Vírus XMRig (Mac)
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
O que é "XMRig"?
O XMRig é uma aplicação legítima de código aberto que permite a utilização dos recursos da CPU do sistema para minerar criptomoedas. Os criminosos cibernéticos costumam fazer uso indevido dessas ferramentas para gerar rendimento de maneiras maliciosas. Aqui, examinamos o malware que combina uma ferramenta de backdoor denominada EmPyre com XMRig e permite que os criminosos cibernéticos explorem sistemas infectados para minerar criptomoedas.
Este malware afirma ser Adobe Zii, uma ferramenta usada para 'quebrar' o software Adobe e contornar a ativação. Depois de aberto, este malware executa um script de shell projetado para descarregar outro script escrito na linguagem de programação Python. O script Python é denominado "sample.app" numa tentativa de dar a impressão que é a genuína ferramenta Adobe Zii.
Depois de executado, "sample.app" executa uma série de ações. Em primeiro lugar, verifica se a aplicação Little Snitch (firewall) está instalado. Neste caso, o script é encerrado e a infecção é interrompida. Se presente, Little Snitch bloquearia a ligação do primeiro script de shell e o "sample.app" não teria sido descarregue em primeiro lugar.
Portanto, essa verificação é um tanto redundante. Segue-se a injeção do backdoor EmPyre - isso permite a execução de vários comandos remotamente. Depois que a porta dos fundos é aberta, um comando que descarrega e executa o XMRig miner é executado; no entanto, este pode não ser o único problema que enfrenta.
Conforme mencionado, o EmPyre executa várias ações no sistema infectado. Portanto, os criminosos podem infiltrar outros vírus no sistema, colocando os seus dados e privacidade em risco.
Conforme mencionado acima, o XMRig exibe CPUs de sistema para extrair criptomoedas. Este é essencialmente um processo pelo qual os computadores resolvem vários problemas matemáticos. Para cada problema resolvido, uma recompensa (uma fração da moeda Monero) é dada. Quanto mais poderoso o hardware, mais rendimento é gerada.
Portanto, o processo de mineração é caro, uma vez que hardware poderoso é caro. Para resolver isso, os criminosos cibernéticos empregam os computadores de utilizadores regulares. Um computador doméstico comum é uma escolha ruim para a criptomineração, uma vez que o custo da eletricidade é equivalente ou superior a qualquer rendimento gerada.
No entanto, quando milhares de computadores são ligados gratuitamente, a rendimento torna-se alta. A criptomineração apresenta riscos e problemas para utilizadores regulares. pode utilizar até 100% dos recursos de hardware, tornando o sistema virtualmente inutilizável ou a causar travamento (o que pode conduzir à perda de dados permanente [devido a documentos não guardados e assim por diante]).
Além disso, o hardware totalmente carregado gera calor excessivo. Portanto, em certas circunstâncias (altas temperaturas ambiente, sistemas de resfriamento ruins, etc.), o hardware pode superaquecer, levando a perdas financeiras significativas. Além disso, essas ações são realizadas sem o consentimento dos utilizadores e todas rendimentos são recebidas por criminosos cibernéticos, enquanto as vítimas não recebem nada em troca.
Se recentemente tentou piratear o software Adobe ao usar a ferramenta Adobe Zii e notou uma redução significativa no desempenho do sistema, deve fazer uma verificação imediatamente com um conjunto antivírus/anti-spyware confiável e eliminar todas ameaças detectadas.
Também recomendamos fortemente que nunca participe da pirataria de software, uma vez que, além de ser ilegal, também está se expondo a várias ameaças. A maioria das "ferramentas" que supostamente ajudam a contornar a ativação do software são maliciosas e prejudiciais ao sistema - usá-las pode conduzir a infecções de sistema de alto risco e sérios problemas de privacidade.
Nome | Minerador do CPU XMRig |
Tipo de Ameaça | Malware do Mac, vírus do Mac |
Sintomas | O seu Mac torna-se mais lento que o normal, vê anúncios pop-up indesejados, é redireccionado para sites duvidosos. |
Métodos de Distribuição | Anúncios pop-up fraudulentos, instaladores de software grátis (agregação), instaladores de flash player falsos, descarregamentos de ficheiros torrent. |
Danos | Rastreio do navegador da Internet (potenciais problemas de privacidade), exibição de anúncios indesejados, redireccionamento para sites duvidosos, perda de informação privada. |
Remoção do Malware (Mac) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu Mac com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Existem muitos vírus que usam indevidamente a ferramenta XMRig para minerar criptomoedas sem o consentimento dos utilizadores. Por exemplo, KingMiner, Winstar, e assim por diante. Os desenvolvedores são diferentes e os vírus também podem ser ligeiramente diferentes; no entanto, todos têm a mesma finalidade e causam problemas idênticos. Portanto, deve eliminá-los imediatamente.
Como é que as aplicações potencialmente indesejadas form instaladas no meu computador?
Como mencionado acima, os problemas começam com malware que afirma ser um crack do Adobe Zii. Portanto, os utilizadores que tentam a privacidade do software correm o risco de infecção do sistema. O malware disfarçado abre um backdoor EmPyre, que é usado para infiltrar o XMRig no sistema. Disfarçar vírus é um método popular de distribuição de malware.
Os criminosos cibernéticos frequentemente proliferam estes vírus disfarçados ao usar campanhas de email de spam e várias fontes não oficiais de descarregamento de software. Campanhas de spam exibem mensagens de email enganosas, a incentivar os utilizadores a abrir anexos que são apresentados como legítimos. Na verdade, uma vez abertos, estes ficheiros (por exemplo, documentos do MS Office, ficheiros PDF e similares) descarregam e instalam malware.
Redes peer-to-peer (P2P) (por exemplo, torrents, eMule, etc.), sites de descarregamento de freeware, sites de hospedagem de ficheiros gratuitos e fontes de descarregamento de terceiros semelhantes são usados para apresentar programas maliciosos como software legítimo. Isso costuma enganar os utilizadores para que descarreguem e instalem malware. O desconhecimento dessas ameaças e o comportamento descuidado são os principais motivos das infecções de computador.
Como evitar a instalação de aplicações potencialmente indesejadas?
Cuidado é a chave para a segurança do computador. Portanto, preste atenção ao navegar na Internet e descarregar/instalar software. Pense duas vezes antes de abrir anexos de email. Ficheiros que parecem irrelevantes e aqurecebidos de endereços de email suspeitos/irreconhecíveis nunca devem ser abertos.
Além disso, descarregue o software apenas de fontes oficiais, ao usar links diretos para descarregamento. Descarregadores/instaladores de terceiros geralmente incluem aplicações nocivas e, portanto, essas ferramentas nunca devem ser usadas.
Tenha um conjunto antivírus/anti-spyware confiável instalado e em execução - essas ferramentas podem detectar e eliminar malware antes que danifique o sistema. Se o seu computador já estiver infectado com APIs, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminá-las automaticamente.
Ferramenta falsa do Adobe Zii ao descarregar o script Python malicioso:
Pop-up a pedir permissão para executar comandos shell:
Os processos maliciosos ("xmrig", "ScriptMonitor", "Adobe Zii") no Mac Activity Monitor:
Remoção automática instantânea do malware Mac:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware Mac. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner para Mac
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias de teste grátis limitado disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é "XMRig"?
- PASSO 1. Remova os ficheiros e pastas relacionados às APIs do OSX.
- PASSO 2. Remova as extensões maliciosas do Safari.
- PASSO 3. Remova os add-ons do Google Chrome.
- PASSO 4. Remova os plug-ins indesejados do Mozilla Firefox.
O vídeo demonstra como remover vírus XMRig ao usar Combo Cleaner:
Remoção das aplicações potencialmente indesejadas:
Remova as aplicações potencialmente indesejadas da sua pasta "Aplicações":
Clique no ícone Finder. Na janela do Finder, selecione "Aplicações". Na pasta aplicações, procure "MPlayerX", "NicePlayer" ou outras aplicações suspeitas e arraste-as para a Reciclagem. Após remover as aplicações potencialmente indesejadas que causam anúncios online, verifique o seu Mac por qualquer componente indesejado.
Remova os ficheiros e pastas relacionados a minerador do cpu xmrig:
Clique no ícone do Finder, no menu de barras. Escolha Ir, e clique em Ir para Pasta...
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchAgents:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique para adware gerado por ficheiros na pasta /Library/Application Support:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/Application Support
Na pasta "Application Support", procure qualquer pasta suspeita recém-adicionada. Por exemplo, "MPlayerX" ou tese "NicePlayer" e mova as pastas para a Reciclagem.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta ~/Library/LaunchAgents:
Na barra Ir para Pasta, escreva: ~/Library/LaunchAgents
Na pasta "LaunchAgents", procure por ficheiros adicionados recentemente suspeitos e mova-os para a Reciclagem. Exemplos de ficheiros gerados pelo adware - “installmac.AppRemoval.plist”, “myppes.download.plist”, “mykotlerino.ltvbit.plist”, “kuklorest.update.plist”, etc. Comumente o adware instala vários ficheiros no mesmo string.
Verifique por ficheiros gerados por adware na pasta /Library/LaunchDaemons:
Na pasta Ir para...barra, tipo: /Library/LaunchDaemons
Na pasta "LaunchDaemons", procure qualquer ficheiro suspeito recém-adicionado. Por exemplo “com.aoudad.net-preferences.plist”, “com.myppes.net-preferences.plist”, "com.kuklorest.net-preferences.plist”, “com.avickUpd.plist”, etc., e mova-os para a Reciclagem.
Verifique o seu Mac com o Combo Cleaner:
Se seguiu todas as etapas na ordem correta, o Mac deve estar livre de infecções. Para ter certeza de que seu sistema não está infectado, execute uma verificação com o Combo Cleaner Antivirus. Descarregue-o AQUI. Depois de descarregar o ficheiro, clique duas vezes no instalador combocleaner.dmg, na janela aberta, arraste e solte o ícone Combo Cleaner no topo do ícone Applications. Agora abra a sua barra de lançamento e clique no ícone Combo Cleaner. Aguarde até que o Combo Cleaner atualize seu banco de dados de definições de vírus e clique no botão "Start Combo Scan".
O Combo Cleaner irá analisar o seu Mac em pesquisa de infecções por malware. Se a verificação antivírus exibir "nenhuma ameaça encontrada", isso significa que pode continuar com o guia de remoção, caso contrário, é recomendável remover todas as infecções encontradas antes de continuar.
Depois de remover os ficheiros e pastas gerados pelo adware, continue a remover extensões fraudulentas dos seus navegadores de Internet.
Remoção do minerador do cpu xmrig dos navegadores de Internet:
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Remova minerador do cpu xmrig as extensões relacionada ao Safari:
Abra o navegador Safari, a partir do menu de barra, selecione "Safari" e clique em "Preferências ...".
Na janela de preferências, selecione "Extensões" e procure por qualquer extensão suspeita recém-instalada. Quando localizada clique no botão "Desinstalar" ao lado dela/delas. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Safari - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
- Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Safari.
Remova os plugins fraudulentos do Mozilla Firefox:
Remova minerador do cpu xmrig add-ons relacionados ao Mozilla Firefox:
Abra o navegador Mozilla Firefox. No canto superior direito do ecrã, clique no botão "Abrir Menu" (três linhas horizontais). No menu aberto, escolha "Add-ons".
Escolha o separador "Extensões" e procure os complementos suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Desinstalar" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Mozilla Firefox - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Mozilla Firefox.
Remova as extensões fraudulentas do Google Chrome:
Remova minerador do cpu xmrig add-ons relacionados ao Google Chrome:
Abra o Google Chrome e clique no botão "menu Chrome" (três linhas horizontais), localizado no canto superior direito da janela do navegador. A partir do menu flutuante, escolha "Mais Ferramentas" e selecione "Extensões".
Escolha a janela "Extensões" e procure os add-ons suspeitos recém-instalados. Quando localizado clique no botão "Reciclagem" ao lado dele/deles. Note que pode desinstalar seguramente todas as extensões do seu navegador Google Chrome - não são cruciais para o funcionamento normal do navegador.
Se continuar a ter problemas com redirecionamentos de navegador e anúncios indesejados - Restaure o Google Chrome.
▼ Mostrar comentários