FacebookTwitterLinkedIn

O Safari não consegue estabelecer uma ligação segura - Como repará-la?

Como reparar o Safari quando não consegue estabelecer uma ligação segura com o servidor?

Depois de navegar na Internet por algum tempo, o navegador Safari pode parar de carregar alguns sites. Recebemos muitos relatórios de utilizadores de Mac a informar que encontraram a mensagem de erro "não foi possível estabelecer uma ligação segura" ao usar os navegadores de Internet Safari e Chrome.

introdução2

Limpar dados de navegação, cache, permissões e redefinir configurações de rede geralmente resolve vários problemas relacionados ao navegador, mas estes métodos não eliminam a mensagem de erro em si.

Para utilizadores comuns e utilizadores de Mac experientes, este problema pode ser frustrante, mas felizmente, depois de analisar os relatórios e sugestões dos utilizadores, temos uma série de soluções. Note que pode haver várias causas para essa mensagem de erro. A maneira mais fácil de encontrar uma solução é tentar todos os métodos mencionados neste separador - devem eliminar a mensagem de erro "não foi possível estabelecer uma ligação segura".

O vídeo demonstra como resolver o problema do Safari não pode estabelecer uma ligação segura com o servidor

Tabela de Conteúdos:

Gerir as suas configurações DNS

As entradas do servidor DNS podem causar este problema. O Google sugere que use as suas 'entradas abertas' para garantir que a sua ligação seja segura.

1. Para gerir as configurações de DNS, abra Preferências do Sistema e escolha Rede.
2. Clique no botão Avançadas e selecione o separador DNS.
3. Remova todas entradas existentes selecionando-as e clicar no botão de Subtrair.
4. Em seguida, clique no botão Adicionar e digite os números 8.8.8.8.
5. Repita o processo e digite os números 8.8.4.4.
6. Reinicie o navegador e verifique se o problema foi resolvido.

alterar-dns

[Voltar ao menu]

Encriptação fraca do site

A Apple melhorou a proteção dos seus produtos e, como resultado, bloqueia sites que contêm encriptação fraca (sites que não aplicam certificados de segurança que aprovam a encriptação de uma página da web). Além disso, o Safari pode bloquear um servidor se detectar que a rota de ligação é feita através de qualquer servidor proxy.

Se o seu problema for causado por um problema de certificados ausentes ou incorretos, siga os passos abaixo:

1. Abra o site através de outro navegador, como Mozilla Firefox ou Google Chrome. Muitas vezes, o Facebook e o Twitter são interpretados como ameaças.
2. Assim que o navegador alternativo carregar o site, verá um pequeno cadeado verde ao lado do endereço URL. Clique no cadeado.
3. Na nova janela pop-up, clique no botão Mais informações.
4. Na nova janela, selecione o separador Segurança, que é a última opção na parte inferior.
5. No separador Segurança, clique no botão Mostrar certificado e mude o separador para Detalhes, que está na parte superior da nova janela pop-up.

certificado-info

6. Na janela, encontrará todas informações necessárias, incluindo o cargo da empresa que fornece o certificado. O próximo passo é executar o Keychain no Mac.
7. Abra o Keychain na pesquisa do Spotlight. Também pode ir para a pasta Utilitários, que está nas aplicações através do Finder. Aqui, encontrará a aplicação Keychain.

seleccionar-certificado-mac

8. Depois da aplicação ser iniciada, selecione Raízes do Sistema para ver uma lista de todos os certificados.
9. Procure aquele que está a ser bloqueado pelo Safari, clique duas vezes, expanda a opção Confiar e selecione Padrões do sistema.

Alterar essa opção geralmente resolve os problemas de certificado causados ​​por um servidor de email bloqueado. Isso também evita que outros sites tentem usar este servidor específico.

confiança-certificado

[Voltar ao menu]

Ajustar o recurso Antivirus Web Shield

O software antivírus é desenvolvido para proteger nossos computadores e conteúdo de todas ameaças possíveis. Por ser um processo automático, pequenos erros e incompatibilidades podem ser sinalizados como suspeitos. Os desenvolvedores incluem um recurso denominado Web Shield que bloqueia sites suspeitos sem indicar o que causou o conteúdo bloqueado. Portanto, os utilizadores muitas vezes ficam frustrados com problemas desconhecidos.

Se os métodos listados acima não resolverem o problema, verifique o seu software antivírus. Se houver um recurso Web Shield ativado, tente desabilitá-lo e reiniciar o Safari. Verifique se o problema foi resolvido. O método para desativar o recurso Web Shield dependerá do software que está a usar.

[Voltar ao menu]

Tentar desactivar IPv6

Além disso, se nenhum dos passos acima resolver o problema, há uma opção final a ser tentada. Se possível, tente usar outra rede Wi-Fi e verifique se consegue visitar as mesmas páginas sem quaisquer restrições.

1. Se todos os sites forem carregados corretamente, tente desativar o IPv6 no roteador (se houver essa opção).
2. Em seguida, abra as Preferências do Sistema Mac e escolha Rede.
3. Selecione a sua rede e clique em Avançadas.
4. Selecione o separador TCP/IP. 5.
5. No menu suspenso ao lado de Configurar IPv6, selecione Manualmente.

Caso o Safari não consiga estabelecer uma ligação segura, isso deve resolver o problema.

ipv6-desactivar-mac

[Início da Página]

▼ Mostrar comentários

Sobre a autora:

Karolina Peistariene

Autora dos guias práticos para utilizadores de Mac. Responsável por recolher, analisar e apresentar artigos de solução de problemas relacionados aos problemas do macOS. Anos de experiência em macOS combinados com sólidas capacidades de pesquisa e análise ajudam Karolina a fornecer aos leitores soluções úteis e práticas, além de apresentar vários recursos que o Mac tem a oferecer. Contacte Karolina Peistariene.

Os nossos guias são gratuitos. No entanto, se nos quiser apoiar, pode enviar-nos uma doação.

Sobre nós

O PCrisk é um portal de cibersegurança, que informa os utilizadores da Internet sobre as últimas ameaças digitais. O nosso conteúdo é fornecido por especialistas em segurança e investigadores profissionais de malware. Leia mais sobre nós.

Leia este artigo noutras línguas
Remoção de Víirus e programas maliciosos

Esta página fornece informações sobre como evitar infeções por malware ou vírus.

Remoção de Víirus