Como remover o malware MgBot do sistema operacional
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de ransomware é MgBot?
MgBot é uma estrutura de malware. É capaz de causar infecções em cadeia (ou seja, descarregar/instalar programas ou componentes maliciosos adicionais). Além disso, esta estrutura suporta vários plug-ins que são orientados para a exfiltração de dados.
O MgBot foi utilizado num ataque a uma organização africana de telecomunicações e esta actividade está ligada ao grupo de criminosos cibernéticos Daggerfly.
Visão geral do malware MgBot
A actividade associada ao MgBot foi notada pela comunidade de segurança cibernética em Novembro de 2022. Foram observadas ligações suspeitas nos servidores de correio Microsoft Exchange das vítimas. Embora os investigadores de segurança também tenham descoberto um malware de mineração de criptomoedas no servidor comprometido, esta actividade não foi definitivamente associada ao MgBot e, consequentemente, ao grupo de agentes de ameaça Daggerfly.
Esse ataque do MgBot também apresentou outro programa malicioso. O legítimo Rising Antivirus foi usado para carregar o TAR PlugX (Trojan de Acesso Remoto).
O MgBot foi também utilizado para infiltrar uma variedade de conteúdos maliciosos nos sistemas das vítimas, incluindo o ficheiro executável legítimo de AnyDesk – um programa de acesso remoto genuíno. O uso de tal software não é incomum para os criminosos cibernéticos e vigaristas (por exemplo, a fraude UltraViewer, a fraude TeamViewer, etc.), uma vez que estes programas podem funcionar como trojans de acesso remoto, embora sem o elemento de furtividade.
O MgBot pode ser usado para descarregar/instalar outros executáveis. Teoricamente, um programa capaz de causar infecções em cadeia poderia introduzir praticamente qualquer tipo de malware no sistema comprometido (por exemplo, trojans, ransomware, criptomineradores, etc.). No entanto, esses programas de carregamento funcionam normalmente dentro de certas limitações que restringem as suas capacidades de infecção em cadeia.
Além disso, o MgBot emprega vários plug-ins. Entre esses componentes está um ladrão de informações capaz de extrair dados dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Os ladrões deste tipo visam principalmente as seguintes informações: histórico de navegação e motor de pesquisa, favoritos, cookies de Internet, credenciais de login (nomes de utilizador/palavras-passe), detalhes de identificação pessoal, números de cartão de crédito, etc.
O MgBot também usa ladrões de credenciais que visam esses dados dos clientes de email Outlook e Foxmail. Outro plug-in de roubo de credenciais visa obter credenciais do QQ messenger e funciona como um keylogger para esta plataforma de mensagens (ou seja, o plug-in pode registar as teclas premidas).
Além disso, os componentes do MgBot incluem um gravador de áudio que utiliza o microfone do dispositivo para obter gravações de som. Outro plug-in rouba o conteúdo da área de transferência (ou seja, informações copiadas para o buffer de copiar/colar), bem como dados de arrastar e soltar.
Para resumir, as estruturas de malware como o MgBot podem causar várias infecções no sistema, graves problemas de privacidade, perdas financeiras e até mesmo levar ao roubo de identidade.
Se suspeitar que o seu dispositivo está infectado com MgBot (ou outro malware) - recomendamos veementemente a utilização de um anti-vírus para executar uma verificação completa do sistema e eliminar todas as ameaças sem demora.
Nome | vírus MgBot |
Tipo de Ameaça | Trojan, vírus ladrão de palavras-passe, malware bancário, spyware. |
Nomes de Detecção | Avast ( Win32:MalwareX-gen [Trj]), Combo Cleaner (Gen:Variant.Fragtor.158315), ESET-NOD32 (Uma Variante De Win32/Agent.ADKV), Kaspersky (HEUR:Trojan.Win32.Agentb.gen), Microsoft (Trojan:Win32/Casdet!rfn), Lista Completa de Detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Os Trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem em silêncio, pelo que nenhum sintoma em particular é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, 'cracks' de software. |
Danos | As palavras-passe e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, computador da vítima adicionado a um botnet. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Malware em geral
Analisámos milhares de amostras de malware; ZStealer, Evil Extractor, Raspberry Robin, e Domino são apenas alguns dos nossos artigos mais recentes sobre este tema.
O software malicioso pode ter uma grande variedade de funcionalidades, que podem estar em diferentes combinações. Os programas nocivos têm objectivos variados, que vão desde o roubo de dados à encriptação de ficheiros. No entanto, independentemente das suas capacidades específicas, os programas maliciosos são utilizados principalmente para gerar rendimentos.
A presença de malware num sistema ameaça a integridade do dispositivo e a segurança do utilizador. Por conseguinte, todas as ameaças devem ser removidas imediatamente após a detecção.
Como é que MgBot se infiltrou no meu computador?
O malware é principalmente proliferado utilizando tácticas de phishing e engenharia social. Este software é muitas vezes disfarçado ou incluído em programas/meios de comunicação normais.
Os ficheiros infecciosos apresentam-se em vários formatos, por exemplo, executáveis (.exe, .run, etc.), arquivos (RAR, ZIP, etc.), documentos (Microsoft Office, Microsoft OneNote, PDF, etc.), JavaScript, e assim por diante. Quando um ficheiro virulento é executado, corrido ou aberto de outra forma - o processo de infecção (ou seja, descarregamento/instalação de malware) é desencadeado.
As técnicas de distribuição mais utilizadas incluem: descarregamentos drive-by (furtivos/fraudulentos), anexos e ligações maliciosos em emails de spam (por exemplo, emails, DMs/PMs, SMSs, etc.), fraudes online, canais de descarregamento não fidedignos (por exemplo, sites de freeware e de terceiros, redes de partilha P2P, etc.), ferramentas ilegais de activação de software ("cracks"), actualizadores falsos e malvertising.
Além disso, alguns programas maliciosos podem auto distribuir-se através de redes locais e dispositivos de armazenamento amovíveis (por exemplo, discos rígidos externos, unidades flash USB, etc.).
Como evitar a instalação de malware?
Recomendamos veementemente que tenha cuidado ao navegar, uma vez que os conteúdos falsos e maliciosos online parecem normalmente inócuos. A mesma vigilância deve ser alargada aos emails e outras mensagens recebidas. Aconselhamos a não abrir anexos ou ligações encontrados em emails duvidosos/irrelevantes, uma vez que podem ser infecciosos.
Outra recomendação é descarregar apenas de fontes oficiais e verificadas. Além disso, todos os programas devem ser activados e actualizados utilizando funções/ferramentas fornecidas por programadores legítimos, uma vez que os programas adquiridos a terceiros podem conter malware.
É fundamental ter um antivírus fidedigno instalado e actualizado. Este software deve ser utilizado para efectuar verificações regulares do sistema e para remover ameaças/problemas. Se acredita que o seu computador já está infectado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é MgBot?
- PASSO 1. Remoção manual do malware MgBot.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.
Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".
Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::
Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus. Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com o malware MgBot, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
A maioria dos programas maliciosos pode ser removida sem recorrer à formatação.
Quais são os maiores problemas que o malware MgBot pode causar?
Os perigos associados a uma infecção dependem das capacidades do malware e do modus operandi dos criminosos virtuais. O MgBot é uma estrutura de malware capaz de causar infecções em cadeia (ou seja, descarregar/instalar programas/componentes maliciosos adicionais), e emprega vários plug-ins principalmente para roubo de dados. Normalmente, o malware como o MgBot pode causar múltiplas infecções no sistema, graves problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade.
Qual é o objetivo do malware MgBot?
Na maioria dos casos, os programas maliciosos são utilizados para gerar rendimentos. No entanto, os criminosos cibernéticos também podem utilizar o malware para se divertirem, levarem a cabo vinganças pessoais, perturbarem processos (por exemplo, sites, serviços, empresas, etc.) e até lançarem ataques com motivações políticas/geopolíticas.
Como é que o malware MgBot se infiltrou no meu computador?
O malware é distribuído principalmente através de descarregamentos automáticos, fraudes online, emails/mensagens de spam, canais de descarregamento duvidosos (por exemplo, sites não oficiais e de terceiros, redes de partilha Peer-to-Peer, etc.), ferramentas ilegais de activação de software ("cracking"), actualizações falsas e malvertising. Além disso, alguns programas maliciosos podem auto-disseminar-se através de redes locais e dispositivos de armazenamento amovíveis (por exemplo, unidades flash USB, discos rígidos externos, etc.).
O Combo Cleaner vai proteger-me contra o malware?
Sim, o Combo Cleaner é capaz de detectar e eliminar praticamente todas as infecções de malware conhecidas. Deve ser realçado que a execução de uma verificação completa do sistema é crucial - uma vez que os programas maliciosos sofisticados tendem a ocultar-se no interior dos sistemas.
▼ Mostrar comentários