Como eliminar o AppLite Banker de dispositivos infectados
Escrito por Tomas Meskauskas a
O que é o AppLite Banker?
O AppLite Banker (uma variante actualizada do Antidot) é um trojan bancário que visa os utilizadores do Android. Os cibercriminosos distribuem o malware por e-mail, enganando as vítimas para que descarreguem aplicações falsas. Uma vez injetado, o AppLite Banker permite que os atacantes realizem uma variedade de atividades maliciosas, incluindo o roubo de dados.
AppLite Banker em detalhe
Quando aberta pela primeira vez, a aplicação falsa mostra um ecrã de login onde os utilizadores são induzidos a criar uma nova conta através de uma página de phishing. Depois de criar uma conta, a aplicação mostra um painel de controlo vazio, sem funcionalidades. Em lançamentos posteriores, obriga os utilizadores a instalar uma "atualização", que na realidade é o AppLite Banker.
Clicar no botão "Update" ativa um ícone falso da Google Play Store e instala o malware. A aplicação maliciosa solicita então as permissões dos Serviços de Acessibilidade, que abusa para sobrepor o ecrã, conceder a si próprio permissões e executar outras acções prejudiciais. Assim que obtém as permissões necessárias, o malware liga-se ao seu servidor de Comando e Controlo (C&C).
Isto cria um canal de comunicação, permitindo ao atacante controlar o dispositivo infetado e enviar comandos. Os comandos suportados incluem desbloquear o dispositivo, lançar aplicações específicas, recolher mensagens SMS, reencaminhar chamadas, aumentar e diminuir o brilho das janelas de sobreposição, impedir a desinstalação de malware e parar a câmara.
Além disso, o AppLite Banker pode apresentar diferentes sobreposições (por exemplo, uma janela preta em branco, falsas actualizações do sistema ou uma janela de carregamento) e pará-las. Além disso, o malware permite que os agentes da ameaça abram as definições "Verify Apps" na Google Play Store, removam uma aplicação falsa e o próprio malware, reúnam uma lista de aplicações instaladas, capturem as teclas premidas e enviem notificações push.
Para além destas funções, o AppLite Banker pode bloquear chamadas de números específicos, iniciar VNC e enviar conteúdo VNC, recolher contactos, abrir a câmara e transmitir fotografias capturadas, enviar mensagens SMS, publicar alertas de início de sessão falsos, roubar padrões, PINs ou palavras-passe para desbloquear o dispositivo e muito mais.
O trojan visa mais de uma centena de aplicações, incluindo plataformas financeiras e carteiras de criptomoedas, utilizando ferramentas avançadas para controlar as funções do dispositivo e roubar informações sensíveis. Os comandos suportados permitem que os atacantes apresentem formulários de login falsos e outras janelas para roubar credenciais de login e outras informações sensíveis.
O AppLite Banker evita a deteção através da manipulação de ficheiros ZIP para confundir as ferramentas de segurança e incorporar scripts maliciosos em sobreposições HTML. Estas técnicas ajudam-no a evitar a deteção por ferramentas de análise padrão.
Nome | Troiano bancário AppLite |
Tipo de ameaça | Malware para Android, aplicação maliciosa, trojan bancário |
Nomes de deteção | Avast-Mobile (Android:Evo-gen [Trj]), Combo Cleaner (Android.Trojan.Marcher.AZ), ESET-NOD32 (Detecções múltiplas), Kaspersky (HEUR:Trojan-Dropper.AndroidOS.Hqwar.df), Lista completa (VirusTotal) |
Sintomas | O dispositivo está lento, as definições do sistema são modificadas sem a permissão do utilizador, aparecem aplicações questionáveis, o uso de dados e da bateria aumenta significativamente, os navegadores redireccionam para sites questionáveis, são entregues anúncios intrusivos. |
Métodos de distribuição | E-mails enganadores, sítios Web falsos, aplicações falsas. |
Danos | Informações pessoais roubadas (mensagens privadas, logins/palavras-passe, etc.), diminuição do desempenho do dispositivo, bateria gasta rapidamente, diminuição da velocidade da Internet, grandes perdas de dados, perdas monetárias, identidade roubada. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Conclusão
Em conclusão, o AppLite Banker é um trojan bancário sofisticado concebido para roubar informação sensível e executar outras tarefas maliciosas. Ao disfarçar-se como uma aplicação legítima, utilizando tácticas de phishing e abusando das permissões do dispositivo, obtém um controlo quase total dos dispositivos infectados.
Os utilizadores devem manter-se vigilantes, evitar instalar aplicações não confiáveis e atualizar imediatamente as medidas de segurança para se protegerem contra este tipo de malware. Outros exemplos de malware para Android são Monokle, DroidBot, e ToxicPanda.
Como é que o AppLite Banker se infiltrou no meu dispositivo?
O atacante finge ser um representante de RH de uma empresa conhecida, enviando falsos e-mails de oferta de emprego. As vítimas são direcionadas para uma página maliciosa para continuar a candidatura ou agendar uma entrevista. Esta página leva-as a descarregar uma aplicação nociva. Uma vez instalada, a aplicação entrega o trojan AppLite ao dispositivo.
Sabe-se que os criminosos virtuais usaram empresas bem conhecidas como Euskatel, Eminic, Distributel e Oasis para atrair as vítimas a descarregar aplicações prejudiciais (por exemplo, uma falsa aplicação EmployeesCRM) concebida para largar o AppLite Banker.
Como evitar a instalação de malware?
Transfira apenas aplicações de fontes fidedignas, como o Google Play e os sítios Web oficiais. Antes de instalar uma aplicação, verifique as avaliações e classificações dos utilizadores para detetar quaisquer sinais de atividade suspeita. Utilize um antivírus móvel fiável para detetar e bloquear malware. Mantenha o seu dispositivo Android e as aplicações actualizadas.
Evite clicar em anúncios, pop-ups ou elementos semelhantes em sítios Web suspeitos. Não abra ficheiros ou ligações em e-mails, mensagens de texto ou mensagens recebidas em redes sociais duvidosas.
Sites enganadores que distribuem aplicações falsas que largam o AppLite Banker (fonte: zimperium.com):
Um esquema apresentado após o lançamento de uma aplicação falsa (fonte: zimperium.com):
Layouts exibidos após a instalação (fonte: zimperium.com):
Ataques de sobreposição efectuados pelo AppLite Banker (fonte: zimperium.com):
Menu rápido:
- Introdução
- Como eliminar o histórico de navegação do navegador Web Chrome?
- Como desativar as notificações do navegador Web Chrome?
- Como reiniciar o navegador Web Chrome?
- Como eliminar o histórico de navegação do browser Firefox?
- Como desativar as notificações do navegador Firefox?
- Como reiniciar o browser Firefox?
- Como desinstalar aplicações potencialmente indesejadas e/ou maliciosas?
- Como arrancar o dispositivo Android no "Modo de segurança"?
- Como verificar a utilização da bateria de várias aplicações?
- Como verificar a utilização de dados de várias aplicações?
- Como instalar as actualizações de software mais recentes?
- Como repor o sistema no seu estado predefinido?
- Como desativar as aplicações que têm privilégios de administrador?
Eliminar o histórico de navegação do navegador Web Chrome:
Toque no botão "Menu" (três pontos no canto superior direito do ecrã) e selecione "Histórico" no menu pendente aberto.
Toque em "Limpar dados de navegação", selecione o separador "AVANÇADO", escolha o intervalo de tempo e os tipos de dados que pretende eliminar e toque em "Limpar dados".
Desativar as notificações do navegador no navegador Web Chrome:
Toque no botão "Menu" (três pontos no canto superior direito do ecrã) e selecione "Definições" no menu pendente aberto.
Desloque-se para baixo até ver a opção "Definições do sítio" e toque nela. Desloque-se para baixo até ver a opção "Notificações" e toque nela.
Encontre os sites que enviam notificações do navegador, toque neles e clique em "Limpar e repor". Isto irá remover as permissões concedidas para que estes sítios Web enviem notificações. No entanto, se voltar a visitar o mesmo sítio, este pode voltar a pedir uma autorização. Pode optar por conceder ou não estas permissões (se optar por recusar, o sítio Web irá para a secção "Bloqueado" e deixará de lhe pedir a permissão).
Repor o navegador Web Chrome:
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Aplicações" e toque na mesma.
Desloque-se para baixo até encontrar a aplicação "Chrome", selecione-a e toque na opção "Armazenamento".
Toque em "GERIR ARMAZENAMENTO", depois em "LIMPAR TODOS OS DADOS" e confirme a ação tocando em "OK". Note que a reposição do navegador elimina todos os dados armazenados no mesmo. Isto significa que todos os inícios de sessão/palavras-passe guardados, histórico de navegação, definições não predefinidas e outros dados serão eliminados. Terá também de voltar a iniciar sessão em todos os sítios Web.
Eliminar o histórico de navegação do browser Firefox:
Toque no botão "Menu" (três pontos no canto superior direito do ecrã) e selecione "Histórico" no menu pendente aberto.
Desloque-se para baixo até ver "Limpar dados privados" e toque nele. Selecione os tipos de dados que pretende remover e toque em "LIMPAR DADOS".
Desativar as notificações do navegador no navegador Web Firefox:
Visite o sítio Web que está a enviar notificações do navegador, toque no ícone apresentado à esquerda da barra de URL (o ícone não será necessariamente um "cadeado") e selecione "Editar definições do sítio".
Na janela pop-up aberta, selecione a opção "Notificações" e toque em "LIMPAR".
Reinicie o navegador Web Firefox:
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Aplicações" e toque na mesma.
Desloque-se para baixo até encontrar a aplicação "Firefox", selecione-a e toque na opção "Armazenamento".
Toque em "LIMPAR DADOS" e confirme a ação tocando em "APAGAR". Note que a reposição do navegador elimina todos os dados armazenados no mesmo. Isto significa que todos os inícios de sessão/palavras-passe guardados, histórico de navegação, definições não predefinidas e outros dados serão eliminados. Terá também de voltar a iniciar sessão em todos os sítios Web.
Desinstalar aplicações potencialmente indesejadas e/ou maliciosas:
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Aplicações" e toque na mesma.
Desloque-se para baixo até ver uma aplicação potencialmente indesejada e/ou maliciosa, selecione-a e toque em "Desinstalar". Se, por algum motivo, não conseguir remover a aplicação selecionada (por exemplo, é-lhe apresentada uma mensagem de erro), deve tentar utilizar o "Modo de Segurança".
Arrancar o dispositivo Android no "Modo de segurança":
O "Modo de segurança" do sistema operativo Android desactiva temporariamente a execução de todas as aplicações de terceiros. A utilização deste modo é uma boa forma de diagnosticar e resolver vários problemas (por exemplo, remover aplicações maliciosas que impedem os utilizadores de o fazer quando o dispositivo está a funcionar "normalmente").
Prima o botão "Power" e mantenha-o premido até ver o ecrã "Desligar". Toque no ícone "Desligar" e mantenha-o premido. Após alguns segundos, aparecerá a opção "Modo de segurança" e poderá executá-la reiniciando o dispositivo.
Verifique a utilização da bateria de várias aplicações:
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Manutenção do dispositivo" e toque nela.
Toque em "Bateria" e verifique a utilização de cada aplicação. As aplicações legítimas/genuínas são concebidas para utilizar o mínimo de energia possível, a fim de proporcionar a melhor experiência ao utilizador e poupar energia. Por conseguinte, uma utilização elevada da bateria pode indicar que a aplicação é maliciosa.
Verifique a utilização de dados de várias aplicações:
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Ligações" e toque nela.
Desloque-se para baixo até ver "Utilização de dados" e selecione esta opção. Tal como acontece com a bateria, as aplicações legítimas/genuínas são concebidas para minimizar a utilização de dados tanto quanto possível. Isto significa que uma grande utilização de dados pode indicar a presença de uma aplicação maliciosa. Note-se que algumas aplicações maliciosas podem ser concebidas para funcionar apenas quando o dispositivo está ligado a uma rede sem fios. Por este motivo, deve verificar a utilização de dados móveis e Wi-Fi.
Se encontrar uma aplicação que utilize muitos dados, apesar de nunca a utilizar, recomendamos vivamente que a desinstale o mais rapidamente possível.
Instalar as actualizações de software mais recentes:
Manter o software atualizado é uma boa prática no que diz respeito à segurança do dispositivo. Os fabricantes de dispositivos estão continuamente a lançar vários patches de segurança e actualizações do Android para corrigir erros e bugs que podem ser utilizados por criminosos informáticos. Um sistema desatualizado é muito mais vulnerável, pelo que deve certificar-se sempre de que o software do seu dispositivo está atualizado.
Vá a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Atualização de software" e toque nela.
Toque em "Descarregar actualizações manualmente" e verifique se existem actualizações disponíveis. Em caso afirmativo, instale-as imediatamente. Recomendamos também que active a opção "Descarregar actualizações automaticamente" - esta opção permitirá que o sistema o notifique quando for lançada uma atualização e/ou a instale automaticamente.
Repor o sistema no seu estado predefinido:
Executar uma "Reposição de fábrica" é uma boa forma de remover todas as aplicações indesejadas, repor as predefinições do sistema e limpar o dispositivo em geral. No entanto, deve ter em conta que todos os dados do dispositivo serão eliminados, incluindo fotografias, ficheiros de vídeo/áudio, números de telefone (armazenados no dispositivo e não no cartão SIM), mensagens SMS, etc. Por outras palavras, o dispositivo será restaurado ao seu estado original.
Também pode restaurar as definições básicas do sistema e/ou simplesmente as definições de rede.
Vá a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Acerca do telemóvel" e toque nele.
Desloque-se para baixo até ver "Repor" e toque nele. Agora escolha a ação que pretende executar:
"Repor definições" - repõe todas as definições do sistema para as predefinições;
"Repor definições de rede" - repõe todas as definições relacionadas com a rede para as predefinições;
"Repor dados de fábrica" - repõe todo o sistema e elimina completamente todos os dados armazenados;
Desativar aplicações que tenham privilégios de administrador:
Se uma aplicação maliciosa obtiver privilégios de administrador, pode danificar seriamente o sistema. Para manter o dispositivo o mais seguro possível, deve verificar sempre quais as aplicações que têm esses privilégios e desativar as que não devem ter.
Aceda a "Definições", desloque-se para baixo até ver "Ecrã de bloqueio e segurança" e toque nessa opção.
Desloque-se para baixo até ver "Outras definições de segurança", toque nela e, em seguida, toque em "Aplicações de administração do dispositivo".
Identifique as aplicações que não devem ter privilégios de administrador, toque nelas e depois em "DESACTIVAR".
Perguntas frequentes (FAQ)
O meu dispositivo está infetado com o malware AppLite Banker, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
A formatação do dispositivo é uma opção fiável, mas irá apagar todos os dados. Antes de formatar, utilize um antivírus de confiança ou uma aplicação anti-malware como o Combo Cleaner para analisar e limpar o seu dispositivo.
Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?
O software maligno pode causar riscos de privacidade, encriptar ficheiros e provocar ameaças adicionais. Também pode causar problemas como roubo de identidade, perda financeira e desempenho mais lento do sistema.
Qual é o objetivo do malware AppLite Banker?
O AppLite Banker pode roubar informação sensível, como credenciais de login, dados financeiros e detalhes pessoais, fazendo-se passar por aplicações legítimas. Tem como alvo os utilizadores de aplicações bancárias, financeiras e de criptomoedas, muitas vezes usando formulários de login falsos. Tem um conjunto de capacidades adicionais (mais sobre isto no nosso artigo acima).
Como é que o malware AppLite Banker se infiltrou no meu dispositivo?
O AppLite Banker provavelmente infiltrou-se no seu dispositivo através de um e-mail ou mensagem de phishing, enganando-o para que descarregue uma aplicação falsa. Uma vez instalada, a aplicação implementou o AppLite Banker.
O Combo Cleaner protege-me de malware?
Sim, o Combo Cleaner consegue detetar e remover a maioria das infecções de malware conhecidas. No entanto, o malware avançado esconde-se frequentemente nas profundezas do sistema, por isso é importante executar uma verificação completa do sistema.
▼ Mostrar comentários