McAfee Total Protection
Um dos principais bónus do McAfee Total Protection no passado era o seu pacote de licenças ilimitadas, que abrangia todos os seus dispositivos, independentemente do sistema operativo.
O Total Protection acabou com as licenças ilimitadas, mas oferece uma VPN ilimitada e mais algumas funcionalidades.
A questão que se coloca é se a adição de uma VPN ilimitada e as funcionalidades adicionais compensam a falta de licenças multiplataforma.
Funciona com: Windows, MacOS, iOS, Android, ChromeOS
Descarregar
McAfee Total Protection
Para utilizar o produto com todas as funcionalidades, tem de adquirir uma licença. Está disponível uma avaliação gratuita de 30 dias.
O Total Protection é a suíte antivírus paga de nível básico do McAfee e, em termos de proteção contra malware, o pacote recebeu pontuações quase perfeitas dos três laboratórios independentes que esta publicação acompanha. No entanto, os custos iniciais mais altos do que muitos de seus concorrentes podem ser um obstáculo para aqueles que precisam de proteção contra malware sem uma VPN completa.
Para aqueles que ainda querem licenças ilimitadas, o McAfee+ é a opção de escolha, mas vem com um aumento de custo não insignificante. O Total Protection também está disponível para Windows, Mac, iOS e Android.
O mundo selvagem dos custos dos antivírus
No momento em que escrevo no site da McAfee, o Total Protection, com quatro licenças adicionais, está a ser vendido a retalho por 119,99 USD, com um desconto generoso para o primeiro ano, resultando no primeiro ano a custar 39,99 e depois 120 USD.
O preço pode variar muito, dependendo da publicação que lê ou do vendedor de licenças de terceiros que frequenta. O Total Protection para uma única licença pode custar entre 90 USD e 100 USD para um pacote de 10 licenças, enquanto os revendedores terceiros podem custar cerca de 150 USD para pacotes de licenças múltiplas. Vale a pena fazer algumas compras se tiver decidido que o Total Protection é a melhor opção.
O que é inevitável, no entanto, é que alguns dos concorrentes do McAfee, incluindo o Bitdefender, o ESET e o F-Secure, cobram geralmente 30 dólares mais baratos pelos seus pacotes de antivírus com níveis semelhantes. Para os consumidores, é uma questão de pesar o conjunto de recursos e ver qual atende melhor às suas necessidades específicas.
Resultados de laboratórios independentes
Antes de mergulhar no conjunto de funcionalidades do Total Protection, que inclui um Antivírus, Proteção da Web, Destruidor de Ficheiros, VPN Segura da McAfee, Monitorização de Identidade e Removedor de Rastreadores, é aconselhável abordar o nível de proteção anti-malware oferecido pelo pacote.
O mecanismo antimalware do Total Protection é o mesmo que o do McAfee Antivirus. É fornecido com as funcionalidades adicionais acima indicadas. Este motor antimalware foi testado por três laboratórios independentes de renome, tendo todos eles testado o Total Protection.
O SELabs testou o Total Protection e atribuiu-lhe uma certificação AAA, a mais elevada certificação do laboratório para a sua proteção de terminais orientada para o lar. Se estiver interessado, vale a pena ler o relatório publicado para ver o quão abrangente é o programa de testes e os requisitos necessários para obter um certificado AAA.
O laboratório seguinte, AV-TEST Institute, testa três parâmetros: Proteção, Desempenho e Usabilidade, pontuando cada um deles num máximo de 6. Nos últimos testes de setembro e outubro de 2024 do laboratório, o McAfee obteve nota máxima, 6 em 6, tanto em Proteção como em Desempenho. A Usabilidade foi pontuada em 5,5, e dado que algumas das reclamações serão destacadas mais tarde, isso parece justo. No geral, continua a ser uma óptima pontuação e a empresa recebeu notas máximas em várias ocasiões.
O último laboratório independente abordado neste artigo é o AV-Comparatives, que realiza quatro testes em pacotes de antivírus de nível de consumidor. O McAfee foi testado em três dos quatro: o mais recente Teste de proteção no mundo real, o Teste de desempenho e o Teste de proteção contra malware. Respetivamente, o Total Protection obteve Advanced+, Advanced+ e Advanced, sendo Advanced+ o prémio mais elevado possível e Advanced o segundo mais elevado. Em geral, este resultado pode ser considerado uma vitória, uma vez que é raro um produto receber repetidamente Advanced+ em todas as categorias.
Em testes práticos realizados por outra publicação, o Total Protection detectou e atenuou 90% das amostras de malware contra ele. Basta uma infeção por malware, por exemplo, um ataque de ransomware, para arruinar o seu dia. Dito isto, nenhum produto é perfeito e, nos testes de proteção contra phishing, o Total Protection impediu todos os URLs de phishing maliciosos.
Instalação e experiência do utilizador
Uma das poucas queixas que tenho em relação ao sítio Web do McAfee é que pode ser bastante confuso e a seleção do produto pretendido não é, de modo algum, a mais simples das tarefas. É aconselhável dedicar algum tempo a escolher o produto pretendido. Uma vez ultrapassado esse obstáculo, a instalação é um processo simples.
Começará por introduzir o seu código de registo online. Nessa altura, pode instalá-lo imediatamente no seu dispositivo ou enviar ligações para o instalar noutros dispositivos. Existe também uma opção para iniciar a instalação em dispositivos móveis através da captura de um código QR. Quando descarrega o programa, obtém um número de série distinto do seu código de ativação. Aconselha-se vivamente que guarde esse número para o caso de ter de reinstalar o McAfee por qualquer motivo.
Uma vez instalado, o que é rápido, o programa está pronto para o proteger. O utilizador final será confrontado com a interface do utilizador, que foi melhorada em relação aos produtos McAfee anteriores, mas que ainda é um pouco obtusa em algumas áreas.
Atualmente, é apresentado aos utilizadores um grande painel no canto superior esquerdo que oferece sugestões de segurança ou uma ligação para a sua subscrição online. Ao lado, um painel de estatísticas mais pequeno reflecte o estado dos componentes do antivírus e da firewall e comunica quaisquer problemas de segurança. Por baixo, encontram-se as funcionalidades acessíveis ao utilizador.
Conjunto de funcionalidades do Total Protection
O pacote antivírus autónomo oferecido pela McAfee partilha muito pouco com o Total Protection. Apenas o motor anti-malware e a firewall, que complementa a firewall do Windows em vez de a substituir, são componentes partilhados. As funcionalidades listadas abaixo são exclusivas do Total Protection.
VPN ilimitada
Uma vez que as suítes antivírus são orientadas para a proteção dos dados armazenados na sua máquina, o que acontece quando esses dados são enviados para a paisagem digital selvagem, e muitas vezes perigosa, alimentada pela Internet? É aqui que entra em cena uma VPN para encriptar os dados enquanto estão em trânsito.
Embora as VPNs possam oferecer a oportunidade de visualizar conteúdos bloqueados por geolocalização num serviço de streaming, esta encriptação de dados é a principal caraterística de segurança.
A McAfee adquiriu o popular serviço de VPN TunnelBear em 2018 e utilizou a tecnologia adquirida para oferecer aos seus clientes um dos serviços de VPN mais bem classificados em 2018.
Agora denominado Secure VPN, está totalmente integrado na interface do utilizador, permitindo um acesso mais fácil ao início e à interrupção da VPN, bem como às definições. Isto é preferível a ser redireccionado para aplicações separadas ou, pior ainda, aplicações Web ligadas ao browser para utilização da VPN.
O Secure VPN é uma VPN ilimitada, pelo que não são impostos limites diários de dados, à semelhança de outras VPNs oferecidas pela concorrência da McAfee, que são supostamente gratuitas mas apenas oferecem algumas centenas de megabytes de utilização diária de dados. Esta é uma grande vantagem, mas uma VPN é tão boa quanto a sua política de privacidade.
Idealmente, uma VPN armazena o mínimo de dados possível e tem políticas sensatas para lidar com pedidos de informação por parte das autoridades policiais. A TunnelBear cumpriu e excedeu estes requisitos. Desde que a McAfee adquiriu a VPN, esta passou a estar sob a alçada da política de privacidade da McAfee. Esta política é bastante prolixa e parece, ao olho destreinado do autor, menos centrada na proteção de dados e na privacidade do que a anterior do TunnelBear.
Módulos de proteção da Web
A este respeito, o Total Protection inclui quatro módulos concebidos para proteger a sua identidade na Web e a sua experiência de navegação em geral. O primeiro é um módulo de proteção contra burlas para dispositivos móveis iOS e Android. Quando activada, esta funcionalidade lê as mensagens SMS recebidas e assinala-as como sendo possivelmente fraudes ou associadas a phishing. É apresentado ao utilizador final um banner a avisá-lo de que a mensagem é suspeita.
O Total Protection também inclui uma funcionalidade de Monitorização de Identidade que procura na dark web informações sobre o utilizador provenientes de violações e fugas de dados. Por predefinição, procura o endereço de correio eletrónico fornecido pelo utilizador. Ainda assim, as verificações podem ser alargadas para incluir cartões de crédito, contas bancárias, endereços de correio eletrónico, nomes de utilizador, números de telefone, IDs fiscais, passaportes, cartas de condução, identificadores de seguros de saúde, números da segurança social e data de nascimento.
Em penúltimo lugar, para funcionalidades que se enquadram amplamente nas funcionalidades de proteção da Web, está uma extensão do navegador denominada Web Advisor para ligações e conteúdos de sítios Web perigosos. Também classifica os resultados de pesquisa como seguros ou arriscados.
Por último, o Total Protection também vem com um gestor de palavras-passe chamado True Key. É melhor do que não ter um gestor de palavras-passe. No entanto, pode ser bastante difícil de utilizar e navegar. Também funciona através de uma extensão do browser, mas não tem interface Web.
Existe uma aplicação dedicada para dispositivos móveis, mas para os utilizadores de PC, esta funcionalidade é fraca. Dito isto, talvez a melhor caraterística do True Key seja a sua autenticação multifactor, que requer a palavra-passe mestra e um dispositivo de confiança. Qualquer tentativa de iniciar sessão a partir de um dispositivo que ainda não seja de confiança requer autenticação adicional.
Destruidor de ficheiros
Os ficheiros eliminados através de procedimentos normais podem ser recuperados. Os Destruidores de Ficheiros impedem a recuperação de dados eliminados que possam ser de particular valor para os criminosos informáticos, substituindo os dados utilizando protocolos específicos concebidos para ofuscar a informação original. Fá-lo-ão várias vezes, tornando a recuperação praticamente impossível. O File Shredder do McAfee executará esta ação para ficheiros selecionados, de acordo com a norma do Departamento de Defesa dos EUA.
É de notar que estas operações funcionam melhor em unidades de disco rígido. Se precisar de limpar dados de uma unidade de estado sólido (SSD), existem vários outros métodos que não encurtam potencialmente a vida útil da unidade.
Conclusão
É seguro recomendar o Total Protection apenas pela sua proteção contra malware e VPN. As funcionalidades adicionais são certamente úteis na era moderna da Internet. Para além dos inevitáveis problemas com a experiência do utilizador, o produto continua a competir com a concorrência, mas o custo adicional pode assustar os compradores de primeira viagem.
O Total Security foi apresentado como o novo ponto de partida da McAfee e, sem dúvida, atinge esse objetivo. No entanto, em comparação com a oferta da Bitdefender, o plano de licenciamento limitado e as diversas variações de produtos do Total Protection nos sistemas operativos, não se destaca da concorrência.
Aspeto do McAfee Total Protection:
▼ Mostrar comentários