Como remover uma extensão de navegador fraudulenta denominada "Chrome"
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
O que é uma extensão "Chrome" falsa?
Ao inspecionar sites que oferecem software "pirateado", os nossos pesquisadores descobriram uma extensão de navegador nociva intitulada simplesmente "Chrome". Muitas extensões falsas podem usar este nome. Regra geral, é comum que softwares duvidosos usem nomes e gráficos de produtos e empresas legítimos. Normalmente, aplicações fraudulentas e extensões de navegador têm funcionalidades prejudiciais. A extensão "Chrome" ilegítima que analisamos tinha recursos do tipo de adware.
Visão geral da extensão "Chrome" falsa
O adware significa software suportado por publicidade. Funciona ao permitir a colocação de pop-ups, cupões e outros anúncios intrusivos em sites visitados e/ou diferentes interfaces. Estes anúncios promovem conteúdo altamente questionável e perigoso, como fraudes, sites e softwares não confiáveis/nocivos e até malware.
Ao clicar, alguns anúncios intrusivos podem executar scripts para fazer descarregamentos/instalações furtivas. Deve-se mencionar que quaisquer produtos legítimos encontrados através de tais anúncios provavelmente são promovidos por criminosos cibernéticos que abusam dos seus programas de afiliados para adquirir comissões fraudulentamente pela exibição.
O software com suporte de publicidade pode não funcionar conforme projetado (ou seja, não exibir campanhas publicitárias) se o navegador/sistema ou a geolocalização do utilizador forem incompatíveis, páginas web específicas não forem visitadas ou outras condições forem inadequadas. No entanto, se uma extensão "Chrome" falsa exibe anúncios é irrelevante, pois a sua presença num dispositivo coloca em risco a sua integridade e segurança do utilizador.
É digno de nota que esta extensão ilegítima usa o recurso do navegador Google Chrome "Gerido pela sua organização" para garantir a persistência complicando a sua remoção.
Softwares semelhantes a esta falsa extensão "Chrome" geralmente têm características de sequestrador de navegador. No entanto, a extensão em questão não apresentou nenhum durante a nossa análise.
É provável que este software fraudulento tenha funcionalidades de rastreio de dados. Tanto o adware quanto os sequestradores de navegador geralmente recolhem dados privados, por exemplo, históricos de navegação e mecanismos de pesquisa, nomes de utilizador/palavras-passe, detalhes de identificação pessoal, números de cartão de crédito, etc.).
Embora a descrição desta extensão "Chrome" falsa indique que não é da Chrome Web Store, se o oposto for verdadeiro - isso não significa legitimidade. Os desenvolvedores de software desonesto geralmente usam fontes de descarregamento oficiais, pois automaticamente dão credibilidade aos produtos. Portanto, usar estes canais de descarregamento pode conduzir a um número maior de instalações antes que o produto nocivo seja sinalizado e removido.
Portanto, é altamente recomendável pesquisar softwares (por exemplo, verificar os desenvolvedores, ler os comentários e termos de instalação etc.) e fazer o descarregamento apenas de fontes confiáveis.
Em suma, a presença de software como esta extensão "Chrome" falsa em dispositivos pode conduzir a infecções do sistema, problemas graves de privacidade, perdas financeiras e até roubo de identidade.
Nome | Anúncios pela extensão falsa "Chrome" |
Tipo de Ameaça | Adware, Anúncios indesejados, Vírus Pop-up |
Extensão(s) do(s) navegador(s) | "Chrome" (sem aspas) |
Nomes de Detecção (instalador fraudulento) | Avast (Win32:PWSX-gen [Trj]), Combo Cleaner (Trojan.GenericKD.49026290), ESET-NOD32 (Múltiplas Detecções), Kaspersky (Trojan-Banker.Win32.Passteal.ph), Microsoft (Trojan:Win32/Floxif.AV!MTB), Lista Completa de Detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Ver anúncios não provenientes dos sites que está a navegar. Anúncios pop-up intrusivos. Diminuição da velocidade de navegação na Internet. |
Métodos de Distribuição | Sites de software 'crack', anúncios pop-up fraudulentos, instaladores de software gratuito (agregação), instaladores falsos do Flash Player. |
Danos | Diminuição do desempenho do computador, rastreio do navegador - problemas de privacidade, possíveis infecções adicionais por malware. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de software similares
Fake Google Translate, fake Coinbase Wallet, e fake Google Docs são alguns exemplos de softwares semelhantes à extensão "Chrome" falsa.
O único objetivo das aplicações ilegítimas e extensões/plug-ins de navegador é gerar rendimento através de várias capacidades prejudiciais, como executar campanhas publicitárias intrusivas, causar redirecionamentos, promover mecanismos de pesquisa falsos, recolher dados vulneráveis e assim por diante.
Como é que a extensão "Chrome" falsa foi instalada no meu computador?
Descarregamos o instalador que contém esta extensão "Chrome" falsa de um site que oferece software "pirateado". Na verdade, canais de descarregamento duvidosos (por exemplo, redes de partilha P2P, bem como descarregamentos ilegais, sites de terceiros e freeware etc.) são frequentemente usados para distribuir aplicações/extensões fraudulentos.
O software deste tipo também pode ser agregado (agregado) com programas regulares. Os atualizadores/instaladores do Adobe Flash Player Falso também são usados na distribuição.
Além disso, os anúncios intrusivos são usados para distribuir software não confiável. Uma vez clicados, alguns destes anúncios podem executar scripts para fazer descarregamentos/instalações sem o consentimento do utilizador.
Como evitar a instalação do software nocivo?
Recomendamos fortemente pesquisar o software e descarregá-lo de fontes oficiais/verificadas. Ao instalar, é importante ler os termos, estudar as opções possíveis, usar as configurações "Personalizadas/Avançadas" e desativar todas as aplicações, ferramentas, recursos adicionais etc.
Outra recomendação é ter cuidado ao navegar, pois o material ilegítimo e malicioso normalmente parece inofensivo. Por exemplo, os anúncios intrusivos parecem comuns e inócuos - no entanto, redirecionam para sites não confiáveis/questionáveis (por exemplo, pornografia, jogos, namoro adulto etc.).
Se receber tais anúncios/redirecionamentos, inspecione o sistema e remova imediatamente todas as aplicações duvidosas e extensões/plug-ins do navegador. Se o seu computador já estiver infectado com uma extensão "Chrome" falsa, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente este adware.
Screenshot da descrição da extensão "Chrome" falsa a informar que não é da Chrome Web Store:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é uma extensão "Chrome" falsa?
- PASSO 1. Desinstalar a aplicação "Chrome" utilizando o Painel de Controlo.
- PASSO 2. Remova os anúncios falsos de extensão "Chrome" do Google Chrome.
- PASSO 3. Remova a extensão 'Ads by "Chrome" do Mozilla Firefox.
- PASSO 4. Remova a extensão "Chrome" do Safari.
- PASSO 5. Remova as extensões fraudulentas do Microsoft Edge.
Remoção do ransomware "Chrome":
Utilizadores Windows 10:
Clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione Painel de Controlo no Menu de Acesso Rápido. Na janela aberta, escolha Desinstalar um Programa.
Utilizadores Windows 7:
Clique Início ("Logo Windows" no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho), escolha o Painel de Controlo. Localize Programas e clique em Desinstalar um programa.
Utilizadores macOS (OSX):
Clique Finder, na janela aberta selecione Aplicações. Arraste a app da pasta das Aplicações para a Reciclagem (localizado em Dock), e depois clique com o botão direito no botão da Reciclagem e selecione Esvaziar Reciclagem.
Na janela de desinstalação dos programas, procure por aplicações suspeitas, seleccione estas entradas e clique em "Desinstalar" ou "Remover".
Depois de desinstalar aplicações potencialmente indesejadas, verifique o seu computador à procura de componentes indesejados restantes ou possíveis infecções por malware. Para verificar o seu computador, use o software de remoção de malware recomendado.
Remova a extensão "Chrome" dos navegadores de Internet:
O vídeo demonstra como remover complementos potencialmente indesejados do navegador:
Remova as extensões maliciosas do Google Chrome:
Clique no ícone do menu do Chrome (no canto superior direito do Google Chrome), seleccione "Mais ferramentas" e clique em "Extensões". Localize "Chrome" e todas as outras extensões suspeitas, seleccione estas entradas e clique em "Remover".
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do anúncios pela extensão falsa "chrome", reinicie as configurações do navegador do Google Chrome. Clique no Chrome menu icon (no canto superior direito do Google Chrome) e selecione Settings. Faça scroll para o fundo do ecrã. Clique em Advanced… link.
Depois de descer para a parte de baixo do ecrã, clique no botão Reset (Restore settings to their original defaults).
Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Google Chrome para o padrão, clicando no botão Reset.
Remova os plugins do Mozilla Firefox:
Clique no menu Firefox (no canto superior direito da janela principal), seleccione "Add-ons e temas". Clique em "Extensões", na janela aberta localize "Chrome" bem como todas as extensões suspeitas recentemente instaladas, clique nos três pontos e depois clicar em "Remover".
Método opcional:
Os utilizadores de computador que estão a ter problemas com a remoção dos anúncios pela extensão falsa "chrome", podem repor as suas definições do Mozilla Firefox. Abra o Mozilla Firefox, no canto superior direito da janela principal clique no menu Firefox , na caixa do menu suspenso escolha Menu de Ajuda Aberto e selecione o menu de ajuda firefox .
Selecione Informação de Soluções de Problemas.
Na janela aberta, clique no botão Repor Firefox.
Nas janelas abertas confirme que quer restaurar as suas configurações do Mozilla Firefox para padrão, clicando no botão Repor.
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo, clique no menu Safari, e selecione Preferências….
Na janela aberta clique em Extensões, localize qualquer extensão suspeita instalada, selecione-a e clique Desinstalar.
Método opcional:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo e clique no menu Safari. Do menu suspenso, selecione Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Na janela aberta selecione histórico todo e clique no botão Limpar Histórico.
Remova as extensões maliciosas do Microsoft Edge:
Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge), selecione "Extensões". Localize todos os add-ons suspeitos de instalar recentemente e clique em "Remover" abaixo dos nomes.
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do anúncios pela extensão falsa "chrome", redefina as configurações do navegador Microsoft Edge. Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge) e selecione Configurações.
No menu de configurações aberto, selecione Redefinir configurações.
Selecione Restaurar configurações para os seus valores padrão. Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Microsoft Edge para o padrão, clicando no botão Redefinir.
- Se isso não ajudou, siga estas instruções alternativas, explicando como redefinir o navegador Microsoft Edge.
Resumo:
Mais comumente, o adware ou aplicações potencialmente indesejadas infiltram-se nos navegadores de Internet do utilizadores através de descarregamentos de software gratuito. Note que a fonte mais segura para fazer o descarregamento do software gratuito é que é o website dos desenvolvedores. Para evitar a instalação deste adware, deve prestar muita atenção ao descarregar e instalar o software gratuito. Ao instalar o programa gratuito já descarregue escolha as opções de instalação personalizada ou avançada - esta etapa irá revelar todos as aplicações potencialmente indesejadas que estão a ser instaladas juntamente com o seu programa gratuito escolhido.
Ajuda na remoção:
Se estiver a experienciar problemas ao tentar remover anúncios pela extensão falsa "chrome" a partir do seu computador, por favor, peça ajuda no nosso fórum de remoção de malware.
Deixe um comentário:
Se tiver informações adicionais sobre anúncios pela extensão falsa "chrome" ou a sua remoção por favor, partilhe o seu conhecimento na secção de comentários abaixo.
Fonte: https://www.pcrisk.com/removal-guides/24480-fake-chrome-extension
Perguntas Frequentes (FAQ)
O que é uma extensão "Chrome" falsa?
É uma extensão de navegador não autorizada chamada "Chrome". Softwares fraudulentos deste tipo são usados para gerar rendimento através de compras no aplicação, entrega de campanhas publicitárias intrusivas (adware), causando redirecionamentos/a promover mecanismos de pesquisa falsos (sequestradores de navegador), recolhendo informações privadas e assim por diante.
Que mal pode uma extensão "Chrome" falsa causar?
As ameaças apresentadas por um software dependem das suas capacidades. Enquanto a extensão "Chrome" falsa que analisamos operava como software suportado por publicidade (adware), é possível que outros produtos ilegítimos a usar o mesmo nome possam ter funcionalidades diferentes. Geralmente, as principais ameaças representadas por este software incluem diminuição da qualidade de navegação e desempenho do sistema, infecções do sistema, sérios problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade.
O que faz o adware?
O adware exibe anúncios em sites visitados e/ou outras interfaces. Alguns tipos também podem forçar a abertura de sites e recolher dados privados.
Como é que os desenvolvedores de adware geram rendimento?
Os desenvolvedores de adware geram a maior parte do seu rendimento através de programas de afiliados, a promover vários sites, aplicações, produtos, serviços etc.
O Combo Cleaner vai remover extensões "Chrome" falsas?
Sim, o Combo Cleaner pode detectar e eliminar várias ameaças. Vale ressalvar que a remoção manual (sem ajuda de programas de segurança) pode não ser ideal. Em alguns casos, mesmo depois do software suspeito ser removido (manualmente), vários remanescentes (ficheiros) permanecem no sistema. Além disso, os componentes restantes podem continuar em execução e causando problemas. Portanto, a remoção completa é crucial.
▼ Mostrar comentários