Como remover o MacStealer do sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de malware é o MacStealer?
MacStealer é um tipo de software de roubo de informação que pode obter credenciais de login, cookies, e documentos a partir de um navegador web da vítima. Tem como alvo versões MacOS a partir da Catalina, e pode infectar computadores que utilizam CPU Intel M1 e M2. O MacStealer está à venda por $100 num fórum pirata.
O adware MacStealer em pormenor
MacStealer pode recuperar vários ficheiros de sistemas comprometidos, incluindo .bmp, .csv, .db, .doc, .docx, .jpg, .mp3, .pdf, .png, .ppt, .pptx, .py, .rar, .txt, .xls, .xlsx, e .zip. Além disso, pode extrair informações de login, cookies e detalhes de cartões de crédito dos navegadores Firefox, Google Chrome e Brave, bem como aceder à base de dados KeyChain.
Após reunir os dados roubados, MacStealer comprime-os num ficheiro ZIP e utiliza um pedido Python User-Agent para os enviar para o servidor de comando e controlo (C2) através de um pedido POST. Para cobrir os seus rastros, MacStealer elimina o ficheiro ZIP e os dados do sistema da vítima durante uma operação de limpeza.
Ao mesmo tempo, o software envia algumas das informações extraídas para os canais de Telegram designados. Assim que o servidor C2 recebe o ficheiro ZIP, partilha-o com o bot pessoal do agente de ameaça Telegram.
Ao utilizar MacStealer, os criminosos cibernéticos podem aceder a informação sensível e utilizá-la para roubo de identidade e fraude, extorquir dinheiro às vítimas, sequestrar contas pessoais, e muito mais. Além disso, os agentes de ameaças podem utilizar MacStealer para recolher informações sensíveis ou embaraçosas sobre uma vítima e depois ameaçar libertá-la, a menos que seja pago um resgate.
Adicionalmente, os invasores podem vender os dados roubados obtidos através do MacStealer em mercados subterrâneos ou fóruns obscuros na Internet, onde outros criminosos cibernéticos podem comprá-los para outras actividades maliciosas.
Nome | ladrão MacStealer |
Tipo de Ameaça | Malware do Mac, vírus do Mac |
Nomes de Detecção (instalador) | ESET-NOD32 (OSX/PSW.Agent.F), Google (Detected), Ikarus (Trojan-Spy.MacOS.Agent), Kaspersky (UDS:DangerousObject.Multi.Generic), Lista Completa (VirusTotal) |
Nomes de Detecção (Ladrão) | Avast (MacOS:Agent-XQ [Trj]), Combo Cleaner (Trojan.MAC.Generic.111785), ESET-NOD32 (OSX/PSW.Agent.D), Kaspersky (HEUR:Trojan-PSW.OSX.HashBreaker.b), Lista Completa (VirusTotal) |
Sintomas | O seu Mac torna-se mais lento que o normal. |
Métodos de Distribuição | Anúncios pop-up fraudulentos, instaladores de software gratuitos (agregação), descarregamentos de ficheiros torrent. |
Danos | Rastreio do navegador da Internet (potenciais problemas de privacidade), perda de informação privada. |
Remoção do Malware (Mac) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu Mac com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Mais sobre adware
Em suma, o MacStealer é um malware perigoso que representa uma ameaça significativa para os utilizadores de Mac. Os criminosos cibernéticos podem usar mal o MacStealer de várias formas para atingir os seus objectivos, tais como roubo de identidade, chantagem, venda de dados roubados, e muito mais. Assim, este malware deve ser eliminado dos sistemas infectados o mais rapidamente possível.
Mais exemplos de malware direcionado a utilizadores de Mac são GIMMICK, DazzleSpy, e SysJoker.
Como é que MacStealer foi instalado no meu computador?
Um actor malicioso emprega um ficheiro .DMG para distribuir o malware MacStealr. Quando um utilizador executa o ficheiro, aparece um pedido de palavra-passe falsa para recolher as palavras-passe usando a linha de comando dada. Ao introduzir a informação de login, o malware captura os dados e guarda-os num directório de sistema pré-determinado.
O ficheiro .DMG que contém o malware MacStealer pode ser distribuído através de vários métodos. O ficheiro pode ser carregado para um site malicioso, e os utilizadores podem ser enganados a descarregá-lo, clicando numa ligação ou botão que pareça ser legítimo.
O ficheiro .DMG pode ser anexado a um email de phishing que está disfarçado de email legítimo de uma fonte fidedigna, tal como um banco, uma plataforma de comunicação social, ou uma empresa de navegação. O ficheiro também pode ser carregado para uma rede P2P, como BitTorrent, e distribuído a utilizadores insuspeitos que o descarreguem.
Os criminosos cibernéticos também podem usar tácticas de engenharia social, tais como fraudes nas redes sociais ou actualizações falsas de software, para convencer os utilizadores a descarregar e executar o ficheiro malicioso .DMG.
Como evitar a instalação de aplicações indesejadas?
Descarregue ficheiros de fontes fidedignas, tais como sites oficiais ou lojas de aplicações. Evite descarregar ficheiros de fontes desconhecidas ou não fidedignas. Mantenha o software actualizado. Instale uma solução antivírus respeitável e mantenha-a actualizada. Evite visitar sites suspeitos ou não fidedignos, e tenha cuidado com os anúncios pop-up ou banners que aparecem nos sites.
Desconfie de emails e mensagens não solicitadas que lhe solicitem que clique numa ligação ou descarregue um ficheiro. Verifique sempre a legitimidade do remetente e o conteúdo da mensagem antes de clicar em qualquer ligação ou descarregar qualquer ficheiro. Se o seu computador já estiver infectado com MacStealer, recomendamos que execute uma análise com Combo Cleaner para eliminar automaticamente este adware.
Pedido de palavra-passe falsa que rouba palavras-passe:
Fórum pirata utilizado para promover o MacStealer (fonte: uptycs[.]com):
Remoção automática instantânea do malware Mac:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware Mac. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner para Mac
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias de teste grátis limitado disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é MacStealer?
- PASSO 1. Remova os ficheiros e pastas relacionados a MacStealer do OSX.
- PASSO 2. Remova os anúncios MacStealer do Safari.
- PASSO 3. Remova o adware MacStealer do Google Chrome.
- PASSO 4. Remova os anúncios MacStealer do Mozilla Firefox.
O vídeo demonstra como remover adware e sequestradores de navegador de um computador Mac:
Remoção do adware MacStealer :
Remova as aplicações potencialmente indesejadas relacionadas a MacStealer da sua pasta "Aplicações":
Clique no ícone Finder. Na janela do Finder, seleccione "Aplicações". Na pasta aplicações, procure por "MPlayerX","NicePlayer", ou outras aplicações suspeitas e arraste-as para a Reciclagem. Após remover a(s) aplicação(s) potencialmente indesejada(s) que causam anúncios online, verifique o seu por Mac qualquer componente indesejado restante.
Remova os ficheiros e pastas relacionados a ladrão macstealer:
Clique no ícone do Finder, no menu de barras. Escolha Ir, e clique em Ir para Pasta...
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchAgents:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique para adware gerado por ficheiros na pasta /Library/Application Support:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/Application Support
Na pasta "Application Support", procure qualquer pasta suspeita recém-adicionada. Por exemplo, "MPlayerX" ou tese "NicePlayer" e mova as pastas para a Reciclagem.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta ~/Library/LaunchAgents:
Na barra Ir para Pasta, escreva: ~/Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchDaemons:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchDaemons
Na pasta "LaunchDaemons", procure qualquer ficheiro suspeito recém-adicionado. Por exemplo “com.aoudad.net-preferences.plist”, “com.myppes.net-preferences.plist”, "com.kuklorest.net-preferences.plist”, “com.avickUpd.plist”, etc., e mova-os para a Reciclagem.
Verifique o seu Mac com o Combo Cleaner:
Se seguiu todas as etapas na ordem correta, o Mac deve estar livre de infecções. Para ter certeza de que seu sistema não está infectado, execute uma verificação com o Combo Cleaner Antivirus. Descarregue-o AQUI. Depois de descarregar o ficheiro, clique duas vezes no instalador combocleaner.dmg, na janela aberta, arraste e solte o ícone Combo Cleaner no topo do ícone Applications. Agora abra a sua barra de lançamento e clique no ícone Combo Cleaner. Aguarde até que o Combo Cleaner atualize seu banco de dados de definições de vírus e clique no botão "Start Combo Scan".
O Combo Cleaner irá analisar o seu Mac em pesquisa de infecções por malware. Se a verificação antivírus exibir "nenhuma ameaça encontrada", isso significa que pode continuar com o guia de remoção, caso contrário, é recomendável remover todas as infecções encontradas antes de continuar.
Depois de remover os ficheiros e pastas gerados pelo adware, continue a remover extensões fraudulentas dos seus navegadores de Internet.
Remoção do ladrão macstealer dos navegadores de Internet:
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Remova ladrão macstealer as extensões relacionada ao Safari:
Abra o navegador Safari, a partir do menu de barra, selecione "Safari" e clique em "Preferências ...".
Na janela de preferências, selecione "Extensões" e procure por qualquer extensão suspeita recém-instalada. Quando localizada clique no botão "Desinstalar" ao lado dela/delas. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Safari - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
- Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Safari.
Remova os plugins fraudulentos do Mozilla Firefox:
Remova ladrão macstealer add-ons relacionados ao Mozilla Firefox:
Abra o navegador Mozilla Firefox. No canto superior direito do ecrã, clique no botão "Abrir Menu" (três linhas horizontais). No menu aberto, escolha "Add-ons".
Escolha o separador "Extensões" e procure os complementos suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Desinstalar" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Mozilla Firefox - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Mozilla Firefox.
Remova as extensões fraudulentas do Google Chrome:
Remova ladrão macstealer add-ons relacionados ao Google Chrome:
Abra o Google Chrome e clique no botão "menu Chrome" (três linhas horizontais), localizado no canto superior direito da janela do navegador. A partir do menu flutuante, escolha "Mais Ferramentas" e selecione "Extensões".
Escolha a janela "Extensões" e procure os add-ons suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Reciclagem" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Google Chrome - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Google Chrome.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com o malware MacStealer, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Não há necessidade de tais acções extremas, uma vez que é possível remover malware como o MacStealer sem formatação. Pode ser conseguido utilizando uma solução antivírus respeitável.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
O malware pode ser concebido para roubar informações sensíveis, tais como credenciais de login, informações financeiras, e dados pessoais. O malware pode danificar ou corromper ficheiros do sistema, encriptar ficheiros, criar uma rede de computadores infectados, invadir a privacidade, e muito mais. O impacto do malware pode variar em função do tipo e da gravidade do ataque.
Qual é o objetivo do malware MacStealer?
MacStealer rouba tipos de ficheiros de sistemas infectados, tais como .bmp, .csv, .db, .doc, .docx, .jpg, .mp3, .pdf, .png, .ppt, .pptx, .py, .rar, .txt, .xls, .xlsx, and .zip. Além disso, pode recuperar credenciais de login, cookies e dados de cartões de crédito a partir de navegadores web, tais como Firefox, Google Chrome, e Brave, e pode também aceder à base de dados KeyChain.
Como é que o malware MacStealer se infiltrou no meu computador?
O malware MacStealer é distribuído através de um ficheiro .DMG malicioso. Pode ser distribuído através de emails, redes P2P, sites torrent ou outros sites obscuros, e outros canais deste tipo. Assim que o utilizador executa o ficheiro, é apresentado um pedido de palavra-passe falsa para recolher as credenciais de início de sessão, usando uma linha de comando especificada. Depois de o utilizador introduzir a sua palavra-passe, o malware captura e armazena os dados num directório de sistema pré-definido.
O Combo Cleaner vai proteger-me contra o malware?
O Combo Cleaner tem a capacidade de identificar e remover quase todas as infecções malware conhecidas. Contudo, é importante notar que o malware sofisticado pode estar profundamente incorporado no sistema, exigindo uma análise completa do sistema para o detectar e remover eficazmente.
▼ Mostrar comentários