar vários erros quando o utilizador tenta aceder à Internet. Para remover as configurações de proxy: Abra o Internet Explorer e clique no ícone da ferramenta. No menu aberto, selecione "Opções da Internet".
Na janela aberta, selecione o separador "Ligações".
No separador "Ligações", clique em "Configurações da LAN".
Se a opção "Usar um servidor proxy para a rede local" estiver marcada, desmarque-a e clique em OK..
Passo 3
Faça o descarregamento de software anti-spyware legítimo para remover completamente este programa antivírus falso do seu computador.
Passo 4
Depois de retirar este software não autorizado, deve redefinir um ficheiro Hosts. Não salte essa etapa, o Windows Expert Console modifica os ficheiros HOSTS, e vai encontrar problemas de redirecionamento no navegador se as entradas maliciosas não forem eliminadas.
O Ficheiro Hosts é utilizado para resolver alguns nomes canônicos de sites para endereços IP. Quando é modificado os utilizadores podem ser redirecionados para sites maliciosos e ainda ver um bom URL na barra de endereços. Para corrigir isso, faça o download da ferramenta Microsoft Fix It, que restaura o ficheiro hosts para o padrão do Windows. Execute essa ferramenta quando estiver descarregada e siga as instruções no ecrã. Descarregue no link abaixo indicado:
Depois de completar todos estes passos, o seu computador deve ficar livre de infecções.
Resumo:
Os falsos programas antivírus (também conhecidos como "programas antivírus fraudulentos" ou "scareware") são aplicações que tentam atrair os utilizadores de computador a pagar pelas suas versões inexistente completas para remover as infeções de segurança supostamente detetadas (embora o computador esteja realmente limpo). Estes programas falsos são criados por criminosos virtuais que os desenham para parecerem software antivírus legítimos. Frequentemente, estes programas antivírus fraudulentos, infiltram-se no computador do utilizador através de janelas pop-up ou alertas que aparecem quando os utilizadores navegam na Internet. Essas mensagens fraudulentos enganam os utilizadores a descarregar um programa antivírus fraudulentos nos seus computadores. Outras táticas conhecidas usadas para espalhar scareware incluem kits de exploração, mensagens de e-mail infetadas, redes de publicidade on-line, descarregamentos drive-by ou mesmo direcionamento de chamadas para o utilizador oferecendo suporte gratuito.
Um computador que está infetado com um falso programa antivírus também pode ter outro malware instalado nele, como programas antivírus desonestos frequentemente são agregados com Trojans e kits de exploração. Digno de nota é que o malware adicional que se infiltra no sistema operacional do utilizador permanece no computador da vítima, independentemente se é feito um pagamento para uma versão completa inexistente de um falso programa antivírus. Aqui estão alguns exemplos mensagens de aviso de segurança falsas que são usados na distribuição windows expert console (anti-vírus falso):
Os utilizadores de computador que estão lidam com um software de segurança fraudulento não deveriam comprar a versão completa. Ao pagar por uma chave de licença de um programa antivírus falso, os utilizadores enviariam o seu dinheiro e informações bancárias para criminosos virtuais. Os utilizadores que já inseriram o seu número de cartão de crédito (ou outras informações confidenciais) quando perguntados por tal software falso, devem informar a sua empresa de cartão de crédito que foram enganados numa compra de software de segurança fraudulento. Screenshot de uma página web usada para atrair os utilizadores de computador a pagar por uma versão completa inexistente de windows expert console (anti-vírus falso) e outros programas antivírus desonestos:
Para proteger o seu computador contra windows expert console (anti-vírus falso) e outros utilizadores de programas antivírus desonestos deve:
- Manter o seu sistema operacional atualizado e todos os programas instalados.
- Usar programas antivírus e anti-spyware legítimos.
- Ter cuidado ao clicar nos links em sites de redes sociais e mensagens de e-mail.
- Não confiar em mensagens pop-up on-line, que afirmam que o seu computador está infetado e oferecem o descarregamento de software de segurança.
Sintomas que indicam que o seu sistema operacional está infetado com um programa antivírus falso:
- Mensagens pop-up de aviso de segurança intrusivas.
- Alertas a pedir para atualizar para uma versão paga de um programa para remover o malware supostamente detetado.
- Diminuir o desempenho do computador.
- Atualizações do Windows desativadas.
- Gestor de Tarefas Bloqueado.
- Navegadores de Internet bloqueados ou incapacidade para visitar sites de fornecedores de antivírus legítimos.
Se tiver informações adicionais sobre windows expert console (anti-vírus falso) ou de remoção por favor partilhe o seu conhecimento nos comentários da seção abaixo.
Fonte: https://www.pcrisk.com/removal-guides/7448-windows-expert-console
▼ Mostrar comentários