Como remover o CarnavalHeist dos dispositivos infectados
Escrito por Tomas Meskauskas a
Que tipo de malware é o CarnavalHeist?
O CarnavalHeist é um Trojan bancário que tem como alvo os utilizadores no Brasil. Ele é capaz de roubar credenciais bancárias e realizar outras ações. Ter um dispositivo infetado pelo CarnavalHeist pode resultar em perdas financeiras, roubo de identidade e outros problemas. Portanto, o CarnavalHeist deve ser eliminado dos dispositivos comprometidos o mais rápido possível.
Mais sobre CarnavalHeist
O CarnavalHeist pode roubar credenciais bancárias através de ataques de sobreposição. Pode exibir uma janela falsa sobre aplicações bancárias legítimas para enganar os utilizadores e levá-los a revelar informações pessoais (por exemplo, IDs, nomes de utilizador e palavras-passe). Monitoriza títulos de janelas específicos e, ao descobrir uma correspondência, oculta a janela original e apresenta uma sobreposição correspondente.
O CarnavalHeist inclui várias capacidades de captura de dados, que podem ser accionadas automaticamente ou através de comandos recebidos através do seu servidor de comando e controlo. Utiliza um protocolo modificado de um cliente de acesso remoto Delphi, semelhante ao utilizado por Mekotio e Casbaneiro malware. Este protocolo permite que os atacantes executem cerca de 80 comandos.
Estes comandos incluem o registo de teclas premidas, capturas de ecrã, captura de vídeos e controlo remoto do dispositivo. O CarnavalHeist também tem a capacidade de efetuar o controlo remoto através do AnyDesk, permitindo que os atacantes executem determinadas acções utilizando o dispositivo da vítima durante as sessões bancárias.
Além disso, o malware pode gerar e capturar códigos QR para redirecionar as transacções para contas controladas por agentes da ameaça. Além disso, o CarnavalHeist regista as entradas do rato e do teclado, revelando PINs e outros detalhes sensíveis quando as vítimas fazem transacções utilizando serviços legítimos.
Em geral, os utilizadores com dispositivos infectados pelo CarnavalHeist podem sofrer roubo das suas credenciais bancárias, levando a um acesso não autorizado às suas contas financeiras. Os atacantes podem intercetar e redirecionar transacções, resultando potencialmente em perdas financeiras. Além disso, a capacidade do malware para capturar entradas do teclado e do rato pode expor informações sensíveis como PINs e outros tokens de segurança.
Nome | CarnavalHeist Trojan bancário |
Tipo de ameaça | Trojan bancário |
Nomes de deteção | Avast (Win32:MalwareX-gen [Trj]), Combo Cleaner (Gen:Heur.Banker.Delf.1), ESET-NOD32 (Uma variante de Win32/Spy.Banker.AEPR), Kaspersky (HEUR:Trojan-Banker.Win32.BertRAT.gen), Microsoft (Trojan:Win32/Banker!MSR), Lista completa (VirusTotal) |
Sintomas | Os trojans bancários tendem a ser concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que nenhum sintoma específico é claramente visível num dispositivo infetado. |
Métodos de distribuição | Anexos de correio eletrónico infectados, sítios Web maliciosos, engenharia social. |
Danos | Roubo de passwords e informações bancárias, roubo de identidade, perdas financeiras. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Conclusão
Em conclusão, o CarnavalHeist representa uma séria ameaça para as vítimas. A sua capacidade de gerar falsos ecrãs de início de sessão, associada a funcionalidades abrangentes de captura de dados e de controlo remoto, permite aos agentes de ameaças roubar credenciais de início de sessão (e outras informações sensíveis) e manipular transacções (roubar dinheiro).
Para evitar esta ameaça, os utilizadores devem ter cuidado ao utilizar as plataformas bancárias em linha e dar prioridade às medidas de cibersegurança para proteger o seu bem-estar financeiro.
Como é que o CarnavalHeist se infiltrou no meu computador?
O CarnavalHeist utiliza um sofisticado ataque de engenharia social disfarçado de documento financeiro para comprometer as credenciais do utilizador e potencialmente roubar informações financeiras sensíveis. O ataque começa com um falso e-mail de faturação. Clicar no link leva a uma página web que imita uma plataforma de descarregamento de facturas.
Neste site falso, é descarregado um ficheiro malicioso disfarçado de PDF, que lança secretamente a fase seguinte do ataque (este falso executa um comando concebido para executar um componente malicioso), levando à infiltração do CarnavalHeist.
Como evitar a instalação de software malicioso?
Utilize sites oficiais e lojas de aplicações para descarregar software ou ficheiros. Não utilize fontes de terceiros nem descarregue software pirateado, ferramentas de cracking ou geradores de chaves não oficiais. Tenha cuidado com os e-mails que contêm ligações ou ficheiros e pop-ups, anúncios e botões em páginas Web questionáveis. Além disso, não permita que sites suspeitos mostrem notificações.
Durante as instalações, desmarque as aplicações indesejadas (se existirem ofertas indesejadas nos instaladores). Actualize regularmente o sistema operativo e o software instalado. Além disso, utilize uma ferramenta de segurança respeitável (ou ferramentas). Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Anexo malicioso contendo uma ligação a uma página Web falsa que aloja o CarnavalHeist (fonte: Talos Intelligence):
Texto no e-mail fraudulento:
Subject: Nota Eletronica emitidat - 0808482.5176
Nota Eletronica emitida
Prezado Cliente,
Informamos que foi emitida a seguinte nota fiscal:
Número da Nota Fiscal: 08084282.5176
Data: 15 de Abril, 2024
Valor: R$ 545,00Para visualizar a nota fiscal, clique no botão abaixo:
Visualizar Nota Fiscal
Sítio Web enganador promovido através de um correio eletrónico fraudulento (fonte: Talos Intelligence):
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o CarnavalHeist?
- PASSO 1. Remoção manual do malware CarnavalHeist.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos usar Combo Cleaner.
Se pretender remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando gerenciador de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Download de um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o Registo e as localizações do sistema de ficheiros:
Restart seu computador no Modo de Segurança:
Usuários do Windows XP e Windows 7: Inicie o computador no Modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de inicialização do computador, pressione a tecla F8 no teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com rede na lista.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":
{KynlaYPDbeI{/youtube}
Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã inicial do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, seleccione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", seleccione Arranque avançado.
Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".
Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para arrancar no Modo de segurança com rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" enquanto mantém pressionado o botão "Shift" no teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, seleccione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, seleccione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com ligação em rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":
{Gb6v_jvjTlU{/youtube}
Extraia o arquivo baixado e execute o arquivo Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Options" na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" e "Hide Windows Entries". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar".
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.
Deve anotar o caminho e o nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.
Reinicie o seu computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner.
Perguntas frequentes (FAQ)
O meu computador está infetado com o malware CarnavalHeist, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Recomenda-se a utilização de um programa antivírus e anti-malware respeitável para analisar o seu dispositivo em busca do CarnavalHeist e tentar a remoção. A formatação de um dispositivo de armazenamento irá remover todos os dados, por isso deve ser feita quando outros métodos falharem.
Quais são os principais problemas que o malware pode causar?
O malware pode causar perda de dados através da encriptação e de outras formas, perdas financeiras, roubo de identidade, perda de acesso a contas em linha, infecções adicionais e problemas semelhantes.
Qual é o objetivo do malware CarnavalHeist?
O CarnavalHeist tem como alvo os utilizadores de bancos com o objetivo de roubar as suas informações financeiras. Engana-os para que revelem detalhes de login e captura outros dados sensíveis.
Como é que o malware CarnavalHeist se infiltrou no meu computador?
É provável que tenha clicado numa ligação maliciosa num e-mail fraudulento. Esta ação descarregou um ficheiro PDF falso que lançou o CarnavalHeist. Os e-mails de phishing são o ponto de entrada habitual do CarnavalHeist.
O Combo Cleaner protege-me de malware?
O Combo Cleaner é eficaz na deteção e remoção de uma vasta gama de malware. Mesmo com malware avançado, uma verificação completa do sistema com o Combo Cleaner pode resultar numa remoção bem sucedida.
▼ Mostrar comentários