Como evitar fraudes como "Your Computer May Have a Virus!"
Escrito por Tomas Meskauskas a
O que é Your Computer May Have A Virus!?
"Your Computer May Have A Virus!" é uma mensagem de erro falsa exibida por um site malicioso que os utilizadores visitam frequentemente inadvertidamente - são redireccionados por vários programas indesejados. Estes programas infiltram-se nos sistemas sem consentimento ou normalmente enganam os utilizadores para os instalar, alegando falsamente fornecer várias "funcionalidades úteis".
Além de causar redireccionamentos, as aplicações nocivas podem rastrear a atividade de navegação na Internet e gerar anúncios online intrusivos.
Visão geral do esquema Your Computer May Have A Virus!
A mensagem de erro afirma que o sistema está infetado e que a informação privada (detalhes do cartão de crédito, logins/palavras-passe, acesso à webcam, etc.) está em risco. Sugere que o malware deve ser eliminado imediatamente, no entanto, ao contrário de outros erros semelhantes, "Your Computer May Have A Virus!" não incentiva os utilizadores a contactar o suporte técnico.
Em vez disso, propõe a instalação de uma ferramenta de remoção de malware. Como mencionado acima, no entanto, "Your Computer May Have A Virus!" é falso. Os criminosos tentam enganar os utilizadores para instalar aplicações desonestas, promovendo-as como ferramentas de remoção de malware. Por conseguinte, ignore esta mensagem de erro. Pode removê-la simplesmente fechando o navegador web.
Tenha também em atenção que estas aplicações podem rastrear continuamente a atividade de navegação recolhendo várias informações do sistema do utilizador (por exemplo, geo-localização, endereços de Protocolo Internet, URLs de sites visitados, páginas visualizadas, consultas introduzidas em motores de busca, atividade do rato/teclado, etc.) que podem conter detalhes pessoais.
Os seus criadores pretendem gerar o máximo de receitas possível vendendo os dados recolhidos a terceiros (potencialmente, cibercriminosos) que também geram receitas através da utilização indevida de dados pessoais. Isto pode levar a sérios problemas de privacidade ou mesmo ao roubo de identidade.
Outra desvantagem é a apresentação de anúncios intrusivos. As aplicações indesejadas podem apresentar cupões, banners, pop-up e outros anúncios semelhantes que muitas vezes ocultam o conteúdo subjacente, diminuindo assim significativamente a experiência de navegação. Além disso, podem redirecionar para sites maliciosos ou até mesmo ativar scripts que descarregam e instalam aplicações adicionais de malware/maliciosos.
Portanto, mesmo cliques acidentais podem resultar em infecções de adware ou malware de alto risco. Aconselhamos vivamente a desinstalar todas as aplicações obscuras imediatamente.
Nome | "Your Computer May Have a Virus!" virus |
Tipo de ameaça | Phishing, burla, engenharia social, fraude |
Alegação falsa | O seu computador pode ter um vírus |
Disfarce | Aviso legítimo |
Domínio relacionado | shubh-tyri[.]xyz |
Nomes de deteção | Combo Cleaner (Malware), ESET (Malware), G-Data (Malware), Trustwave (Malware), Lista completa de detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Mensagens de erro falsas, avisos de sistema falsos, erros de pop-up, scan de computador falso. |
Métodos de distribuição | Sites comprometidos, anúncios pop-up online desonestos, aplicações potencialmente indesejadas. |
Danos | Perda de informações privadas sensíveis, perda monetária, roubo de identidade, possíveis infecções por malware. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Fraudes semelhantes
Existem dezenas de erros falsos semelhantes ao "Your Computer May Have A Virus!", incluindo, por exemplo, Unauthorized Access Detected!, Unknown System Failure! e Google Chrome Warning Alert. Todos afirmam que o sistema está infetado, com ficheiros em falta ou danificado de outras formas semelhantes.
Estas alegações são meras tentativas de enganar os utilizadores a ligar e pagar por suporte técnico desnecessário, ou descarregar falsos removedores de malware. A maioria das aplicações desonestas são praticamente idênticas.
Ao oferecer várias 'caraterísticas úteis', estas aplicações tentam dar a impressão de legitimidade, no entanto, são inúteis para os utilizadores regulares, apenas causam redirecionamentos indesejados (promovendo assim vários sites duvidosos), recolhem várias informações do sistema do utilizador (que mais tarde são vendidas a terceiros) e exibem anúncios intrusivos (usando o modelo de publicidade "Pay Per Click").
A maioria dos sites promovidos são motores de pesquisa falsos. Tal como acontece com as aplicações indesejadas, os motores de pesquisa falsos também promovem outros sites (gerando resultados falsos), fornecem anúncios intrusivos e registam várias informações do sistema do utilizador. Tenha em mente que os resultados de pesquisa falsos (e anúncios intrusivos) podem redirecionar para sites maliciosos. Por isso, utilizar um motor de busca falso é muito arriscado.
Como é que o software indesejado foi instalado no meu computador?
Além de anúncios intrusivos, as aplicações nocivas são distribuídas usando um método de marketing enganoso chamado "agregação" - instalação furtiva de aplicações de terceiros com software/apps regulares. Os desenvolvedores escondem programas "agregados" dentro das definições "Personalizadas" ou "Avançadas" dos processos de descarregamento/instalação.
Apressar estes processos, saltar passos, e clicar em vários anúncios intrusivos, expõe os sistemas ao risco de várias infecções e compromete a privacidade dos utilizadores.
Como evitar a instalação de aplicações indesejadas?
As principais razões para as infecções informáticas são o conhecimento insuficiente e o comportamento descuidado. Por isso, seja muito cauteloso ao navegar na Internet e ao descarregar/instalar software. Os criminosos virtuais dedicam muito tempo e esforço à conceção de anúncios online intrusivos.
Por isso, é praticamente impossível determinar se têm origem no sítio Web visitado (legítimo). Não corra o risco de clicar em anúncios intrusivos. Além disso, descarregue o seu software a partir de fontes oficiais utilizando apenas (se possível) a ligação direta de descarregamento. Os descarregadores de terceiros incluem normalmente ("pacotes") aplicações adicionais.
Aconselhamos vivamente a não utilização destes descarregadores. Também é importante analisar cuidadosamente cada passo de descarregamento/instalação (especialmente as configurações "Personalizadas/Avançadas") e optar por excluir todos os programas incluídos adicionalmente.
Texto apresentado na primeira variante de erro "Your Computer May Have a Virus!":
How to Remove:
Step 1: Click on the button below to download and install -.
Step 2: Run - and remove all detected threats immediately.
Seeing these pop-up’s means that you may have a virus installed on your computer which puts the security of your personal data at a serious risk. it’s strongly advised that you get this fixed ASAP before you continue.
Possible network damages from potential threats: UNKNOWN
Your Data Exposes to Risk:
1. Your credit card details and banking information.
2. Your e-mail passwords and other account passwords.
3. Your Facebook, Skype, AIM and other chat logs.
4. Your private photos, family photos and other sensitive files.
5. Your webcam could be accessed remotely by stalkers.
Segunda variante da burla "Your Computer May Have a Virus!":
Texto apresentado na segunda variante do erro "Your Computer May Have a Virus!
Are you sure you PC os spyware-free? Your OS version: -
Attention! Our of 732,000 PC’s scanned in September 2017, 92,4% had at least one threat detected. If not removed, it may damage system files and expose personal data. How to Remove: Step 1: Click on the button below to download and install - Step 2: Run - and remove all detected threats immediately.
O "Your Computer May Have a Virus!" promove falsas ferramentas de remoção de malware:
Outro exemplo do esquema pop-up "Your Computer May Have a Virus!":
Texto apresentado no interior:
Windows Defender Security Center
Your Computer May Have A Virus!
Address IP: -
Location: -
ISP: -Uploading Personal Data...
Target Address: , ,
Attack Data: , , ,
Attack Time:Possible network damages from potential threats: UNKNOWN
Your Data Exposed to Risk:1. Your credit card details and banking information.
2. Your email password and other account passwords.
3. Your Facebook, Skype, AIM, and other chat logs.
4. Your private photos,family photos and other sensitive files.
5. Your webcam could be accessed remotely by stalkers.Call Windows Defender Support immediately to report this threat, prevent identity theft and unlock access to this device.
Contact Windows Defender Helpline: +1-833-582-3612 (Security Support)
[Deny] [Allow]
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é "Your Computer May Have a Virus!" virus?
- Como identificar uma fraude pop-up?
- Como é que as fraudes pop-up funcionam?
- Como remover os pop-ups falsos?
- Como prevenir os pop-ups falsos?
- O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Como identificar uma fraude pop-up?
As janelas pop-up com várias mensagens falsas são um tipo de erro comum que os criminosos cibernéticos usam. Recolhem dados pessoais confidenciais, induzem os utilizadores da Internet a ligar para números falsos de suporte técnico, assinam serviços online inúteis, investem em fraudes obscuras de criptomoeda etc.
Embora na maioria dos casos estes pop-ups não infectem os dispositivos dos utilizadores com malware, podem causar perda monetária direta ou resultar em roubo de identidade.
Os criminosos cibernéticos esforçam-se para criar as suas janelas pop-up fraudulentas para parecerem confiáveis, no entanto, as fraudes geralmente têm as seguintes características:
- Erros de ortografia e imagens não profissionais - Inspecione de perto as informações exibidas num pop-up. Erros de ortografia e imagens não profissionais podem ser um sinal de fraude.
- Sentimento de urgência - Temporizador de contagem regressiva com alguns minutos, a pedir que insira as suas informações pessoais ou assine algum serviço online.
- Declarações que ganhou algo - Se não participou de uma lotaria, competição online, etc., e vê uma janela pop-up a informar que ganhou.
- Verificação de computador ou dispositivo móvel - Uma janela pop-up que verifica o seu dispositivo e informa sobre problemas detectados - é, sem dúvida, uma fraude; páginas web não podem executar tais ações.
- Exclusividade - Janelas pop-up a informar que somente tem acesso secreto a um fraude financeiro que pode torná-lo rico rapidamente.
Exemplo de uma fraude pop-up:
Como é que as fraudes pop-up funcionam?
Os criminosos cibernéticos e os comerciantes fraudulentos geralmente usam várias redes de publicidade, técnicas de envenenamento de mecanismos de pesquisa e sites obscuros para gerar tráfego para os seus pop-ups. Os utilizadores caem nas suas iscasdepois de clicar em botões de descarregamento falsos, usar um site de torrent ou simplesmente clicar num resultado de mecanismo de pesquisa na Internet.
Com base na localização e nas informações do dispositivo dos utilizadores, são apresentados com uma fraude pop-up. Os erros apresentados em tais pop-ups variam entre fraudes de enriquecimento rápido a falsas verificações de vírus.
Como remover os pop-ups falsos?
Na maioria dos casos, as fraudes pop-up não infectam os dispositivos dos utilizadores com malware. Se encontrou um pop-up fraudulento, basta fechá-lo. Em alguns casos de fraude, os pop-ups podem ser difíceis de fechar; nestes casos - feche o navegador da Internet e reinicie-o.
Em casos extremamente raros, pode ser necessário redefinir o navegador da Internet. Para isso, use as nossas instruções explicando como redefinir as configurações do navegador da Internet.
Como prevenir pop-ups falsos?
Para prevenir ver fraudes pop-up, deve visitar apenas sites respeitáveis. Torrent, Crack, streaming gratuito de filmes online, descarregamento de vídeos do YouTube e outros sites de reputação semelhante geralmente redirecionam os utilizadores da Internet para fraudes pop-up.
Para minimizar o risco de encontrar fraudes pop-up, deve manter os seus navegadores de Internet atualizados e usar uma aplicação anti-malware respeitável. Para isso, recomendamos Combo Cleaner.
O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Isso depende do tipo de fraude que o/a enganou. Mais comumente, as fraudes pop-up tentam induzir os utilizadores a enviar dinheiro, fornecer informações pessoais ou dar acesso ao dispositivo.
- Se enviou dinheiro para os criminosos cibernéticos: deve entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar que foi enganado. Se informado prontamente, há uma hipótese de receber o seu dinheiro de volta.
- Se forneceu as suas informações pessoais: deve alterar as suas palavras-passe e ativar a autenticação de dois fatores em todos os serviços online que usa. Visite a Federal Trade Commission para denunciar roubo de identidade e obter passos de recuperação personalizadas.
- Se permitir que os criminosos cibernéticos se liguem ao seu dispositivo: deve verificar o seu computador com anti-malware respeitável (recomendamos Combo Cleaner) - os criminosos cibernéticos podem ter plantado trojans, keyloggers e outros malwares, não use o seu computador até remover possíveis ameaças.
- Ajude outros utilizadores da Internet: denuncie fraudes na Internet à Federal Trade Commission.
Perguntas mais frequentes (FAQ)
O que é uma burla de pop-up?
Uma burla pop-up é uma burla em linha em que aparecem mensagens pop-up enganadoras, muitas vezes alegando problemas como uma "infeção por vírus" ou uma "ameaça à segurança". Os utilizadores são convidados a clicar numa ligação ou a telefonar para um número para "resolver" o problema.
Qual é o objetivo de um pop-up scam?
O objetivo de um pop-up scam é enganar os utilizadores para que forneçam informações pessoais, paguem por serviços falsos ou concedam acesso aos seus dispositivos. Cair em tais esquemas pode levar ao roubo de identidade, perda monetária, infecções informáticas e outros problemas.
Porque é que me deparo com pop-ups falsos?
Os sites fraudulentos são difundidos através de e-mails enganadores, contas de redes sociais comprometidas ou falsas, anúncios enganadores e sites (por exemplo, páginas de torrents) ligados a redes de anúncios suspeitas. O adware e as notificações de páginas não confiáveis também podem redirecionar os utilizadores para sites fraudulentos.
O Combo Cleaner protege-me das burlas de pop-ups?
O Combo Cleaner pode analisar cada site que visita e detetar sites maliciosos. Isto inclui sites com esquemas de pop-up, pelo que receberá um aviso instantâneo e o acesso será bloqueado.
▼ Mostrar comentários