Evite ser enganado por falsos sites "Mint Blockchain Wallet Connect".
Escrito por Tomas Meskauskas a
O que é o falso sítio Web "Mint Blockchain Wallet Connect"?
Depois de examinar uma página web "Mint Blockchain Wallet Connect", determinámos que é falsa. Este esquema é apresentado como a plataforma Mint (mintchain.io), mas deve ser sublinhado que não está associado a esse esquema. O "Mint Blockchain Wallet Connect" atrai os utilizadores a "ligar" as suas carteiras digitais a um escorredor de criptomoedas.
NOTA IMPORTANTE: Nós não revisamos projetos de criptografia, por favor, faça sua própria pesquisa ao investir dinheiro.
A Federal Trade Comission (FTC) afirma que desde o início de 2021, mais de 46.000 pessoas relataram ter perdido mais de US $ 1 bilhão em criptografia para golpes - isso é cerca de um em cada quatro dólares relatados perdidos, mais do que qualquer outro método de pagamento.
Descrição geral do sítio Web da "Mint Blockchain Wallet Connect" falsa
Este golpe copia perfeitamente o serviço Mint Forest da Mint - uma plataforma L2 que integra NFTs (Tokens não fungíveis). Encontramos "Mint Blockchain Wallet Connect" promovido em claim-mintchain[.]com, e o URL deste site falso é incrivelmente próximo ao da plataforma real, que é mintchain.io. Não se esqueça que este esquema também pode estar alojado noutros domínios.
É de salientar que esta fraude não está de forma alguma associada à Casa da Moeda ou a quaisquer outras plataformas e entidades existentes.
Se um utilizador for induzido a "ligar" a sua carteira de criptomoedas à plataforma fraudulenta, esta executa scripts para um drenador de criptomoedas. Basicamente, os fundos são transferidos da carteira da vítima para uma carteira na posse dos cibercriminosos. Os drainers podem ser capazes de aproximar o valor dos activos digitais e dar prioridade ao seu roubo.
As transacções levadas a cabo pelos "crypto drainers" podem parecer vagas, passando assim despercebidas durante muito tempo. O alcance da perda financeira depende do valor dos activos roubados.
É de salientar que, devido à natureza praticamente indetetável destas transacções, estas não podem ser revertidas. Assim, as vítimas de fraudes como esta página falsa "Mint Blockchain Wallet Connect" não podem recuperar os seus fundos.
Nome | "Mint Blockchain Wallet Connect" esquema de drenagem de criptografia |
Tipo de ameaça | Phishing, Scam, Engenharia Social, Fraude, Dreno de Criptomoedas |
Disfarce | Plataforma Mint |
Domínios relacionados | claim-mintchain[.]com |
Nomes de deteção | Trustwave (Suspeito), URLQuery (Suspeito), Lista completa de detecções (VirusTotal) |
Endereço IP de serviço | 172.67.145.226 |
Métodos de distribuição | Sites comprometidos, spam nas redes sociais, anúncios pop-up online desonestos, aplicações potencialmente indesejadas. |
Danos | Perda monetária |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de fraudes de drenagem de criptomoedas
Inspeccionámos inúmeras fraudes em linha; "HALO Portfolio Tracker", "Aerodrome $veAERO Voting Rewards", "Manta Galaxies Registration", e "Bitget Wallet (BWB) Airdrop" são apenas alguns dos nossos artigos mais recentes sobre drenadores.
Os golpes que visam as criptomoedas funcionam de três formas principais: drenando fundos de carteiras expostas, phishing para obter credenciais de login de carteiras criptográficas e enganar as vítimas para que transfiram activos digitais para carteiras detidas por burlões.
São utilizadas várias alegações falsas para ganhar e, subsequentemente, abusar da confiança das vítimas, por exemplo, falsas plataformas de blockchain, airdrops/giveaways, promoções de novas moedas/tokens, problemas com carteiras/contas, actualizações de segurança, deteção de actividades suspeitas, actualizações de software, etc.
Os esquemas em linha podem ser simples e cheios de erros, ou podem imitar na perfeição os sítios Web existentes. Por conseguinte, recomendamos vivamente que se tenha cuidado ao navegar e investir.
Como é que abri um sítio Web fraudulento?
As burlas em linha são promovidas principalmente através de malvertising (anúncios intrusivos), spam (por exemplo, e-mails, PMs/DMs, SMSs, notificações do browser, publicações em redes sociais/fóruns, etc.), typosquatting (URLs mal digitados), sites que utilizam redes de publicidade desonestas e adware.
Os golpes de drenagem de criptografia são geralmente endossados através de anúncios pop-up intrusivos. Alguns desses anúncios são drenadores totalmente operacionais; atraem os utilizadores a expor as suas carteiras, prometendo vários benefícios. É pertinente mencionar que estes anúncios podem ser encontrados em sites legítimos que foram pirateados.
Outra técnica promocional predominante é o spam nas redes sociais. As publicações e as mensagens privadas/directas que divulgam este conteúdo podem ser feitas utilizando contas roubadas de celebridades, empresários, influenciadores, projectos, empresas, organizações, etc., reais.
Como evitar visitar sítios Web fraudulentos?
A Internet está repleta de conteúdos falsos e maliciosos que parecem legítimos e inócuos. Por isso, recomendamos cautela durante a navegação. Preste atenção aos URLs e escreva-os com cuidado. Seja seletivo quando clicar em anúncios e permitir que os sites apresentem notificações do navegador. Não permita que páginas suspeitas as entreguem; em vez disso, ignore ou recuse esses pedidos (ou seja, clique em "Bloquear", "Bloquear notificações", etc.).
Desaconselhamos a utilização de sítios Web que ofereçam programas/meios de comunicação pirateados ou outros serviços questionáveis (por exemplo, Torrenting, streaming/descarregamento ilegal, etc.), uma vez que estas páginas Web utilizam normalmente redes de publicidade desonestas. Esteja atento às mensagens de correio eletrónico recebidas e não abra anexos ou ligações encontrados em correio suspeito.
Descarregue apenas de fontes oficiais/verificadas e trate as instalações com cuidado (por exemplo, leia os termos, estude as opções possíveis, utilize as definições "Personalizadas/Avançadas" e opte por não receber aplicações suplementares, extensões, etc.) - para evitar que software incluído/prejudicial se infiltre no sistema.
Se o seu computador já estiver infetado, recomendamos que execute uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente todas as ameaças.
Aparência do falso sítio Web "Mint Blockchain Wallet Connect" (GIF):
Captura de ecrã do sítio Web oficial da Mint (mintchain.io):
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é "Mint Blockchain Wallet Connect" esquema de drenagem de criptografia?
- Como identificar uma fraude pop-up?
- Como é que as fraudes pop-up funcionam?
- Como remover os pop-ups falsos?
- Como prevenir os pop-ups falsos?
- O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Como identificar uma fraude pop-up?
As janelas pop-up com várias mensagens falsas são um tipo de erro comum que os criminosos cibernéticos usam. Recolhem dados pessoais confidenciais, induzem os utilizadores da Internet a ligar para números falsos de suporte técnico, assinam serviços online inúteis, investem em fraudes obscuras de criptomoeda etc.
Embora na maioria dos casos estes pop-ups não infectem os dispositivos dos utilizadores com malware, podem causar perda monetária direta ou resultar em roubo de identidade.
Os criminosos cibernéticos esforçam-se para criar as suas janelas pop-up fraudulentas para parecerem confiáveis, no entanto, as fraudes geralmente têm as seguintes características:
- Erros de ortografia e imagens não profissionais - Inspecione de perto as informações exibidas num pop-up. Erros de ortografia e imagens não profissionais podem ser um sinal de fraude.
- Sentimento de urgência - Temporizador de contagem regressiva com alguns minutos, a pedir que insira as suas informações pessoais ou assine algum serviço online.
- Declarações que ganhou algo - Se não participou de uma lotaria, competição online, etc., e vê uma janela pop-up a informar que ganhou.
- Verificação de computador ou dispositivo móvel - Uma janela pop-up que verifica o seu dispositivo e informa sobre problemas detectados - é, sem dúvida, uma fraude; páginas web não podem executar tais ações.
- Exclusividade - Janelas pop-up a informar que somente tem acesso secreto a um fraude financeiro que pode torná-lo rico rapidamente.
Exemplo de uma fraude pop-up:
Como é que as fraudes pop-up funcionam?
Os criminosos cibernéticos e os comerciantes fraudulentos geralmente usam várias redes de publicidade, técnicas de envenenamento de mecanismos de pesquisa e sites obscuros para gerar tráfego para os seus pop-ups. Os utilizadores caem nas suas iscasdepois de clicar em botões de descarregamento falsos, usar um site de torrent ou simplesmente clicar num resultado de mecanismo de pesquisa na Internet.
Com base na localização e nas informações do dispositivo dos utilizadores, são apresentados com uma fraude pop-up. Os erros apresentados em tais pop-ups variam entre fraudes de enriquecimento rápido a falsas verificações de vírus.
Como remover os pop-ups falsos?
Na maioria dos casos, as fraudes pop-up não infectam os dispositivos dos utilizadores com malware. Se encontrou um pop-up fraudulento, basta fechá-lo. Em alguns casos de fraude, os pop-ups podem ser difíceis de fechar; nestes casos - feche o navegador da Internet e reinicie-o.
Em casos extremamente raros, pode ser necessário redefinir o navegador da Internet. Para isso, use as nossas instruções explicando como redefinir as configurações do navegador da Internet.
Como prevenir pop-ups falsos?
Para prevenir ver fraudes pop-up, deve visitar apenas sites respeitáveis. Torrent, Crack, streaming gratuito de filmes online, descarregamento de vídeos do YouTube e outros sites de reputação semelhante geralmente redirecionam os utilizadores da Internet para fraudes pop-up.
Para minimizar o risco de encontrar fraudes pop-up, deve manter os seus navegadores de Internet atualizados e usar uma aplicação anti-malware respeitável. Para isso, recomendamos Combo Cleaner.
O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Isso depende do tipo de fraude que o/a enganou. Mais comumente, as fraudes pop-up tentam induzir os utilizadores a enviar dinheiro, fornecer informações pessoais ou dar acesso ao dispositivo.
- Se enviou dinheiro para os criminosos cibernéticos: deve entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar que foi enganado. Se informado prontamente, há uma hipótese de receber o seu dinheiro de volta.
- Se forneceu as suas informações pessoais: deve alterar as suas palavras-passe e ativar a autenticação de dois fatores em todos os serviços online que usa. Visite a Federal Trade Commission para denunciar roubo de identidade e obter passos de recuperação personalizadas.
- Se permitir que os criminosos cibernéticos se liguem ao seu dispositivo: deve verificar o seu computador com anti-malware respeitável (recomendamos Combo Cleaner) - os criminosos cibernéticos podem ter plantado trojans, keyloggers e outros malwares, não use o seu computador até remover possíveis ameaças.
- Ajude outros utilizadores da Internet: denuncie fraudes na Internet à Federal Trade Commission.
Perguntas frequentes (FAQ)
O que é uma burla em linha?
As burlas em linha são mensagens enganosas destinadas a induzir os utilizadores a realizar determinadas acções. Por exemplo, as vítimas podem ser induzidas a ligar carteiras digitais a drenos de criptomoedas, a efetuar transacções monetárias, a divulgar informações privadas, a descarregar/instalar software, a comprar produtos, a subscrever serviços, etc.
Qual é o objetivo das burlas em linha?
As burlas em linha são concebidas para gerar receitas à custa das vítimas. Os cibercriminosos lucram principalmente com a aquisição de fundos através do engano, da promoção de conteúdos (por exemplo, sítios, produtos, serviços, etc.), da venda/abuso de dados privados e da disseminação de malware.
Perdi activos digitais devido ao esquema "Mint Blockchain Wallet Connect", posso recuperar o meu dinheiro?
Estas transacções são irreversíveis devido à sua natureza quase indetetável. Por conseguinte, as vítimas de esquemas como este falso site "Mint Blockchain Wallet Connect" não podem recuperar os seus fundos.
Porque é que me deparo com burlas em linha?
As burlas em linha são principalmente apoiadas através de sítios Web que utilizam redes de publicidade desonestas, malvertising, spam (por exemplo, PMs/DMs, e-mails, SMSs, spam de redes sociais, notificações do navegador, etc.), typosquatting (URLs mal escritos) e adware.
O Combo Cleaner protege-me de burlas online?
O Combo Cleaner pode analisar os sites que visita e detetar sites desonestos, fraudulentos e maliciosos. Por isso, se entrar numa página desse tipo, será imediatamente avisado e o acesso à mesma será bloqueado.
▼ Mostrar comentários