Como remover o VipKeyLogger do sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a
Que tipo de malware é o VipKeyLogger?
Durante a nossa análise do VipKeyLogger, descobrimos que é um malware que funciona como um keylogger (keystroke logger). Os agentes de ameaças utilizam malware deste tipo para roubar informações sensíveis das vítimas. Descobrimos que o VipKeyLogger é entregue através de e-mails fraudulentos que contêm um anexo malicioso.
Mais sobre o VipKeyLogger
O VipKeyLogger é um malware que regista todos os toques de tecla que um utilizador faz no seu dispositivo. Por outras palavras, este malware captura a entrada do teclado (tudo o que a vítima digita com um teclado). Uma vez infiltrado, o VipKeyLogger funciona em segundo plano. Normalmente, os criminosos virtuais por trás desse malware visam informações confidenciais.
Estas informações incluem credenciais de início de sessão (por exemplo, nomes de utilizador e palavras-passe), números de cartões de crédito, mensagens pessoais, informações de cartões de identificação, etc. Os dados recolhidos são depois enviados para os atacantes, que podem utilizá-los indevidamente para roubar identidades, aceder a contas pessoais, efetuar transacções (ou compras) não autorizadas e muito mais.
Uma vez que os keyloggers operam silenciosamente, os utilizadores muitas vezes não sabem que as suas informações estão a ser rastreadas até ser tarde demais. Isto torna os keyloggers especialmente perigosos, uma vez que podem recolher grandes quantidades de dados sensíveis ao longo do tempo sem levantar suspeitas. Na altura em que um keylogger é detectado, um atacante pode já ter acesso a uma variedade de dados sensíveis.
Portanto, é importante ter cuidado ao descarregar software, abrir ficheiros, links, etc., e tomar outras precauções para evitar o VipKeyLogger e outro malware.
Nome | VipKeyLogger registador de teclas |
Tipo de ameaça | Keylogger, Registador de Teclas |
Nomes de deteção | Avast (OLE:CVE-2018-0798 [Expl]), Combo Cleaner (Exploit.RTF-ObfsObjDat.Gen), ESET-NOD32 (Win32/Exploit.CVE-2017-11882.BOR), Kaspersky (HEUR:Exploit.MSOffice.CVE-2018-0802.gen), Symantec (Exp.CVE-2017-11882!g5), Lista completa (VirusTotal) |
Sintomas | Os keyloggers são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que não são visíveis sintomas específicos numa máquina infetada. |
Métodos de distribuição | Anexos de correio eletrónico infectados, documentos maliciosos, engenharia social |
Danos | Passwords e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, o computador da vítima adicionado a uma botnet. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Conclusão
Os keyloggers são ferramentas furtivas e prejudiciais que capturam informações sensíveis, muitas vezes sem o conhecimento da vítima. Podem causar danos graves, incluindo roubo de identidade, perdas financeiras e danos à reputação. Se um computador for infetado com malware deste tipo, devem ser tomadas medidas imediatas para evitar potenciais consequências.
Outros exemplos de keyloggers são Kraken, Viotto, e Snake.
Como é que o VipKeyLogger se infiltrou no meu computador?
O VipKeyLogger é espalhado disfarçando-se como uma ordem de compra falsa. Os cibercriminosos enviam-na por correio eletrónico, procurando enganar os destinatários e fazê-los pensar que se trata de um documento legítimo. Utilizam a esteganografia, uma técnica para esconder código malicioso em imagens. Quando o documento infetado é aberto, explora uma vulnerabilidade conhecida, a CVE-2017-11882.
Esta vulnerabilidade afecta certas versões do Microsoft Office, permitindo que o malware execute o seu código silenciosamente quando o documento é aberto. Através deste processo, o VipKeyLogger ganha acesso ao sistema para capturar as teclas premidas e outros dados sensíveis.
Como evitar a instalação de malware?
Seja cauteloso com e-mails inesperados ou irrelevantes de remetentes desconhecidos e evite clicar em quaisquer ligações ou abrir anexos que contenham. Descarregue ficheiros e aplicações de fontes oficiais, como lojas de aplicações com boa reputação. Evite utilizar software pirateado, "cracks" e descarregar de fontes não fiáveis, como redes peer-to-peer e sites duvidosos.
Desconfie de anúncios e pop-ups em sítios Web questionáveis. Além disso, actualize regularmente o seu software de segurança, aplicações e sistema operativo para se manter protegido. Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos que execute uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Captura de ecrã do e-mail que distribui o VipKeyLogger:
Texto desta mensagem de correio eletrónico:
Assunto: Ordem R04-T4077 TBA-2024
Caro fornecedor,
Abbiamo ricevuto il tuo contatto dal sito web della tua azienda, siamo interessati all'acquisto del tuo prodotto.
Fare riferimento al campione/catalogo allegato e promettere la stessa qualità.
Abbiamo bisogno urgentemente di articoli 1-4.
Facci sapere il tuo miglior prezzo comprese le spese di spedizione al nostro indirizzo qui sotto.INFORMAÇÕES SOBRE CONTACTOS:
Telefono: +39 011 9983460
Indirizzo: Corso Re Umberto, 12 - 10121 Torino - Italia.Aguardamos a sua resposta imediata.
Cordiais saudações,
Isabella Rossi
Responsabile acquistiFILTER TECHNICS S.r.l.
logótipo e bandeiras aqui
Telefono: +39 011 9983460
Fax: +39 011 9966905
Email: info@filtertechnics.it
Sito web: hxxps://filtertechnics.it
Indirizzo: C.so Re Umberto, 12 - 10121 Torino - Italy.
Anexo malicioso que distribui o VipKeyLogger:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o VipKeyLogger?
- PASSO 1. Remoção manual do malware VipKeyLogger.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se desejar remover o malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando o gestor de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregar um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o registo e as localizações do sistema de ficheiros:
Reiniciar o computador no modo de segurança:
Utilizadores do Windows XP e do Windows 7: Inicie o computador no modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de arranque do computador, prima a tecla F8 no teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com ligação em rede na lista.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã Iniciar do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, selecione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", selecione Arranque avançado.
Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".
Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para iniciar no modo de segurança com ligação em rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e selecione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" mantendo premido o botão "Shift" do teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas selecione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com rede.
Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":
Extraia o ficheiro descarregado e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Options" (Opções) na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" (Ocultar locais vazios) e "Hide Windows Entries" (Ocultar entradas do Windows). Após este procedimento, clique no ícone "Refresh" (Atualizar).
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.
Deve anotar o seu caminho e nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.
Reinicie o computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infetado com o malware VipKeyLogger, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
Formatar o seu dispositivo de armazenamento é uma maneira de remover completamente o malware VipKeyLogger. No entanto, é uma medida drástica que vai apagar todos os seus dados. Antes de formatar, tente usar um software de segurança respeitável como o Combo Cleaner para remover o VipKeyLogger.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
O software maligno pode causar roubo de identidade, perda financeira e encriptação de dados, entre outros problemas graves. Também pode causar falhas no sistema, injetar cargas úteis adicionais e causar outros problemas.
Qual é o objetivo do VipKeyLogger?
O VipKeyLogger foi concebido para registar todas as teclas digitadas num dispositivo infetado (capturar informações sensíveis, tais como nomes de utilizador, palavras-passe, números de cartão de crédito e mensagens pessoais). O principal objetivo deste malware é reunir dados valiosos sem o conhecimento da vítima.
Como é que o VipKeyLogger se infiltrou no meu computador?
O VipKeyLogger provavelmente infiltrou-se no seu computador fazendo-se passar por uma ordem de compra legítima enviada por email. Esse anexo de e-mail usou uma técnica chamada esteganografia para esconder código malicioso dentro de uma imagem. O anexo explorava uma vulnerabilidade conhecida quando aberto, permitindo que o malware se infiltrasse no seu sistema.
O Combo Cleaner protege-me do malware?
Sim, o Combo Cleaner consegue detetar e remover quase todo o malware conhecido. É importante saber que o malware avançado se esconde frequentemente nas profundezas do sistema, por isso é essencial executar uma verificação completa do sistema para garantir a deteção e remoção completas.
▼ Mostrar comentários