Como remover o Bird Miner do sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de malware é Bird Miner?
O Bird Miner é um software malicioso que utiliza recursos informáticos para extrair moeda cripto através da emulação. A investigação demonstra que gere dois mineradores e, por conseguinte, consome vastos recursos. Os criminosos cibernéticos distribuem o Bird Miner utilizando um instalador para uma versão 'cracked' (pirata) do software ValhallaVintageVerb.
Mais sobre Bird Miner
O Bird Miner é um minerador de moedas cripto semelhantes ao Bird Miner. Quando instalado, começa a utilizar recursos informáticos (por exemplo, CPU, GPU) para extrair moedas cripto.
Este tipo de software consegue isto através da resolução de problemas matemáticos. Pode extrair a moeda cripto mais rapidamente em computadores com hardware mais poderoso, e assim gerar mais rendimentos para os criminosos cibernéticos responsáveis.
Normalmente, os computadores que têm mineradores de moeda cripto instalados e a funcionar nos mesmos começam a funcionar mais lentamente ou mesmo ao nível em que praticamente não podem executar quaisquer outras tarefas. Portanto, o sistema operacional pode começar a falhar ou parar de responder, o que pode resultar em perda de dados não guardados, paragens inesperadas, sobreaquecimento de hardware, etc.
De notar que o elevado uso de hardware informático causado pelos mineradores de moedas cripto causa um maior consumo de electricidade e, consequentemente, contas de electricidade mais elevadas.
A investigação demonstra que este minerador em particular foi concebido para não correr no sistema operativo (não para minerar moedas cripto) quando o Activity Monitor é lançado - isto é, para que os utilizadores não reparem nos seus processos que executam o software malicioso e utilizam recursos informáticos para minerar moedas cripto através da emulação.
A investigação demonstra que opera dois mineradores e, portanto, consome recursos significativos.
Nome | Malware cripto Bird Miner |
Tipo de Ameaça | Malware cripto |
Nomes de Detecção | AegisLab (Trojan.OSX.BirdMiner.4!c), BitDefender (Trojan.MAC.Generic.6329), Kaspersky (HEUR:Trojan.OSX.BirdMiner.a), Microsoft (Trojan:Win32/Casdet!rfn), Lista Completa (VirusTotal). |
Sintomas | Os mineradores de moedas cripto são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem em silêncio, pelo que nenhum sintoma em particular é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Instaladores para software pirateado, anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social. |
Danos | Contas de electricidade mais altas, sobreaquecimento de hardware, falhas no sistema, perda de dados, diminuição do desempenho do computador. |
Remoção do Malware (Mac) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu Mac com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Conclusão
Outro exemplo de um minerador de moedas cripto concebido para funcionar em computadores Mac é LoudMiner. Geralmente, os utilizadores instalam o malware de mineração inadvertidamente - os criminosos cibernéticos utilizam vários métodos para enganar as pessoas na instalação deste tipo de software nos seus computadores. Os métodos mais comummente utilizados para distribuir este e outros tipos de malware são descritos abaixo.
Como é que o malware foi instalado no meu computador?
O Bird Miner é distribuído através de um instalador concebido para instalar uma versão pirata/craqueada do programa ValhallaVintageVerb. É possível que este minerador também seja distribuído através de instaladores que supostamente instalam outro software (por exemplo, a versão pirata do Ableton Live 10).
Outras formas comuns de distribuir malware são através de campanhas de malspam, Trojans, ferramentas de actualização de software de terceiros (falso) e ficheiros não fidedignos, e fontes de descarregamento de software. Os utilizadores infectam computadores através de campanhas de malspam (emails) quando executam anexos ou ficheiros maliciosos que descarregaram através de ligações em emails recebidos de criminosos cibernéticos.
Na maioria dos casos, os criminosos cibernéticos enviam emails que têm um documento malicioso do Microsoft Office, documento PDF, ficheiro de arquivo como ZIP, RAR, ficheiro JavaScript ou ficheiro executável (.exe) anexado aos mesmos. Um Trojan é um tipo de malware que pode causar infecções em cadeia.
Uma vez instalado, instala outro malware. As ferramentas de actualização de software falso infectam os sistemas instalando malware em vez de actualizações/ correcções para o software instalado, ou explorando bugs/falhas de software desactualizado.
Exemplos de fontes não fidedignas de descarregamento de ficheiros/software utilizadas para proliferar malware são redes peer-to-Peer (por exemplo, clientes de torrent, eMule), sites de descarregamento gratuitos, sites de alojamento gratuito de ficheiros, descarregadores de terceiros, e páginas não oficiais. O software malicioso pode ser distribuído através deles, disfarçando os ficheiros maliciosos como legítimos.
Os programas fraudulentos são instalados quando os utilizadores descarregam e abrem os ficheiros maliciosos.
Como evitar a instalação de malware?
Os programas instalados devem ser activados e actualizados com ferramentas ou funções implementadas que são fornecidas pelos programadores oficiais. Não devem ser utilizadas outras ferramentas não-oficiais de terceiros. Note que é ilegal ativar software licenciado com ferramentas de 'cracking'
Os ficheiros e programas devem ser descarregues a partir de sites oficiais e através de ligações directas de descarregamento. Evite instaladores de terceiros e as ferramentas/fontes mencionadas acima. Não abrir ligações ou ficheiros de sites web em emails irrelevantes que sejam recebidos de endereços desconhecidos e suspeitos.
Estes falsos emails são frequentemente disfarçados de oficiais e importantes. Verifique regularmente o seu computador com software antivírus ou anti-spyware respeitável e actualizado. Se o seu computador já estiver infectado com APIs, recomendamos que execute uma análise com Combo Cleaner para os eliminar automaticamente.
Screenshot do conteúdo do ficheiro .dmg, que supostamente contém o instalador para ValhallaVintageVerb:
Screenshot do instalador para versão pirata do ValhallaVintageVerb, que foi concebido para instalar o Bird Miner:
Remoção automática instantânea do malware Mac:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware Mac. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner para Mac
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias de teste grátis limitado disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é Bird Miner?
- PASSO 1. Remova as APIs relacionadas do OSX.
- PASSO 2. Remova as extensões maliciosas do Safari.
- PASSO 3. Remova os add-ons fraudulentos do Google Chrome.
- PASSO 4. Remova os plug-ins indesejados do Mozilla Firefox.
O vídeo demonstra como remover adware e sequestradores de navegador de um computador Mac:
Remoção das aplicações potencialmente indesejadas:
Remova as aplicações potencialmente indesejadas da pasta "Aplicações":
Clique no ícone Finder. Na janela do Finder, seleccione "Aplicações". Na pasta aplicações, procure por "MPlayerX", "NicePlayer", ou outras aplicações suspeitas e arraste-as para a Reciclagem. Após remover a(s) aplicação(s) potencialmente indesejada(s) que causam anúncios online, verifique o seu por Mac qualquer componente indesejado restante.
Remova os ficheiros e pastas relacionados a malware cripto bird miner:
Clique no ícone do Finder, no menu de barras. Escolha Ir, e clique em Ir para Pasta...
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchAgents:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique para adware gerado por ficheiros na pasta /Library/Application Support:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/Application Support
Na pasta "Application Support", procure qualquer pasta suspeita recém-adicionada. Por exemplo, "MPlayerX" ou tese "NicePlayer" e mova as pastas para a Reciclagem.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta ~/Library/LaunchAgents:
Na barra Ir para Pasta, escreva: ~/Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchDaemons:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchDaemons
Na pasta "LaunchDaemons", procure qualquer ficheiro suspeito recém-adicionado. Por exemplo “com.aoudad.net-preferences.plist”, “com.myppes.net-preferences.plist”, "com.kuklorest.net-preferences.plist”, “com.avickUpd.plist”, etc., e mova-os para a Reciclagem.
Verifique o seu Mac com o Combo Cleaner:
Se seguiu todas as etapas na ordem correta, o Mac deve estar livre de infecções. Para ter certeza de que seu sistema não está infectado, execute uma verificação com o Combo Cleaner Antivirus. Descarregue-o AQUI. Depois de descarregar o ficheiro, clique duas vezes no instalador combocleaner.dmg, na janela aberta, arraste e solte o ícone Combo Cleaner no topo do ícone Applications. Agora abra a sua barra de lançamento e clique no ícone Combo Cleaner. Aguarde até que o Combo Cleaner atualize seu banco de dados de definições de vírus e clique no botão "Start Combo Scan".
O Combo Cleaner irá analisar o seu Mac em pesquisa de infecções por malware. Se a verificação antivírus exibir "nenhuma ameaça encontrada", isso significa que pode continuar com o guia de remoção, caso contrário, é recomendável remover todas as infecções encontradas antes de continuar.
Depois de remover os ficheiros e pastas gerados pelo adware, continue a remover extensões fraudulentas dos seus navegadores de Internet.
Remoção do malware cripto bird miner dos navegadores de Internet:
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Remova malware cripto bird miner as extensões relacionada ao Safari:
Abra o navegador Safari, a partir do menu de barra, selecione "Safari" e clique em "Preferências ...".
Na janela de preferências, selecione "Extensões" e procure por qualquer extensão suspeita recém-instalada. Quando localizada clique no botão "Desinstalar" ao lado dela/delas. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Safari - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
- Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Safari.
Remova os plugins fraudulentos do Mozilla Firefox:
Remova malware cripto bird miner add-ons relacionados ao Mozilla Firefox:
Abra o navegador Mozilla Firefox. No canto superior direito do ecrã, clique no botão "Abrir Menu" (três linhas horizontais). No menu aberto, escolha "Add-ons".
Escolha o separador "Extensões" e procure os complementos suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Desinstalar" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Mozilla Firefox - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Mozilla Firefox.
Remova as extensões fraudulentas do Google Chrome:
Remova malware cripto bird miner add-ons relacionados ao Google Chrome:
Abra o Google Chrome e clique no botão "menu Chrome" (três linhas horizontais), localizado no canto superior direito da janela do navegador. A partir do menu flutuante, escolha "Mais Ferramentas" e selecione "Extensões".
Escolha a janela "Extensões" e procure os add-ons suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Reciclagem" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Google Chrome - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Google Chrome.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com o malware Bird Miner, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Não, o Bird Miner pode ser removido utilizando um software antivírus de renome.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
Roubo de dados e fraude financeira, danos e falhas no sistema, encriptação de dados, infecções adicionais, roubo de identidade, violações da privacidade, e muito mais. Depende do tipo de malware.
Qual é o objetivo de Bird Miner?
O objectivo do malware Bird Miner é extrair moedas cripto usando o poder de processamento do computador infectado sem o conhecimento ou consentimento do proprietário. Este tipo de malware pode gerar lucros para o invasor, utilizando os recursos informáticos da vítima para extrair moedas cripto, que pode depois ser vendida no mercado por dinheiro real.
Como é que o Bird Miner se infiltrou no meu computador?
O malware Bird Miner é distribuído utilizando um instalador que se destina a instalar uma versão rachada/pirateada do programa ValhallaVintageVerb. Adicionalmente, o Bird Miner pode ser distribuído através de instaladores que afirmam instalar outro software, tal como uma versão pirateada do Ableton Live 10.
O Combo Cleaner vai proteger-me contra o malware?
O Combo Cleaner tem a capacidade de detectar e remover quase todas as infecções malware conhecidas. Contudo, é importante notar que o malware avançado muitas vezes oculta-se profundamente no sistema. Como resultado, a realização de uma análise completa do sistema é essencial para assegurar a detecção e remoção completas.
▼ Mostrar comentários