Como remover o vírus XMRIG ?
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
O que é o vírus XMRIG?
XMRIG é uma aplicação de código aberto completamente legítima que utiliza CPUs do sistema para extrair a criptomoeda Monero. Infelizmente, os criminosos geram rendimento infiltrando esta aplicação nos sistemas sem o consentimento dos utilizadores. Este método de marketing fraudulento é denominado "agregação".
Na maioria dos casos, a "agregação" é usada para infiltrar-se em vários programas potencialmente indesejados (APIs) de uma só vez. Portanto, há uma grande probabilidade que o XMRIG Virus tenha vindo com várias aplicações do tipo adware que exibem anúncios intrusivos e reúnem informações confidenciais.
Sequestro de criptos em pormenor
A criptomineração é um processo pelo qual os computadores resolvem várias equações matemáticas. Para cada solução, uma fração de uma moeda criptomoeda (neste caso, Monero) é recompensada. Quanto mais poderoso o hardware, mais rendimento gera. Na verdade, usar hardware de baixo custo é ineficiente - o uso de eletricidade é equivalente ou superior à rendimento gerada.
Portanto, todo o processo é caro e muitas vezes inviável. Para evitar este problema, os criminosos empregam computadores de utilizadores regulares. Infiltram-se nos sistemas com aplicações de criptomineração (neste caso, o vírus XMRIG) e geram rendimento passivamente. Note que as vítimas não recebem nada em troca do uso dos seus sistemas.
Além disso, o processo de mineração pode consumir até 100% dos recursos de hardware (neste caso, CPU). Isso torna os computadores instáveis e virtualmente inutilizáveis - mal respondem e podem travar, levando a uma possível perda de dados permanente.
Além disso, o hardware totalmente utilizado gera calor excessivo. Em certas circunstâncias (altas temperaturas, sistemas de resfriamento ruins, etc.), a mineração pode danificar o hardware - os componentes simplesmente sobreaquecem. Por estes motivos, as aplicações de criptomineração que se infiltram no sistema sem permissão devem ser desinstaladas imediatamente (mesmo se forem legítimas).
Conforme mencionado acima, há uma grande probabilidade de o vírus XMRIG vir juntamente com várias APIs do tipo adware. Esses programas fornecem vários anúncios intrusivos (por exemplo, cupões, banners, pop-ups, etc.) Para conseguir isso, os desenvolvedores empregam várias ferramentas que permitem a colocação de conteúdo gráfico de terceiros em qualquer site.
Portanto, os anúncios intrusivos muitas vezes ocultam o conteúdo subjacente do site, a diminuir significativamente a experiência de navegação. Além disso, os anúncios podem redirecionar para sites maliciosos e até mesmo executar scripts que descarregam e instalam malware/APIs furtivamente. Portanto, mesmo um único clique acidental pode resultar em infecções de computador de alto risco.
Outra questão importante é o rastreio de dados. A pesquisa demonstra que o adware normalmente reúne vários dados (por exemplo, endereços IP, URLs de sites visitados, páginas visualizadas, consultas de pesquisa, teclas premidas, etc.) que incluem informações pessoais.
Esses dados são partilhados com terceiros (potencialmente, criminosos cibernéticos) que geram rendimento através do uso indevido de dados pessoais. A presença de aplicações de rastreio de dados pode, portanto, conduzir a sérios problemas de privacidade ou até mesmo ao roubo de identidade. É altamente recomendável desinstalar todos os programas potencialmente indesejados imediatamente.
Nome | XMRIG programas potencialmente indesejáveis |
Tipo de Ameaça | Trojan, Minerador cripto |
Nomes de Detecção | Avast (Win64:Trojan-gen), BitDefender (Trojan.GenericKD.43163708), ESET-NOD32 (Win64/CoinMiner.YZ), Kaspersky (HEUR:Trojan.Win32.Generic), Microsoft (Trojan:Win64/CoinMiner.WE), Lista Completa de Detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Diminuiu significativamente o desempenho do sistema e o uso de recursos do CPU. |
Métodos de Distribuição | Anúncios pop-up fraudulentos, instaladores de software grátis (agregação), instaladores de flash player falsos. |
Danos | Diminuição do desempenho do computador, rastreio do navegador - problemas de privacidade, possíveis infecções adicionais por malware. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Programas potencialmente indesejados em geral
Existem centenas de programas potencialmente indesejados, todos virtualmente idênticos. Ao oferecer uma ampla gama de "recursos úteis", as APIs tentam dar a impressão de legitimidade e enganar os utilizadores para instalar.
Na verdade, estes programas não oferecem nenhum valor real para utilizadores regulares - o seu único objetivo é gerar rendimento para os desenvolvedores, fornecer anúncios intrusivos e recolher informações confidenciais, representando assim uma ameaça direta à sua privacidade e segurança na navegação na Internet.
Como é que programas potencialmente indesejados foram instalados no meu computador?
Uma pequena percentagem de APIs tem sites oficiais de descarregamento/promoção, no entanto, a maioria infiltra-se nos sistemas sem o consentimento dos utilizadores, uma vez que os desenvolvedores os proliferam a usar os anúncios intrusivos mencionados acima e um método de marketing fraudulento denominado "agregação" (instalação furtiva de APIs juntamente com software regular/aplicações).
Os desenvolvedores ocultam programas "agregados" nas configurações "Personalizadas/Avançadas" (ou outras seções) dos processos de descarregamento/instalação - não divulgam essas informações de maneira adequada. Além disso, muitos utilizadores saltam esses passos e clicam em vários anúncios.
Esse comportamento geralmente leva à instalação inadvertida de APIs - os utilizadores expõem os seus sistemas ao risco de várias infecções e comprometem a sua privacidade.
Como evitar a instalação de aplicações potencialmente indesejadas?
O comportamento descuidado e a falta de conhecimento são os principais motivos das infecções de computador. A chave para a segurança é precaução. Portanto, preste muita atenção ao navegar na Internet e descarregar/instalar software. Lembre-se que anúncios intrusivos normalmente parecem legítimos, mas, uma vez clicados, redirecionam para sites duvidosos.
Se encontrar estes anúncios, remova imediatamente todas as aplicações suspeitas e plug-ins de navegador. Além disso, analise de perto cada passo dos processos de descarregamento/instalação e desative todos os programas incluídos adicionalmente. Também aconselhamos a evitar o uso de descarregadores/instaladores de terceiros, uma vez que os desenvolvedores rentabilizam-nos a promover APIs.
O software deve ser descarregue apenas de fontes oficiais, ao usar links diretos para descarregamento. Se o seu computador já estiver infectado com APIs, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner para eliminá-las automaticamente.
Uso do CPU durante o processo de mineração e processo XMRIG no Gestor de Tarefas:
Screenshot de um site desonesto que promove um instalador/atualizador Adobe Flash Player falso projetado para infiltrar o XMRig CPU Miner (variante fraudulenta do minerador XMRig) no sistema:
Screenshot do processo do XMRig CPU Miner no Gestor de Tarefas do Windows:
O XMRig CPU Miner ocupa até 50% do CPU do sistema quando o sistema está inerte:
Atualização de 26 de agosto de 2020 - os criminosos cibernéticos distribuem a versão mais recente do XMRIG através de ficheiros de instalação falsos do Malwarebytes (por exemplo., "MBSetup2.exe").
Os seus assistentes de configuração (configurações de instalação) são criados com a ferramenta Inno Setup. São projetados para se parecerem com instaladores legítimos, embora sejam diferentes do instalador real (oficial) do Malwarebytes e não podem ser descarregues do site oficial do Malwarebytes (ou outros canais de distribuição).
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o vírus XMRig?
- PASSO 1. Desinstalar as aplicações fraudulentas utilizando o Painel de Controlo.
- PASSO 2. Remova as extensões maliciosas do Google Chrome.
- PASSO 3. Remova os plug-ins indesejados do Mozilla Firefox.
- PASSO 4. Remova as extensões maliciosas do Safari.
- PASSO 5. Remova os plug-ins do Microsoft Edge.
Remoção das aplicações potencialmente indesejadas:
Utilizadores Windows 10:
Clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione Painel de Controlo no Menu de Acesso Rápido. Na janela aberta, escolha Desinstalar um Programa.
Utilizadores Windows 7:
Clique Início ("Logo Windows" no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho), escolha o Painel de Controlo. Localize Programas e clique em Desinstalar um programa.
Utilizadores macOS (OSX):
Clique Finder, na janela aberta selecione Aplicações. Arraste a app da pasta das Aplicações para a Reciclagem (localizado em Dock), e depois clique com o botão direito no botão da Reciclagem e selecione Esvaziar Reciclagem.
Na janela de desinstalação de programas, procure por aplicações potencialmente indesejadas/recentemente instaladas, seleccione estas entradas e clique em "Desinstalar" ou "Remover".
Depois de desinstalar a aplicação potencialmente indesejada, faça uma verificação no seu computador por qualquer componente restante indesejado ou infecções por malware possível. Para fazer a verificação do seu computador, use o software de remoção de malware recomendado.
Remova as extensões fraudulentas dos navegadores de Internet:
O vídeo demonstra como remover complementos potencialmente indesejados do navegador:
Remova as extensões maliciosas do Google Chrome:
Clique no ícone do menu Chrome (no canto superior direito do Google Chrome), seleccione "Mais ferramentas" e clique em "Extensões". Localize todos os complementos de navegador suspeitos recentemente instalados e remova-os.
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do xmrig programas potencialmente indesejáveis, reinicie as configurações do navegador do Google Chrome. Clique no Chrome menu icon (no canto superior direito do Google Chrome) e selecione Settings. Faça scroll para o fundo do ecrã. Clique em Advanced… link.
Depois de descer para a parte de baixo do ecrã, clique no botão Reset (Restore settings to their original defaults).
Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Google Chrome para o padrão, clicando no botão Reset.
Remova os plugins do Mozilla Firefox:
Clique no menu Firefox (no canto superior direito da janela principal), seleccione "Add-ons". Clique em "Extensões", na janela aberta, remova todos os plug-ins de navegador suspeitos recentemente instalados.
Método opcional:
Os utilizadores de computador que estão a ter problemas com a remoção dos xmrig programas potencialmente indesejáveis, podem repor as suas definições do Mozilla Firefox. Abra o Mozilla Firefox, no canto superior direito da janela principal clique no menu Firefox , na caixa do menu suspenso escolha Menu de Ajuda Aberto e selecione o menu de ajuda firefox .
Selecione Informação de Soluções de Problemas.
Na janela aberta, clique no botão Repor Firefox.
Nas janelas abertas confirme que quer restaurar as suas configurações do Mozilla Firefox para padrão, clicando no botão Repor.
Remova extensões fraudulentas do Safari:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo, clique no menu Safari, e selecione Preferências….
Na janela aberta clique em Extensões, localize qualquer extensão suspeita instalada, selecione-a e clique Desinstalar.
Método opcional:
Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo e clique no menu Safari. Do menu suspenso, selecione Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Na janela aberta selecione histórico todo e clique no botão Limpar Histórico.
Remova as extensões maliciosas do Microsoft Edge:
Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge), selecione "Extensões". Localize todos os add-ons suspeitos de instalar recentemente e clique em "Remover" abaixo dos nomes.
Método opcional:
Se continuar a ter problemas com a remoção do xmrig programas potencialmente indesejáveis, redefina as configurações do navegador Microsoft Edge. Clique no ícone do menu Edge (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge) e selecione Configurações.
No menu de configurações aberto, selecione Redefinir configurações.
Selecione Restaurar configurações para os seus valores padrão. Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Microsoft Edge para o padrão, clicando no botão Redefinir.
- Se isso não ajudou, siga estas instruções alternativas, explicando como redefinir o navegador Microsoft Edge.
Resumo:
Mais comumente, o adware ou aplicações potencialmente indesejadas infiltram-se nos navegadores de Internet do utilizadores através de descarregamentos de software gratuito. Note que a fonte mais segura para fazer o descarregamento do software gratuito é que é o website dos desenvolvedores. Para evitar a instalação deste adware, deve prestar muita atenção ao descarregar e instalar o software gratuito. Ao instalar o programa gratuito já descarregue escolha as opções de instalação personalizada ou avançada - esta etapa irá revelar todos as aplicações potencialmente indesejadas que estão a ser instaladas juntamente com o seu programa gratuito escolhido.
Ajuda na remoção:
Se estiver a experienciar problemas ao tentar remover xmrig programas potencialmente indesejáveis a partir do seu computador, por favor, peça ajuda no nosso fórum de remoção de malware.
Deixe um comentário:
Se tiver informações adicionais sobre xmrig programas potencialmente indesejáveis ou a sua remoção por favor, partilhe o seu conhecimento na secção de comentários abaixo.
Fonte: https://www.pcrisk.com/removal-guides/12964-xmrig-virus
Perguntas Frequentes (FAQ)
Qual é o objetivo da aplicação indesejada?
Depende do tipo de aplicação. As aplicações indesejadas podem ser projetadas para fornecer anúncios intrusivos, recolher informações e sequestrar navegadores. Neste caso, é projetada para minerar criptomoedas.
O programa XMRIG é legal?
XMRIG é um minerador de criptomoeda de código aberto legítimo que utiliza CPUs do sistema para minerar Monero. No entanto, os criminosos cibernéticos podem induzir os utilizadores a instalar o XMRIG para minerar criptomoedas a usar os seus computadores sem o seu conhecimento.
É perigoso ter o XMRIG instalado no meu computador?
O XMRIG não é malicioso, mas usa recursos do computador para minerar criptomoedas, o que pode conduzir a contas de eletricidade mais altas, desempenho reduzido do computador, paragens do sistema e sobreaquecimento do hardware.
O Combo Cleaner vai ajudar-me a remover o minerador XMRIG?
Sim, o Combo Cleaner vai fazer a verificação do seu computador e eliminar todos os programas indesejados. É recomendado remover programas indesejados com software especializado, pois a remoção manual nem sempre funciona (por exemplo, ficheiros pertencentes a programas indesejados permanecem no sistema mesmo quando não estão mais instalados).
▼ Mostrar comentários