Evite ser enganado por falsos lançamentos aéreos do Blast
Escrito por Tomas Meskauskas a
Que tipo de esquema é o "Blast Airdrop"?
Este "Blast Airdrop" é falso. Quando os utilizadores tentam participar neste airdrop (giveaway), desencadeiam um mecanismo de drenagem de criptomoedas que esvazia as suas carteiras de fundos.
Visão geral do golpe "Blast Airdrop"
Este golpe promete distribuir a criptomoeda Blast (BLAST). Os utilizadores são instruídos a ligar as suas carteiras criptográficas para participarem no lançamento aéreo fraudulento. Assim que a "ligação" é estabelecida, um mecanismo de drenagem começa a funcionar, efectuando transacções automáticas das carteiras das vítimas.
O alcance da perda financeira depende do valor dos activos digitais roubados. Deve ser mencionado que, devido à natureza quase indetetável das transacções de criptomoeda, estas não podem ser revertidas.
Nome | "Blast Airdrop" sítio Web fraudulento |
Tipo de ameaça | Phishing, burla, engenharia social, fraude |
Disfarce | Lançamento aéreo da criptomoeda Blast (BLAST). |
Domínios relacionados | big-bang[.]online |
Nomes de Deteção (big-bang[.]online) | Emsisoft (Phishing), Certego (Suspeito), Ermes (Não recomendado), Lista completa de detecções (VirusTotal) |
Endereço IP do servidor (big-bang[.]online) | 172.67.163.135 |
Métodos de distribuição | Mensagens de spam nas redes sociais, sites comprometidos, anúncios pop-up online desonestos, aplicações potencialmente indesejadas. |
Danos | Perda monetária |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de drenagem de moeda criptográfica
"BitDogs Mint Free", "Claim Manta", "FTX Customer Claims", "MASA Token Distribution", e "WELL Earn Eligibility" são apenas alguns exemplos de esquemas de drenagem de criptomoedas.
Vale ressaltar que a Internet está cheia de conteúdo enganoso e malicioso. As alegações falsas populares utilizadas pelas fraudes incluem as relacionadas com brindes, promoções de produtos, lotarias, erros/infecções do sistema, software desatualizado, etc.
Independentemente do que as fraudes oferecem, prometem ou avisam, o objetivo final é o mesmo: gerar receitas à custa das vítimas. Por conseguinte, aconselhamos vivamente que se tenha cuidado ao navegar.
Como é que abri um site fraudulento?
A fraude "Blast Airdrop" foi observada a ser promovida através de publicações na plataforma de redes sociais X (antigo Twitter). Estas publicações foram provavelmente efectuadas através de contas pirateadas. As contas podem ter sido roubadas de projectos genuínos, organizações, empresas, celebridades, influenciadores, etc.
No entanto, "Blast Airdrop" pode ser endossado usando outros métodos também. As fraudes online são principalmente empurradas através de links/anexos em spam (por exemplo, publicações de redes sociais/fóruns, e-mails, DMs/PMs, SMSes, notificações de navegador, etc.) ou redireccionamentos gerados por sites que usam redes de publicidade desonestas, URLs mal digitados, anúncios intrusivos e adware.
Como evitar visitar sítios Web fraudulentos?
Os conteúdos falsos e maliciosos em linha parecem muitas vezes legítimos e inofensivos. Por exemplo, os anúncios intrusivos e as notificações de spam podem parecer inócuos - mas redireccionam para páginas Web não fiáveis/dúbias (por exemplo, jogos de azar, promoção de burlas, encontros para adultos, pornografia, etc.). Por conseguinte, recomendamos vivamente que tenha cuidado ao navegar.
Preste atenção aos URLs e escreva-os com cuidado. Seja seletivo quanto aos sites que permite que apresentem notificações no browser; não permita que páginas suspeitas o façam (ou seja, não clique em "Permitir", "Permitir notificações", etc.) e, em vez disso, ignore ou negue estes pedidos (ou seja, selecione "Bloquear", "Bloquear notificações", etc.).
Desaconselhamos a utilização de sítios Web que ofereçam conteúdos pirateados ou outros serviços questionáveis (por exemplo, streaming ou descarregamento ilegal, Torrenting, etc.), uma vez que estes sítios são normalmente monetizados através de redes de publicidade desonestas. Tratar com cuidado as mensagens de correio eletrónico e outras mensagens recebidas. Não abrir anexos ou ligações presentes em correio suspeito/irrelevante.
Para evitar que software agregado/prejudicial se infiltre no sistema - descarregue de fontes oficiais/verificadas e esteja atento ao instalar conteúdo (por exemplo, leia os termos, explore as opções, use as definições "Personalizadas/Avançadas" e opte por não aceitar aplicações adicionais, extensões, etc.).
Se o seu computador já estiver infetado, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente todas as ameaças.
O aparecimento do esquema "Blast Airdrop" (GIF):
Captura de ecrã de uma publicação que promove a fraude "Blast Airdrop" na plataforma de redes sociais X (antigo Twitter):
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é "Blast Airdrop" sítio Web fraudulento?
- Como identificar uma fraude pop-up?
- Como é que as fraudes pop-up funcionam?
- Como remover os pop-ups falsos?
- Como prevenir os pop-ups falsos?
- O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Como identificar uma fraude pop-up?
As janelas pop-up com várias mensagens falsas são um tipo de erro comum que os criminosos cibernéticos usam. Recolhem dados pessoais confidenciais, induzem os utilizadores da Internet a ligar para números falsos de suporte técnico, assinam serviços online inúteis, investem em fraudes obscuras de criptomoeda etc.
Embora na maioria dos casos estes pop-ups não infectem os dispositivos dos utilizadores com malware, podem causar perda monetária direta ou resultar em roubo de identidade.
Os criminosos cibernéticos esforçam-se para criar as suas janelas pop-up fraudulentas para parecerem confiáveis, no entanto, as fraudes geralmente têm as seguintes características:
- Erros de ortografia e imagens não profissionais - Inspecione de perto as informações exibidas num pop-up. Erros de ortografia e imagens não profissionais podem ser um sinal de fraude.
- Sentimento de urgência - Temporizador de contagem regressiva com alguns minutos, a pedir que insira as suas informações pessoais ou assine algum serviço online.
- Declarações que ganhou algo - Se não participou de uma lotaria, competição online, etc., e vê uma janela pop-up a informar que ganhou.
- Verificação de computador ou dispositivo móvel - Uma janela pop-up que verifica o seu dispositivo e informa sobre problemas detectados - é, sem dúvida, uma fraude; páginas web não podem executar tais ações.
- Exclusividade - Janelas pop-up a informar que somente tem acesso secreto a um fraude financeiro que pode torná-lo rico rapidamente.
Exemplo de uma fraude pop-up:
Como é que as fraudes pop-up funcionam?
Os criminosos cibernéticos e os comerciantes fraudulentos geralmente usam várias redes de publicidade, técnicas de envenenamento de mecanismos de pesquisa e sites obscuros para gerar tráfego para os seus pop-ups. Os utilizadores caem nas suas iscasdepois de clicar em botões de descarregamento falsos, usar um site de torrent ou simplesmente clicar num resultado de mecanismo de pesquisa na Internet.
Com base na localização e nas informações do dispositivo dos utilizadores, são apresentados com uma fraude pop-up. Os erros apresentados em tais pop-ups variam entre fraudes de enriquecimento rápido a falsas verificações de vírus.
Como remover os pop-ups falsos?
Na maioria dos casos, as fraudes pop-up não infectam os dispositivos dos utilizadores com malware. Se encontrou um pop-up fraudulento, basta fechá-lo. Em alguns casos de fraude, os pop-ups podem ser difíceis de fechar; nestes casos - feche o navegador da Internet e reinicie-o.
Em casos extremamente raros, pode ser necessário redefinir o navegador da Internet. Para isso, use as nossas instruções explicando como redefinir as configurações do navegador da Internet.
Como prevenir pop-ups falsos?
Para prevenir ver fraudes pop-up, deve visitar apenas sites respeitáveis. Torrent, Crack, streaming gratuito de filmes online, descarregamento de vídeos do YouTube e outros sites de reputação semelhante geralmente redirecionam os utilizadores da Internet para fraudes pop-up.
Para minimizar o risco de encontrar fraudes pop-up, deve manter os seus navegadores de Internet atualizados e usar uma aplicação anti-malware respeitável. Para isso, recomendamos Combo Cleaner.
O que fazer se for enganado por uma fraude pop-up?
Isso depende do tipo de fraude que o/a enganou. Mais comumente, as fraudes pop-up tentam induzir os utilizadores a enviar dinheiro, fornecer informações pessoais ou dar acesso ao dispositivo.
- Se enviou dinheiro para os criminosos cibernéticos: deve entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar que foi enganado. Se informado prontamente, há uma hipótese de receber o seu dinheiro de volta.
- Se forneceu as suas informações pessoais: deve alterar as suas palavras-passe e ativar a autenticação de dois fatores em todos os serviços online que usa. Visite a Federal Trade Commission para denunciar roubo de identidade e obter passos de recuperação personalizadas.
- Se permitir que os criminosos cibernéticos se liguem ao seu dispositivo: deve verificar o seu computador com anti-malware respeitável (recomendamos Combo Cleaner) - os criminosos cibernéticos podem ter plantado trojans, keyloggers e outros malwares, não use o seu computador até remover possíveis ameaças.
- Ajude outros utilizadores da Internet: denuncie fraudes na Internet à Federal Trade Commission.
Perguntas mais frequentes (FAQ)
O que é uma burla em linha?
As burlas em linha são embustes, esquemas e fraudes promovidos na Internet. Este conteúdo enganador tem como objetivo induzir os utilizadores a realizar acções específicas, por exemplo, ligar carteiras digitais a cripto-drenos, revelar informações privadas, fazer transacções monetárias, descarregar/instalar software, ligar para linhas de apoio falsas, comprar produtos, etc.
Qual é o objetivo das burlas em linha?
As burlas em linha são concebidas para gerar receitas. Os cibercriminosos lucram principalmente com a obtenção de fundos através do engano, da promoção de conteúdos (por exemplo, sítios Web, software, produtos, serviços, etc.), do abuso/venda de informações sensíveis e da proliferação de malware.
Perdi criptomoedas devido à burla "Blast Airdrop", posso recuperar o meu dinheiro?
Não, as vítimas de fraudes como a "Blast Airdrop" não podem recuperar os seus activos digitais. Estas transacções não podem ser revertidas devido à sua natureza praticamente indetetável.
Porque é que me deparo com fraudes online?
A burla "Blast Airdrop" foi promovida através de publicações no X (formalmente Twitter). No entanto, são possíveis outros métodos de promoção. Para além das publicações nas redes sociais, são utilizados vários tipos de spam para apoiar as fraudes (por exemplo, e-mails, notificações do navegador, PMs/DMs, SMSs, etc.). Além disso, páginas web enganosas podem ser acedidas através de redireccionamentos causados por sites que empregam redes de publicidade desonestas, anúncios intrusivos, URLs mal escritos e adware instalado.
O Combo Cleaner vai proteger-me de burlas online?
O Combo Cleaner pode analisar todas as páginas Web que visita em busca de conteúdos desonestos, enganadores e maliciosos. Por isso, se visitar um site desse género, será imediatamente avisado e o acesso ao mesmo será negado.
▼ Mostrar comentários