Cópia de segurança e recuperação de ficheiros
Soluções de cópia de segurança de dados:
A melhor maneira de evitar danos causados por infecções ransomware é manter cópias de segurança regulares atualizadas. A melhor maneira de evitar danos causados por infecções ransomware é manter cópia de segurança regulares atualizadas. Existem muitas soluções de cópia de segurança de dados disponíveis, incluindo software, hardware, e na nuvem. Hoje em dia, três das soluções de cópia de segurança em nuvem mais populares são OneDrive (5GB de armazenamento gratuito), Dropbox (2 GB de armazenamento gratuito) e Google Drive (15GB de armazenamento gratuito).
Fatos rápidos sobre OneDrive:
Onedrive é criado pela Microsoft. Este serviço de nuvem oferece 5GB de armazenamento gratuito. Os utilizadores de computadores que têm os sistemas Windows 8 ou Windows 10 operacionais têm OneDrive embutido no seu sistema operacional. Onedrive está intimamente integrado com aplicações Microsoft Office (incluindo Word, Excel, etc.) utilizadores do Windows podem aceder OneDrive através explorador de ficheiros e também está disponível para Android, iOS, Windows Phone, e os utilizadores do Xbox.
Como recuperar os ficheiros comprometidos por ransomware usando OneDrive?
Os utilizadores Onedrive podem restaurar os seus ficheiros a partir deste serviço de cópia de segurança em nuvem, acedendo o File Explorer e navegando para OneDrive. Se o ransomware tem ficheiros sobrescritos presentes no OneDrive, há uma facilidade para verificar se as versões anteriores desses ficheiros estavam disponíveis. Se assim for, os utilizadores podem selecionar a versão dos ficheiros guardados antes do compromisso pela infecção ransomware. Os utilizadores de conta de negócios pode usar estas instruções para verificar as versões anteriores dos seus ficheiros sincronizados. Para verificar se há versões anteriores, clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro que deseja restaurar e escolha "Restaurar versões anteriores":
Fatos rápidos sobre Dropbox:
Dropbox é uma solução de armazenamento 'simples de configurar' em nuvem disponível para Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Kindle, e os utilizadores de Blackberry. Este serviço de nuvem oferece 2GB de armazenamento gratuito. Através deste serviço, os utilizadores podem armazenar vários tipos de ficheiros e sincronizá-los em todos os dispositivos. O Dropbox não limita o tamanho dos ficheiros enviados. Os utilizadores do Windows podem aceder a unidade Dropbox através do explorador de ficheiros.
Como recuperar os ficheiros comprometidos por ransomware usando OneDrive?
Os utilizadores do Dropbox tem a opção de visualizar versões anteriores de ficheiros. No caso de infecção ransomware, isso é conseguido, registando-se a conta Dropbox e verifique se uma cópia de segurança dos dados comprometida está disponível. Para ficheiros encriptados sincronizados para a conta Dropbox, clique no botão direito sobre o ficheiro que deseja restaurar e selecione "versões anteriores". Se disponível, selecione a versão do ficheiro que foi guardado antes da infecção ransomware - o que irá restaurar o ficheiro para um estado limpo. Para verificar se há versões anteriores, clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro que deseja restaurar e escolha "Restaurar versões anteriores":
Fatos rápidos sobre o Google Drive:
Google Drive é uma solução abrangente de armazenamento em nuvem, que inclui um processador de texto, apresentação builder e aplicação de folha de excel. Este armazenamento em nuvem também fornece armazenamento gratuito adicional (15 GB), em comparação com Dropbox e OneDrive. Se tem uma conta Google, pode aceder ao Google Drive, navegando para drive.google.com - sem necessidade de inscrições adicionais. Esta solução de armazenamento em nuvem tem aplicações para utilizadores Windows, Mac, Android e iOS.
Como recuperar os ficheiros comprometidos por ransomware usando Google Drive?
Google Drive oferece uma opção para exibir versões anteriores dos seus ficheiros armazenados. As vítimas de ransomware devem fazer o login na sua conta do Google Drive e verificar se uma cópia de segurança dos seus ficheiros importantes está presente. Para ficheiros encriptados sincronizados para a conta Dropbox, clique no botão direito sobre o ficheiro que deseja restaurar e selecione "versões anteriores". - selecionando a versão anterior do ficheiro infectado deve restaurar os dados para um estado utilizável.
Ficheiro de software de recuperação:
As aplicações de recuperação de dados são projetados para recuperar ficheiros que foram apagados acidentalmente, danificados ou formatados. Embora este tipo de software não seja projetado especificamente para ajudar as vítimas de ransomware, em alguns casos, estas aplicações podem ser usados para recuperar ficheiros que foram encriptados anteriormente por infecções ransomware. Isso pode não funcionar em todos os casos (os criminosos responsáveis pelo desenvolvimento de ransomware estão cientes da existência de software de recuperação de dados), no entanto, é certamente vale a pena uma tentativa. Foram selecionados três aplicações de recuperação de dados que podem ser usados quando se lida com infecções ransomware: Recuva, EaseUS Data Recovery Wizard, e R-Studio.
Recuva - Desenvolvido pela Piriform (desenvolvedores da aplicação popular de limpeza de disco, 'CCleaner'), Recuva é uma ferramenta poderosa capaz de imagens em recuperação, música, vídeos e outros ficheiros perdidos devido a remoção não intencional, danos no disco, ou outras circunstâncias infelizes. Descarregue Recuva AQUI.
EaseUS Data Recovery Wizard - capaz de recuperar dados de vários meios de comunicação/locais (discos rígidos, drives USB, cartões de memória, leitores de música, etc) pode ser usado para recuperar ficheiros perdidos devido ao apagamento, formatação, perda de partição, ataque de vírus, sistema de acidente, etc. Descarregue o Assistente de Recuperação de dados EaseUS AQUI.
R-Studio - usa a recuperação de ficheiro raw para sistemas de ficheiros fortemente danificados ou desconhecidos. Pode ser usado para restaurar ficheiros em discos locais ou de rede e recuperar ficheiros perdidos devido ao ataque do vírus, falha de energia, danos no disco rígido, etc. Descarregue R-Studio AQUI.