Como remover malware disfarçado de ChatGPT do seu sistema operativo
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
O que é o malware ChatGPT?
O "ChatGPT" refere-se ao conteúdo malicioso distribuído sob o disfarce de ChatGPT (Chat Generative Pre-Train Transformer) - um chatbot desenvolvido pela OpenAI. Desde a sua criação no Outono de 2022, o ChatGPT atingiu uma popularidade extrema. Na altura da redacção, a sua base de utilizadores cresceu mais de 100 milhões. É particularmente prevalecente que qualquer produto/serviço enormemente popular é rapidamente aproveitado por criminosos cibernéticos e vigaristas.
Embora o ChatGPT só esteja disponível online (chat.openai.com), foram descobertos numerosos clientes de secretária falsos e aplicações móveis que imitam este chatbot. Uma variedade de software nocivo e malicioso foi proliferada usando o "ChatGPT" como disfarce.
Além disso, OpenAI lançou ChatGPT Plus - um serviço premium pago. Isto abriu o caminho para os criminosos cibernéticos oferecerem versões "pirateadas" e criarem sites de pagamento falsos que visam a informação financeira das vítimas.
Deve salientar-se que este conteúdo fraudulento e perigoso não está de forma alguma associado nem ao ChatGPT real nem ao OpenAI.
Visão geral do malware ChatGPT
No momento da redacção, ChatGPT era uma ferramenta exclusivamente online - por conseguinte, não existem aplicações de ambiente de trabalho ou móveis disponíveis. No entanto, mais de 50 aplicações "ChatGPT" foram descobertas aleatoriamente. Promovidas em páginas fraudulentas ChatGPT/OpenAI no Facebook, sites maliciosos, Google Play, e lojas Android de terceiros - as aplicações incluem uma variedade de conteúdos suspeitos e virulentos (por exemplo, adware, APIs, trojans, etc.).
Foram observados falsos ChatGPTs a proliferar os seguintes tipos de malware do tipo "ladrão" para o SO Windows – Aurora, Lumma, e RedLine. Também tem havido casos em que este conteúdo fraudulento foi distribuído por malware do tipo recortador (programas capazes de substituir o conteúdo da área de transferência). As falsas aplicações Android disseminam malware Toll Fraud e o spyware SpyMax.
Em suma, a presença de uma aplicação ChatGPT ilegítima num dispositivo poderia resultar em encontros com anúncios ou redireccionamentos questionáveis/maliciosos, localização de actividades de navegação, perda de dados, graves problemas de privacidade, perdas financeiras significativas, e roubo de identidade.
Além disso, desde a criação do ChatGPT Plus - um serviço premium baseado numa assinatura mensal, os criminosos cibernéticos começaram a promover sites de pagamento falsos para este serviço. Os sites (independentemente de serem utilizados para proliferar malware ou recolher dados sensíveis) podem imitar perfeitamente os gráficos utilizados pelo site oficial do ChatGPT (chat.openai.com) e utilizar técnicas de digitação para obter os URLs o mais próximo possível do original.
Os sites de phishing descobertos visam as informações de cartões de crédito dos utilizadores (por exemplo, nomes, números de cartões, datas de validade, CVVs, etc.), que podem depois ser utilizados pelos vigaristas para fazer compras online não autorizadas ou realizar outras fraudes relacionadas com cartões de crédito.
Face à prevalência de conteúdo falso de ChatGPT, recomendamos veementemente precaução. Portanto, preste atenção aos URLs e introduza-os com cuidado; não confie em ofertas que soem demasiado boas para serem verdadeiras, e não descarregue/instale software promovido por fontes suspeitas.
Nome | vírus ChatGPT |
Tipo de Ameaça | Trojan, vírus ladrão de palavras-passe, malware bancário, spyware. |
Domínios Relacionados e Detecções de VirusTotal |
openai-pc-pro[.]online, chat-gpt-pc[.]online, chatgpt-go[.]online, chatgptftw[.]com |
Carga Útil | Aurora, Lumma, RedLine, SpyMax |
Sintomas | Os Trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem em silêncio, pelo que nenhum sintoma em particular é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, 'cracks' de software. |
Danos | As palavras-passe e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, computador da vítima adicionado a um botnet. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de utilização legítima de conteúdos para a promoção de fraudes/malware
Os criminosos cibernéticos empregam frequentemente os nomes, ícones e outros conteúdos associados a produtos e serviços legítimos para fins nefastos.
Alguns exemplos disto incluem: Zoom – videoconferencing software, Coinbase – carteira de moedas cripto, AVG AntiVirus – software de segurança, Google Translate – serviço de tradução de texto online, PayPal - serviço de transferência de dinheiro online (verificador de contas falsas), e assim por diante.
Abusar do conteúdo genuíno desta forma é lucrativo, uma vez que produtos/serviços populares são desejáveis e reconhecíveis. Além disso, a investigação à superfície sobre a parte das potenciais vítimas apenas as conduziria a fontes que confirmassem a legitimidade do conteúdo.
Como é que encontrei conteúdo falso do ChatGPT?
Os sites maliciosos/de phishing foram observados a serem promovidos por páginas ilegítimas do Facebook disfarçadas de conta oficial do ChatGPT. Estas páginas podem parecer legítimas devido à quantidade de conteúdo e de postagens disponíveis nas mesmas. Além disso, os sites malignos que subscrevem podem imitar de perto o design e URL do site oficial do ChatGPT.
Para além de tais sites, foram descobertas falsas aplicações ChatGPT Android na Google Play Store e em várias lojas de aplicações de terceiros. Embora o Google Play seja uma plataforma legítima de distribuição de aplicações, não é invulnerável a abusos cibernéticos. As equipas de análise podem ser rápidas na remoção de conteúdos não confiáveis/maliciosos, mas isto não dissuade os criminosos cibernéticos - uma vez que o alojamento dos seus programas em plataformas genuínas, mesmo por um curto período de tempo, pode valer a pena.
Deve ser mencionado que os falsos sites e software ChatGPT podem ser apoiados utilizando também outros métodos. Páginas web fraudulentas/maliciosas também podem ser acedidas através de emails de spam, sites que utilizam redes de publicidade fraudulenta, URLs mal digitados, notificações de navegador spam, anúncios intrusivos, e através de redireccionamentos causados por adware.
Software e malware indesejado são normalmente difundidos através de descarregamentos drive-by, fraudes online, anexos/links maliciosos em emails spam (por exemplo, emails, DMs/PMs, SMSs, etc.), malvertising, canais de descarregamento questionáveis (por exemplo, sites gratuitos e gratuitos de alojamento de ficheiros, redes de partilha Peer-to-Peer, etc.), programas pirateados e ferramentas de activação ilegal ("cracking"), actualizadores falsos, e instaladores agregados.
Como evitar a instalação de malware?
Recomendamos veementemente que tenha cuidado ao navegar, uma vez que os conteúdos online fraudulentos e maliciosos parecem geralmente legítimos e inofensivos. Preste atenção aos URLs e introduza-os com cuidado; não clique em links não confiáveis. Ignore ou negue pedidos de distribuição de notificações de sites questionáveis, ou seja, não clique em "Permitir", "Permitir Notificações", ou quaisquer opções semelhantes.
Outra recomendação é pesquisar sempre o software através da leitura de termos e análises de peritos/utilizadores, verificando as permissões necessárias e outras condições, verificando a legitimidade do desenvolvedor, etc. Além disso, todos os descarregamentos devem ser efectuados a partir de fontes oficiais e fidedignas.
Aconselhamos a activação e actualização de programas utilizando apenas funções/ferramentas genuínas, uma vez que as adquiridas de terceiros podem conter malware.
Aborde os emails recebidos, DMs/PMs, SMSs, e outras mensagens com precaução. Os anexos ou links encontrados no email suspeito/irrelevante não devem ser abertos, uma vez que podem ser infecciosos.
Devemos enfatizar a importância de ter um antivírus de boa reputação instalado e atualizado. O software de segurança deve ser usado para executar verificações regulares do sistema e remover ameaças/problemas detectados. Se acredita que o seu computador já está infectado, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Página do Facebook do Falso ChatGPT a promover sites fraudulentos/maliciosos (fonte de imagem – Cyble):
Falso site de pagamento ChatGPT utilizado para fins de phishing:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o malware ChatGPT?
- PASSO 1. Remoção manual do malware.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.
Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".
Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::
Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus. Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O que é "malware ChatGPT"?
O malware "ChatGPT" refere-se a falsos sites e software disfarçados de conteúdo relacionado com o ChatGPT chatbot. Isto inclui (mas não está limitado a) falsos: contas de meios de comunicação social, páginas web de pagamento para serviços ChatGPT premium, programas de ambiente de trabalho, aplicações Android, etc.
Qual é o objetivo do conteúdo falso de ChatGPT?
A utilização não autorizada de nomes, logótipos e outros conteúdos associados ao ChatGPT - é empregue para atrair os utilizadores a cair em fraudes. Os criminosos cibernéticos têm geralmente como objectivo gerar rendimentos à custa das vítimas. No caso de conteúdo falso ChatGPT, os criminosos podem lucrar enganando os utilizadores no pagamento de serviços falsos, divulgando as suas informações financeiras (por exemplo, detalhes de cartão de crédito, etc.), descarregando/instalando malware, e assim por diante.
Forneci as minhas informações pessoais quando fui enganado por um email do site falso ChatGPT, o que devo fazer?
Se forneceu informações pessoalmente identificáveis ou relacionadas com finanças (por exemplo, detalhes de cartões de identificação, números de cartões de crédito, etc.) - contacte imediatamente as autoridades competentes. E se acreditar que as suas contas online estão em risco - altere as palavras-passe de todas as contas possivelmente expostas e informe sem demora o seu apoio oficial.
Quais são os maiores problemas que o malware ChatGPT pode causar?
As ameaças colocadas por uma infecção dependem das capacidades do malware e dos objectivos dos criminosos cibernéticos. Foi observado que o conteúdo falso do ChatGPT tem sido utilizado para proliferar o seguinte malware do Windows – Aurora, Lumma, RedLine, e programas do tipo recortador. O malware Android distribuído inclui o malware Toll Fraud e o SpyMax. Contudo, este conteúdo fraudulento também pode ser utilizado para disseminar outros tipos de software malicioso.
Como mencionado anteriormente, os perigos associados a uma infecção podem variar. Geralmente, a presença de malware num dispositivo pode resultar na diminuição do desempenho ou falha do sistema, infecções múltiplas do sistema, perda de dados, graves problemas de privacidade, danos de hardware, perdas financeiras, e roubo de identidade.
Como é que encontrei conteúdo falso de ChatGPT?
Os falsos sites ChatGPT têm sido reconhecidos como apoiados por contas do Facebook igualmente ilegítimas do ChatGPT. Além disso, foram detectadas falsas aplicações móveis ChatGPT na loja Google Play e em várias lojas de aplicações Android de terceiros. No entanto, outros métodos promocionais podem também estar a ser utilizados.
Os sites fraudulentos são frequentemente acedidos através de redireccionamentos provocados por URLs mal soletrados, notificações de navegador spam, anúncios intrusivos, páginas web que utilizam redes de publicidade fraudulenta, e adware instalado.
Enquanto o malware e outro software nocivo são principalmente distribuídos através de descarregamentos drive-by, fraudes online, emails/mensagens spam, fontes de descarregamento não fidedignas (por exemplo, sites gratuitos e de terceiros, redes de partilha P2P, etc.), ferramentas de activação de software ilegal ("cracks"), actualizações falsas, e malvertising.
O Combo Cleaner irá proteger-me de fraudes e remover o malware do meu computador?
Sim, o Combo Cleaner foi concebido para proteger os computadores de todo o tipo de ameaças. Pode detectar e restringir ainda mais o acesso a sites maliciosos, fraudulentos e mal intencionados. É também capaz de remover software indesejado e malicioso. O Combo Cleaner pode detectar e eliminar quase todas as infecções maliciosas conhecidas. Tenha em mente que, uma vez que o malware sofisticado geralmente se oculta profundamente nos computadores - é essencial executar uma análise completa do sistema.
▼ Mostrar comentários