Como eliminar o malware TodoSwift do seu Mac
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de malware é TodoSwift?
TodoSwift é um programa malicioso classificado como dropper. Descoberto no verão de 2024, este malware foi concebido para entregar payloads de segunda fase enquanto exibe um documento de engodo às vítimas.
O TodoSwift apresenta um comportamento semelhante ao malware desenvolvido e utilizado por um ator de ameaças apoiado pelo Estado norte-coreano, especificamente a unidade BlueNorOff do Grupo Lazarus. Por isso, é provável que o TodoSwift seja uma ferramenta utilizada por esse agente de ameaça.
Visão geral do malware TodoSwift
TodoSwift foi concebido para largar malware adicional ou componentes maliciosos nos dispositivos infectados. Esconde as suas actividades com um documento de engodo. Este malware vai buscar um ficheiro PDF ao serviço de alojamento de ficheiros do Google Drive.
A variante conhecida descarrega um documento intitulado "Bitcoin Price Prediction Using Machine Learning" (o ficheiro/nome do ficheiro pode variar) e apresenta-o à vítima. O PDF em si não é maligno; o ficheiro malicioso real é descarregado posteriormente a partir de um domínio controlado pelo atacante.
O TodoSwift tem duas tarefas principais a realizar: tornar o ficheiro executável e executá-lo - assim, o dropper promove a infeção introduzindo e lançando a carga útil da fase seguinte. Atualmente, não se sabe como o ataque progride depois deste ponto.
Teoricamente, o software malicioso dentro do dropper e categorias semelhantes podem causar praticamente qualquer tipo de infeção (por exemplo, trojan, ransomware, cryptominer, etc.). No entanto, na prática, estes programas funcionam dentro de certas especificações e limitações. Além disso, os ataques levados a cabo por agentes de ameaças sofisticados são normalmente direcionados e têm objectivos específicos.
Resumindo, a presença de software malicioso como o TodoSwift nos dispositivos pode levar a infecções do sistema, graves problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade. Deve ser mencionado que quando o malware é utilizado contra alvos de alta sensibilidade - pode representar ameaças de maior importância.
Nome | TodoSwift virus |
Tipo de ameaça | Malware para Mac, vírus para Mac, dropper |
Nomes de deteção | Avast (MacOS:DangerousSig [Trj]), Combo Cleaner (Trojan.MAC.Lazarus.Z), ESET-NOD32 (OSX/NukeSped.AO), Kaspersky (HEUR:Trojan-Downloader.OSX.Lazarus.gen), Lista completa de detecções (VirusTotal) |
Sintomas | O malware foi concebido para se infiltrar furtivamente no dispositivo da vítima e permanecer silencioso, pelo que nenhum sintoma específico é claramente visível numa máquina infetada. |
Métodos de distribuição | Anexos de correio eletrónico malicioso, engenharia social, "cracks" de software, malvertising. |
Danos | Senhas e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, o computador da vítima adicionado a uma botnet. |
Remoção do Malware (Mac) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu Mac com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de malware direcionado para Mac
Escrevemos sobre vários programas maliciosos; Cthulhu, HZ RAT, Unarchiver falso, Banshee e BeaverTail são apenas alguns dos nossos artigos mais recentes sobre malware específico para Mac.
O software malicioso pode ter uma grande variedade de funcionalidades ou ter um objetivo específico. No entanto, independentemente da forma como o malware funciona, a sua presença num sistema ameaça a integridade do dispositivo e a segurança do utilizador. Portanto, todas as ameaças devem ser eliminadas imediatamente após a deteção.
Como é que TodoSwift se instalou no meu computador?
No momento da escrita, os métodos usados para proliferar TodoSwift são desconhecidos. Geralmente, o malware é distribuído com base em tácticas de phishing e engenharia social.
O malware é predominantemente distribuído através de descarregamentos drive-by (furtivos ou enganadores), anexos ou links maliciosos em correio não solicitado (por exemplo, e-mails, PMs/DMs, SMSs, etc.), fraudes em linha, malvertising, fontes de descarregamento não fidedignas (por exemplo, sites de freeware e de terceiros, redes de partilha Peer-to-Peer, etc.), conteúdos pirateados, ferramentas ilegais de ativação de software ("cracks") e actualizações falsas.
Além disso, alguns programas maliciosos podem auto-proliferar-se através de redes locais e dispositivos de armazenamento amovíveis (por exemplo, discos rígidos externos, unidades flash USB, etc.).
Como evitar a instalação de malware?
Aconselhamos vivamente a ter cuidado ao navegar, uma vez que os conteúdos fraudulentos e maliciosos em linha parecem normalmente legítimos e inócuos. As mensagens de correio eletrónico e outras mensagens recebidas devem ser abordadas com cuidado. Os anexos ou hiperligações presentes em correio suspeito/irrelevante não devem ser abertos, pois podem ser virulentos.
Outra recomendação é descarregar apenas de fontes oficiais e verificadas. Todos os programas devem ser activados e actualizados utilizando funções/ferramentas genuínas, uma vez que os obtidos de terceiros podem conter malware.
Devemos sublinhar que ter um antivírus fiável instalado e atualizado é fundamental para a segurança do dispositivo e do utilizador. O software de segurança deve ser utilizado para efetuar verificações regulares do sistema e para remover ameaças e problemas detectados. Se o seu computador já estiver infetado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware.
Remoção automática instantânea do malware Mac:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware Mac. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner para Mac
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias de teste grátis limitado disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
Remoção de aplicações potencialmente indesejadas:
Remova as aplicações potencialmente indesejadas da sua pasta "Aplicações":
Clique no ícone do Finder. Na janela do Finder, selecione "Aplicações". Na pasta das aplicações, procure "MPlayerX", "NicePlayer", ou outras aplicações suspeitas e arraste-as para o Lixo. Depois de remover a(s) aplicação(ões) potencialmente indesejada(s) que causa(m) anúncios online, analise o seu Mac por quaisquer componentes indesejados restantes.
Remova os ficheiros e pastas relacionados a todoswift virus:
Clique no ícone do Finder, no menu de barras. Escolha Ir, e clique em Ir para Pasta...
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchAgents:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique para adware gerado por ficheiros na pasta /Library/Application Support:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/Application Support
Na pasta "Application Support", procure qualquer pasta suspeita recém-adicionada. Por exemplo, "MPlayerX" ou tese "NicePlayer" e mova as pastas para a Reciclagem.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta ~/Library/LaunchAgents:
Na barra Ir para Pasta, escreva: ~/Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchDaemons:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchDaemons
Na pasta "LaunchDaemons", procure qualquer ficheiro suspeito recém-adicionado. Por exemplo “com.aoudad.net-preferences.plist”, “com.myppes.net-preferences.plist”, "com.kuklorest.net-preferences.plist”, “com.avickUpd.plist”, etc., e mova-os para a Reciclagem.
Verifique o seu Mac com o Combo Cleaner:
Se seguiu todas as etapas na ordem correta, o Mac deve estar livre de infecções. Para ter certeza de que seu sistema não está infectado, execute uma verificação com o Combo Cleaner Antivirus. Descarregue-o AQUI. Depois de descarregar o ficheiro, clique duas vezes no instalador combocleaner.dmg, na janela aberta, arraste e solte o ícone Combo Cleaner no topo do ícone Applications. Agora abra a sua barra de lançamento e clique no ícone Combo Cleaner. Aguarde até que o Combo Cleaner atualize seu banco de dados de definições de vírus e clique no botão "Start Combo Scan".
O Combo Cleaner irá analisar o seu Mac em pesquisa de infecções por malware. Se a verificação antivírus exibir "nenhuma ameaça encontrada", isso significa que pode continuar com o guia de remoção, caso contrário, é recomendável remover todas as infecções encontradas antes de continuar.
Depois de remover os ficheiros e pastas gerados pelo adware, continue a remover extensões fraudulentas dos seus navegadores de Internet.
Remoção do todoswift virus dos navegadores de Internet:
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Remova todoswift virus as extensões relacionada ao Safari:
Abra o navegador Safari, a partir do menu de barra, selecione "Safari" e clique em "Preferências ...".
Na janela de preferências, selecione "Extensões" e procure por qualquer extensão suspeita recém-instalada. Quando localizada clique no botão "Desinstalar" ao lado dela/delas. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Safari - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
- Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Safari.
Remova os plugins fraudulentos do Mozilla Firefox:
Remova todoswift virus add-ons relacionados ao Mozilla Firefox:
Abra o navegador Mozilla Firefox. No canto superior direito do ecrã, clique no botão "Abrir Menu" (três linhas horizontais). No menu aberto, escolha "Add-ons".
Escolha o separador "Extensões" e procure os complementos suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Desinstalar" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Mozilla Firefox - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Mozilla Firefox.
Remova as extensões fraudulentas do Google Chrome:
Remova todoswift virus add-ons relacionados ao Google Chrome:
Abra o Google Chrome e clique no botão "menu Chrome" (três linhas horizontais), localizado no canto superior direito da janela do navegador. A partir do menu flutuante, escolha "Mais Ferramentas" e selecione "Extensões".
Escolha a janela "Extensões" e procure os add-ons suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Reciclagem" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Google Chrome - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Google Chrome.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infetado com malware TodoSwift, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
A remoção de malware raramente necessita de formatação.
Quais são os maiores problemas que o malware TodoSwift pode causar?
As ameaças associadas a uma infeção dependem das capacidades do malware e dos objectivos dos criminosos virtuais. TodoSwift é um dropper - um tipo de malware que deixa cair cargas úteis maliciosas adicionais. Geralmente, as infecções deste tipo podem causar infecções do sistema, problemas de privacidade graves, perdas financeiras e roubo de identidade.
Qual é o objetivo do malware TodoSwift?
O malware é usado principalmente para fins lucrativos. No entanto, existem outras motivações por detrás dos ataques de malware. Existem provas que ligam o TodoSwift ao Grupo Lazarus - um ator de ameaças ligado ao estado da Coreia do Norte. Assim, as infecções TodoSwift podem ser conduzidas por outras razões que não o rendimento, tais como a espionagem cibernética ou a geopolítica.
Como é que o malware TodoSwift se infiltrou no meu computador?
O malware é espalhado principalmente através de descarregamentos drive-by, fontes de descarregamento duvidosas (por exemplo, freeware e sites de alojamento de ficheiros gratuitos, redes de partilha P2P, etc.), fraudes online, correio de spam, malvertising, conteúdo pirateado, ferramentas de ativação de programas ilegais ("cracks") e atualizações falsas. Alguns programas maliciosos podem auto-proliferar-se através de redes locais e dispositivos de armazenamento amovíveis.
O Combo Cleaner protege-me do malware?
Sim, o Combo Cleaner pode detetar e eliminar a maioria das infecções de malware conhecidas. Lembre-se que o software malicioso sofisticado normalmente se esconde nas profundezas dos sistemas - por isso, é fundamental efetuar uma verificação completa do sistema.
▼ Mostrar comentários