Como remover o HotRat do sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a
Que tipo de malware é o HotRat?
O HotRat é um robusto Trojan de Acesso Remoto (TAR) baseado na implementação AsyncRAT de código aberto. Este software malicioso permite que os criminosos cibernéticos roubem dados sensíveis, injectem malware adicional e realizem outras actividades ilícitas. O HotRat é normalmente distribuído através de descarregamentos não autorizados de software.
Mais sobre o HotRat
O malware HotRat oferece aos invasores uma ampla gama de capacidades, incluindo o roubo de credenciais de login, carteiras de criptomoedas, captura de ecrã, registo de teclas, instalação de malware adicional e acesso ou modificação de dados da área de transferência. Além disso, pode matar processos em execução e repor a resolução do ecrã.
O HotRat tem a capacidade de monitorizar e gravar os toques nas teclas, permitindo-lhe capturar nomes de utilizador e palavras-passe (e outros detalhes) à medida que os utilizadores os escrevem em várias aplicações e websites. Além disso, o HotRat pode visar os navegadores web e extrair credenciais de início de sessão guardadas, tais como nomes de utilizador e palavras-passe de contas online, serviços de email, plataformas de redes sociais e muito mais.
Além disso, o HotRat procura ficheiros de carteira ou chaves privadas associadas a criptomoedas populares, tais como Bitcoin, Ethereum, e outras. Ao aceder e exfiltrar estes ficheiros de carteira sensíveis, o malware permite que os criminosos cibernéticos obtenham acesso não autorizado às participações da vítima em criptomoedas.
A capacidade de capturar screenshots dá aos invasores informações sobre as actividades online da vítima, que podem ser utilizadas para fins maliciosos, como a recolha de credenciais de início de sessão, informações pessoais ou outros dados sensíveis.
Além disso, o HotRat pode capturar qualquer informação sensível que a vítima possa ter copiado para a área de transferência, tais como senhas, números de cartão de crédito ou outros dados confidenciais. Além de aceder aos dados da área de transferência, o HotRat também pode modificar os dados presentes na área de transferência. Isso significa que o malware pode substituir as informações copiadas pelo seu próprio conteúdo.
Além disso, o HotRat pode atuar como um descarregador, o que significa que pode entregar e executar cargas maliciosas adicionais. Estas cargas úteis podem incluir vários tipos de malware, tais como trojans, ransomware, keyloggers ou spyware.
Nome | Trojan de acesso remoto HotRat |
Tipo de Ameaça | Trojan de Acesso Remoto |
Sintomas | Os Trojans de Acesso Remoto são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que nenhum sintoma particular é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, "cracks" de software. |
Danos | Roubo de passwords e informações bancárias, roubo de identidade, adição do computador da vítima a uma botnet, encriptação de dados, perda monetária (incluindo criptomoedas), perda de contas pessoais, etc. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Danos possíveis
O HotRat pode causar danos financeiros significativos às suas vítimas. O malware permite que os cibercriminosos acedam a contas bancárias, serviços online e informações sensíveis, levando a potenciais roubos monetários e actividades fraudulentas. Além disso, a sua capacidade de roubar carteiras de criptomoedas pode resultar em perdas substanciais para os detentores de criptomoedas.
Além disso, ao instalar outro malware, o HotRat pode criar oportunidades para outros ataques, como o ransomware, que pode levar à extorsão e exacerbar o impacto financeiro nos indivíduos e organizações afectados. Em geral, as actividades maliciosas do HotRat representam uma séria ameaça à segurança pessoal e financeira.
Exemplos de outros TARs são Gh0stBins, DynamicRAT e SeroXen.
Como é que o HotRat se infiltrou no meu computador?
Os criminosos cibernéticos estão a explorar falhas encontradas em sites de torrent ou páginas web questionáveis, transformando-os em scripts AutoHotkey maliciosos. Estes scripts são depois convertidos em executáveis que se assemelham ao ícone do software pirateado original, permitindo aos agentes da ameaça enganar os utilizadores e distribuir o seu malware.
Os grupos de software mais frequentemente visados são os produtos Adobe (Illustrator, Master Collection, Photoshop) e o software Microsoft (Office, Windows). Outro grupo inclui jogos de vídeo populares como Battlefield 3, Age of Empires IV, Red Alert 2 e The Sims 4.
Ferramentas de desenvolvimento e de sistema de alta qualidade, como o IObit Driver Booster, VMware Workstation, Revo Uninstaller Pro, etc., também estão entre os principais alvos dos criminosos cibernéticos.
Como evitar a instalação de software malicioso?
Evite descarregar software pirateado ou aplicações de sites suspeitos e torrents, uma vez que estes contêm frequentemente malware oculto. Descarregue software apenas de fontes reputadas e oficiais para reduzir o risco de descarregar ficheiros maliciosos. Instale software antivírus e anti-malware fidedigno e mantenha-o atualizado para detectar e bloquear potenciais ameaças.
Mantenha o seu sistema operativo, aplicações de software e ferramentas de segurança actualizados com as últimas correcções e actualizações mais recentes. Evite abrir anexos ou clicar em ligações em mensagens de email de fontes desconhecidas ou suspeitas. Não confie em anúncios em sites questionáveis.
Se acredita que o seu computador já está infectado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o HotRat?
- PASSO 1: Remoção manual do malware HotRat.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.
Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".
Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::
Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus. Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com malware HotRat, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Se o seu computador estiver infectado com o malware HotRat, é aconselhável não recorrer à formatação do seu dispositivo de armazenamento como uma solução primária, uma vez que isso vai levar à perda de dados. Em vez disso, opte por um software antivírus fidedigno, como o Combo Cleaner, para remover eficazmente o malware e proteger os seus dados valiosos.
Quais são os principais problemas que o malware pode causar?
O impacto do malware pode variar consoante o seu tipo, podendo resultar em consequências graves, como roubo de identidade, perdas financeiras, diminuição do desempenho do computador, encriptação de dados ou infecções adicionais.
Qual é o objetivo do malware HotRat?
O objetivo principal do malware HotRat é permitir que os criminosos cibernético obtenham acesso não autorizado e controlo sobre os computadores infectados. Com o seu conjunto abrangente de capacidades, o HotRat permite que os invasores roubem informações sensíveis, tais como credenciais de login e carteiras de criptomoedas, capturem capturas de ecrã, modifiquem dados da área de transferência e instalem outro malware no sistema comprometido.
Como é que o malware HotRat se infiltrou no meu computador?
O malware HotRat normalmente infiltra-se nos computadores através de vários meios, sendo que um método comum é a utilização de falhas disponíveis em sites de torrent ou páginas web suspeitas. Os criminosos cibernéticos apoderam-se destas falhas e depois criam um script AutoHotkey malicioso, convertendo-o num executável com o mesmo ícone da falha sequestrada.
O Combo Cleaner protege-me de malware?
O Combo Cleaner é uma ferramenta altamente eficiente capaz de detectar e eliminar quase todas as infecções de malware conhecidas. No entanto, é crucial ter em mente que o malware avançado pode ocultar-se profundamente do sistema. Por esta razão, a realização de uma verificação completa do sistema é fortemente aconselhada para garantir a detecção e remoção completa.
▼ Mostrar comentários