Como remover o Grand Explorer dos computadores
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de programa é o Grand Explorer?
A aplicação Grand Explorer é comercializada como uma ferramenta que permite aos utilizadores contribuir de forma segura com o tempo de inatividade do seu computador para realizar cálculos complexos e tarefas de resolução de problemas. De acordo com a sua descrição, a aplicação funciona exclusivamente durante os períodos de inatividade do computador e não tem qualquer impacto no desempenho quando os utilizadores estão a utilizar ativamente os seus computadores.
Basicamente, o Grand Explorer funciona como um minerador de criptomoedas. Além disso, é distribuído juntamente com outras aplicações indesejadas.
Grand Explorer em pormenor
Enquanto minerador de criptomoedas, o Grand Explorer utiliza recursos informáticos para efetuar cálculos matemáticos complexos, um processo conhecido como mineração, para validar transacções numa rede blockchain e gerar novas unidades de criptomoeda como recompensa.
A aplicação pode sobrecarregar excessivamente os recursos do sistema, especialmente durante a utilização ativa do computador. Isto pode resultar num declínio notável no desempenho geral do sistema, causando atrasos e ineficiências em tarefas não relacionadas com a aplicação. Os utilizadores podem achar que os seus computadores respondem mais lentamente, afectando a sua experiência e produtividade.
Além disso, o funcionamento do Grand Explorer pode levar a um aumento do consumo de energia, o que pode resultar em facturas de energia mais elevadas. Existe também o risco de o Grand Explorer entrar em conflito com outro software ou processos em execução no computador do utilizador.
É sabido que o Grand Explorer é distribuído com outras aplicações obscuras. Isto levanta preocupações sobre potenciais riscos de segurança para os utilizadores. Estas aplicações agregadas podem incluir software malicioso, adware, sequestradores de navegador ou outros programas indesejados que podem comprometer a privacidade do utilizador e a integridade do sistema.
As aplicações obscuras envolvem-se frequentemente em práticas tais como publicidade intrusiva, rastreio de dados, ou mesmo acções mais graves como a instalação de malware. Por conseguinte, é altamente aconselhável desinstalar Grand Explorer de computadores comprometidos e examinar minuciosamente o sistema para quaisquer componentes adicionais que possam ter sido instalados juntamente com ele.
Nome | Minerador de criptomoedas Grand Explorer |
Tipo de Ameaça | Minerador de Criptomoedas |
Nomes de Detecção | Avira (ADWARE/Opesup.Gen), Cynet (Malicious (score: 99)), DeepInstinct (MALICIOUS), F-Secure (Adware.ADWARE/Opesup.Gen), Lista Completa (VirusTotal) |
Sintomas | O seu computador fica mais lento do que o normal, alguns programas deixam de funcionar, o computador congela e problemas semelhantes. |
Métodos de Distribuição | Anúncios pop-up fraudulentos, instaladores de software gratuito (agregados), descarregamentos de ficheiros torrent, redes P2P, páginas questionáveis, etc. |
Danos | Aumento do consumo de energia, contas de eletricidade mais elevadas, desgaste do hardware, utilização da largura de banda da Internet, problemas de desempenho. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Conclusão
Os mineradores de criptomoedas levantam frequentemente preocupações sobre potenciais riscos de segurança, e os utilizadores devem ter cuidado com a possibilidade de componentes adicionais agregados ao Grand Explorer. Recomenda-se que avalie as implicações de tais aplicações, considerando factores como o aumento do consumo de energia, potenciais conflitos com outro software e o risco de instalar programas indesejados ou maliciosos.
Mais exemplos de minradores de criptomoedas são Altruistics, Kratos Silent Miner, e Sapphire Miner.
Como é que o software indesejado foi instalado no meu computador?
As instalações não intencionais de software indesejado podem ocorrer quando os utilizadores descarregam ou instalam aplicações de fontes não fidedignas. Frequentemente, os utilizadores navegam apressadamente pelos procedimentos de instalação, esquecendo-se de examinar minuciosamente as opções fornecidas e concordando inadvertidamente com a instalação de aplicações agregadas.
Além disso, os utilizadores podem deparar-se com descarregamentos e instalações indesejadas devido a tácticas fraudulentas, incluindo anúncios enganosos, links de descarregamento falsos ou actualizações de software fraudulentas em sites não fidedignos. O descarregamento de software pirata pode igualmente resultar em instalações indesejadas.
Como evitar a instalação de aplicações indesejadas
Para obter software, utilize sites fidedignos e lojas de aplicações oficiais. Antes de iniciar uma transferência, avalie as opiniões e classificações dos utilizadores sobre a aplicação. Ao instalar, escolha definições personalizadas ou avançadas e certifique-se de que desmarca as caixas de verificação pré-seleccionadas para as aplicações agregadas. Evite anúncios ou pop-ups fraudulentos, especialmente os que prometem software ou serviços gratuitos.
Certifique-se de que actualiza constantemente as suas ferramentas antivírus e anti-malware. Reveja regularmente a lista de aplicações instaladas no seu dispositivo e remova quaisquer aplicações desconhecidas ou desnecessárias. Se o seu computador já estiver infetado com aplicações nocivas, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para as eliminar automaticamente.
Descrição do Grand Explorer:
Grand Explorer a ser executado no Gestor de Tarefas:
O instalador usado para distribuir o Grand Explorer:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é Grand Explorer?
- PASSO 1. Desinstale as aplicações de adware utilizando o Painel de Controlo.
- PASSO 2. Remova os plug-ins maliciosos do Google Chrome.
- PASSO 3. Remova as extensões do tipo adware do Mozilla Firefox.
- PASSO 4. Remova as extensões maliciosas do Safari.
- PASSO 5. Remova os plug-ins fraudulentos do Microsoft Edge.
Remoção do software indesejado:
Utilizadores Windows 10:
Clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione Painel de Controlo no Menu de Acesso Rápido. Na janela aberta, escolha Desinstalar um Programa.
Utilizadores Windows 7:
Clique Início ("Logo Windows" no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho), escolha o Painel de Controlo. Localize Programas e clique em Desinstalar um programa.
Utilizadores macOS (OSX):
Clique Finder, na janela aberta selecione Aplicações. Arraste a app da pasta das Aplicações para a Reciclagem (localizado em Dock), e depois clique com o botão direito no botão da Reciclagem e selecione Esvaziar Reciclagem.
Na janela de desinstalação de programas, procure aplicações indesejadas, seleccione estas entradas e clique em "Desinstalar" ou "Remover".
Após desinstalar a aplicação indesejada, verifique o seu computador para quaisquer componentes indesejados restantes ou possíveis infecções de malware. Para analisar o seu computador, utilize o software de remoção de malware recomendado.
Remova as aplicações indesejadas dos navegadores de Internet:
O vídeo demonstra como remover add-ons de navegador indesejados:
Remova as extensões maliciosas do Google Chrome:
Clique no ícone do menu do Chrome (no canto superior direito do Google Chrome), seleccione "Extensões" e clique em "Gerir Extensões". Localize todas as extensões suspeitas, selecione estas entradas e clique em "Remover".
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do minerador de criptomoedas grand explorer, reinicie as configurações do navegador do Google Chrome. Clique no Chrome menu icon (no canto superior direito do Google Chrome) e selecione Settings. Faça scroll para o fundo do ecrã. Clique em Advanced… link.
Depois de descer para a parte de baixo do ecrã, clique no botão Reset (Restore settings to their original defaults).
Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Google Chrome para o padrão, clicando no botão Reset.
Removas os plug-ins maliciosos do Mozilla Firefox:
Clique no menu Firefox (no canto superior direito da janela principal), seleccione "Add-ons e temas". Clique em "Extensões", na janela aberta localize todas as extensões suspeitas recentemente instaladas, clique nos três pontos e depois em "Remover".
Método opcional:
Os utilizadores de computador que estão a ter problemas com a remoção dos minerador de criptomoedas grand explorer, podem repor as suas definições do Mozilla Firefox. Abra o Mozilla Firefox, no canto superior direito da janela principal clique no menu Firefox , na caixa do menu suspenso escolha Menu de Ajuda Aberto e selecione o menu de ajuda firefox .
Selecione Informação de Soluções de Problemas.
Na janela aberta, clique no botão Repor Firefox.
Nas janelas abertas confirme que quer restaurar as suas configurações do Mozilla Firefox para padrão, clicando no botão Repor.
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo, clique no menu Safari, e selecione Preferências….
Na janela aberta clique em Extensões, localize qualquer extensão suspeita instalada, selecione-a e clique Desinstalar.
Método opcional:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo e clique no menu Safari. Do menu suspenso, selecione Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Na janela aberta selecione histórico todo e clique no botão Limpar Histórico.
Remova as extensões maliciosas do Microsoft Edge:
Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge), selecione "Extensões". Localize todos os add-ons suspeitos de instalar recentemente e clique em "Remover" abaixo dos nomes.
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do minerador de criptomoedas grand explorer, redefina as configurações do navegador Microsoft Edge. Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge) e selecione Configurações.
No menu de configurações aberto, selecione Redefinir configurações.
Selecione Restaurar configurações para os seus valores padrão. Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Microsoft Edge para o padrão, clicando no botão Redefinir.
- Se isso não ajudou, siga estas instruções alternativas, explicando como redefinir o navegador Microsoft Edge.
Resumo:
Mais comumente, o adware ou aplicações potencialmente indesejadas infiltram-se nos navegadores de Internet do utilizadores através de descarregamentos de software gratuito. Note que a fonte mais segura para fazer o descarregamento do software gratuito é que é o website dos desenvolvedores. Para evitar a instalação deste adware, deve prestar muita atenção ao descarregar e instalar o software gratuito. Ao instalar o programa gratuito já descarregue escolha as opções de instalação personalizada ou avançada - esta etapa irá revelar todos as aplicações potencialmente indesejadas que estão a ser instaladas juntamente com o seu programa gratuito escolhido.
Ajuda na remoção:
Se estiver a experienciar problemas ao tentar remover minerador de criptomoedas grand explorer a partir do seu computador, por favor, peça ajuda no nosso fórum de remoção de malware.
Deixe um comentário:
Se tiver informações adicionais sobre minerador de criptomoedas grand explorer ou a sua remoção por favor, partilhe o seu conhecimento na secção de comentários abaixo.
Fonte: https://www.pcrisk.com/removal-guides/28600-grand-explorer-miner
Perguntas Frequentes (FAQ)
Qual é o objetivo do Grand Explorer?
A aplicação Grand Explorer é apresentada como uma ferramenta concebida para contribuir para causas de caridade, utilizando o tempo ocioso do computador Windows de um utilizador. Especificamente, funciona como um minerador de criptomoedas, usando o hardware do computador para resolver equações e problemas matemáticos.
A aplicação do Grand Explorer é legal?
Estas aplicações são frequentemente consideradas legais, uma vez que os seus Acordos de Licença de Utilizador Final (EULA) revelam os potenciais comportamentos aos utilizadores.
Ter o Grand Explorer instalado no meu computador é perigoso?
A instalação do Grand Explorer num computador pode resultar num aumento dos custos de eletricidade, falhas do sistema, diminuição do desempenho e muito mais. Além disso, o programa tem suscitado preocupações por ser agregado a outros componentes indesejados, o que pode introduzir riscos de segurança e desencadear outras consequências indesejadas.
O Combo Cleaner ajuda-me a remover aplicações indesejadas?
O Combo Cleaner irá analisar o seu computador e eliminar aplicações maliciosas e indesejadas. A remoção manual pode nem sempre ser exaustiva, uma vez que os ficheiros residuais podem permanecer no sistema. Assim, é aconselhável utilizar uma ferramenta como o Combo Cleaner para uma solução mais abrangente.
▼ Mostrar comentários