Instruções de remoção do malware StripedFly
Escrito por Tomas Meskauskas a (atualizado)
Que tipo de malware é o StripedFly?
O StripedFly é uma estrutura de malware sofisticada e multiplataforma. Tem como alvo os sistemas operativos Windows e Linux. Este software é modular, ou seja, descarrega módulos para funcionalidades adicionais.
O StripedFly utiliza extensas capacidades anti-deteção que contribuíram para a sua identificação inicial errada como um mineiro de criptomoeda. Embora este malware tenha capacidades de mineração de criptomoedas, as suas funcionalidades são muito mais amplas.
O StripedFly ganhou destaque pela primeira vez em 2022; no entanto, a sua utilização de uma exploração conhecida desde 2017 sugere que este programa pode ter existido durante muito mais tempo.
É de salientar que o StripedFly utiliza depósitos de código legítimos para alojar e recuperar conteúdos, por exemplo, Bitbucket, GitHub, e GitLab. O rastreio de transferências fornecido pelo Bitbucket indicou que certos ficheiros associados a este malware foram descarregados entre 50 e 150 mil. Só os números deste repositório mostram que o StripedFly teve um grande alcance.
Visão geral do malware StripedFly
Como mencionado na introdução, o StripedFly é considerado um malware de topo de gama devido à multiplicidade de capacidades anti-deteção implementadas. Esta estrutura de malware infiltra-se nos sistemas numa cadeia de várias fases, que inclui um cliente TOR leve e personalizado.
O StripedFly é um software modular e, como tal, as suas infecções podem variar com base na combinação de módulos transferidos.
Para desenvolver alguns dos componentes dignos de nota, esta estrutura utiliza um módulo para reconhecimento. Este recolhe os dados do sistema e envia-os de volta para o servidor C&C (Comando e Controlo), por exemplo, nome do dispositivo, versão do sistema operativo, endereço MAC, RAM, NetBIOS nome, endereços IP (geolocalização), nome e privilégios da conta de utilizador, idioma do sistema e disposição do teclado, antivírus instalados, etc.
O StripedFly também utiliza vários módulos para receber e executar comandos com sucesso. Outros módulos dão a este malware a capacidade de encontrar e descarregar ficheiros de formato específico, tais como os relacionados com o código fonte, certificados, bases de dados, arquivos, documentos, imagens, áudio, vídeo, etc. O StripedFly não utiliza as pastas do sistema, mas procura ficheiros de interesse em todas as unidades locais e partilhas de rede.
Além disso, o malware pode recolher informações sobre as janelas activas e pode tirar screenshots. O StripedFly também grava áudio através de microfones instalados/integrados.
Outro módulo é utilizado para roubar credenciais. Recolhe nomes de utilizador/palavras-passe, detalhes de identificação pessoal (por exemplo, nomes, endereços, profissões, cargos, empresas empregadoras, etc.) e outras credenciais.
Os navegadores visados incluem (mas não se limitam a) Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Brave, Epic Privacy Browser, Nichrome, RockMelt, SeaMonkey, and Vivaldi. Este módulo também recolhe nomes de redes Wi-Fi e FTP, SSH, e WebDAV dados para Cyberduck, FileZilla, WinSCP, e software similar.
O módulo de mineração de criptomoedas do StripedFly levou os investigadores a identificar erradamente este malware como um criptominerador. Esse malware minera (ou seja, gera) a criptomoeda Monero.
Não é claro se a inclusão ou retenção deste módulo se limita a motivações financeiras directas, uma vez que a criptomineração não é uma via incrivelmente lucrativa - especialmente para os criadores de malware sofisticado.
É pertinente mencionar que as infecções por malware modular podem diferir dependendo da sua configuração (ou seja, módulos instalados), e os criadores de software malicioso melhoram frequentemente as suas criações. Além disso, o StripedFly é capaz de recuperar actualizações; assim, potenciais iterações futuras deste malware podem ostentar capacidades ou características adicionais/diferentes.
Em suma, a presença de software como o StripedFly nos dispositivos pode levar à diminuição do desempenho do sistema, a graves problemas de privacidade, a perdas financeiras e até ao roubo de identidade.
Nome | Estrutura do malware StripedFly |
Tipo de Ameaça | Enquadramento do malware, trojan, vírus que rouba palavras-passe, malware bancário, spyware. |
Nomes de Detecção | Arcabit (Trojan.Mikey.D1C03F), Combo Cleaner (Gen:Variant.Mikey.114751), Kaspersky (Trojan.Win32.Miner.bdr), NANO-Antivirus (NANO-Antivirus), VIPRE (Gen:Variant.Mikey.114751), Lista Completa de Detecções (VirusTotal) |
Sintomas | Os trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que nenhum sintoma específico é claramente visível numa máquina infectada. |
Métodos de Distribuição | Anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, "cracks" de software. |
Danos | Palavras-passe e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, o computador da vítima adicionado a uma rede de bots. |
Remoção do Malware (Windows) | Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. |
Exemplos de estruturas de malware
Investigámos inúmeras amostras de programas maliciosos; MgBot, Soul, e NetDooka são apenas alguns exemplos de estruturas de malware.
É de salientar que, independentemente de um programa malicioso ter capacidades limitadas e utilizações incrivelmente específicas ou uma grande variedade de funcionalidades com uma ampla aplicação, a presença deste software num sistema ameaça a integridade do dispositivo e a segurança do utilizador. Por conseguinte, é fundamental eliminar todas as ameaças imediatamente após a sua deteção.
Como é que o StripedFly se infiltrou no meu computador?
A forma como o StripedFly se prolifera é atualmente desconhecida. No entanto, este malware é capaz de se auto-propagar através de redes locais.
Geralmente, as tácticas de phishing e engenharia social são predominantes na distribuição de malware. O software malicioso é normalmente disfarçado ou agregado a ficheiros de programas/meios de comunicação normais. Podem ser ficheiros (ZIP, RAR, etc.), executáveis (.exe, .run, etc.), documentos (Microsoft Office, Microsoft OneNote, PDF, etc.), JavaScript, e assim por diante.
Os métodos de distribuição mais utilizados incluem: descarregamentos "drive-by" (furtivos/enganosos), fontes de descarregamento não fidedignas (por exemplo, sites de alojamento de ficheiros gratuitos e de freeware, redes de partilha Peer-to-Peer, etc.), anexos maliciosos ou hiperligações em mensagens/emails de spam, fraudes online, malvertising, ferramentas de ativação de software ilegais ("cracking") e atualizações falsas.
Para além de se auto-proliferarem através de redes locais, alguns programas maliciosos podem propagar-se através de dispositivos de armazenamento amovíveis (por exemplo, discos rígidos externos, unidades flash USB, etc.).
Como evitar a instalação de software malicioso?
É crucial ter cuidado ao navegar, uma vez que os contactos online fraudulentos e maliciosos parecem normalmente genuínos e inócuos. Os anexos ou hiperligações encontrados em emails suspeitos/irrelevantes (por exemplo, emails, PMs/DMs, SMSs, etc.) não devem ser abertos, pois podem ser infecciosos.
Além disso, todos os descarregamentos devem ser efectuados a partir de fontes oficiais e verificadas. Outra recomendação é activar e actualizar programas utilizando funções/ferramentas legítimas, uma vez que as obtidas de terceiros podem conter malware.
Devemos enfatizar a importância de ter um antivírus de boa reputação instalado e atualizado. Os programas de segurança devem ser utilizados para efetuar verificações regulares do sistema e para remover as ameaças e problemas. Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
Screenshot dos ficheiros binários do StripedFly alojados no repositório Bitbucket:
Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner
O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
Menu rápido:
- O que é o StripedFly?
- PASSO 1: Remoção manual do malware StripedFly.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - geralmente é melhor permitir que programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover este malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner.
Se deseja remover malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:
Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, a usar o gestor de tarefas e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregue um programa denominado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de inicialização automática, o Registo e os locais do sistema de ficheiros:
Reinicie o computador no Modo de Segurança:
Utilizadores Windows XP e Windows 7: Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Clique em Iniciar, Clique em Encerrar, clique em Reiniciar, clique em OK. Durante o processo de início do seu computador, prima a tecla F8 no seu teclado várias vezes até ver o menu Opções Avançadas do Windows e, em seguida, seleccione Modo de Segurança com Rede da lista.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 7 "Modo de Segurança com Rede":
Utilizadores Windows 8: Inicie o Windows 8 com Modo Segurança com Rede - Vá para o ecrã de início Windows 8, escreva Avançadas, nos resultados da pesquisa, selecione Configurações. Clique em opções de inicialização avançadas, na janela aberta "Definições Gerais de PC", seleccione inicialização Avançada.
Clique no botão "Reiniciar agora". O seu computador será reiniciado no "Menu de opções de inicialização avançadas". Clique no botão "Solucionar Problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de inicialização".
Clique no botão "Reiniciar". O seu PC será reiniciado no ecrã de Definições de Inicialização. Prima F5 para iniciar no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar Windows 8 "Modo de Segurança com Rede"::
Utilizadores Windows 10: Clique no logótipo do Windows e seleccione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar", mantendo o botão "Shift" premido no seu teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Solucionar Problemas" e selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas, selecione "Configurações de Início" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isso irá reiniciar o sistema operativo no Modo de Segurança com Rede.
O vídeo demonstra como iniciar o Windows 10 "Modo de Segurança com Rede":
Extraia o ficheiro descarregue e execute o ficheiro Autoruns.exe.
Na aplicação Autoruns, clique em "Opções" na parte superior e desmarque as opções "Ocultar locais vazios" e "Ocultar entradas do Windows". Após este procedimento, clique no ícone "Atualizar"..
Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que deseja eliminar.
Deve anotar o caminho completo e o nome. Note que alguns malwares ocultam os seus nomes de processos com nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros do sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover clique com o rato sobre o nome e escolha "Excluir".
Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isso garante que o malware não seja executado automaticamente na próxima inicialização do sistema), deve procurar o nome malware no seu computador. Certifique-se de ativar ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de o eliminar.
Inicie o seu computador no Modo de Segurança. Seguir estes passos deve ajudar a remover qualquer malware do seu computador. Note que a remoção manual de ameaças requer capacidades avançadas de computação. Se não tiver essas capacidades, deixe a remoção de malware para programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas por malware. Como sempre, é melhor prevenir a infecção do que tentar remover o malware posteriormente. Para manter o seu computador seguro, certifique-se de instalar as atualizações mais recentes do sistema operativo e de usar o software antivírus. Para garantir que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos analisá-lo com Combo Cleaner.
Perguntas Frequentes (FAQ)
O meu computador está infectado com malware StripedFly, devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
A remoção de malware raramente necessita de formatação.
Quais são os principais problemas que o malware StripedFly pode causar?
As ameaças colocadas por uma infeção dependem das capacidades do programa malicioso e do modus operandi dos criminosos cibernéticos. O StripedFly é uma estrutura de malware que depende de vários módulos para as suas funcionalidades. Este software é capaz de extrair/exfiltrar uma grande variedade de dados sensíveis e mineração de moeda criptográfica. Note que devido à natureza modular de StripedFly - as suas capacidades podem diferir. Geralmente, as infecções de alto risco podem levar a graves problemas de privacidade, perdas financeiras e até mesmo roubo de identidade.
Qual é o objetivo do malware StripedFly?
A maioria das infecções por malware é motivada por ganhos financeiros. No entanto, os criminosos cibernéticos também podem utilizar software malicioso para se divertirem, levarem a cabo vinganças pessoais, perturbarem processos (por exemplo, sites, serviços, empresas, etc.) e até lançarem ataques com motivações políticas/geopolíticas.
Como é que o malware StripedFly se infiltrou no meu computador?
As técnicas utilizadas para distribuir o StripedFly são atualmente desconhecidas, mas este malware pode auto-propagar-se através de redes locais. Os métodos de proliferação mais utilizados incluem: descarregamentos drive-by, correio spam, fraudes online, malvertising, canais de descarregamento questionáveis (por exemplo, sites de freeware e de terceiros, redes de partilha P2P, etc.), ferramentas de ativação de software ilegais ("cracks") e atualizações falsas. Outra técnica de auto-proliferação utilizada pelo malware é a propagação através de dispositivos de armazenamento amovíveis.
O Combo Cleaner protege-me de malware?
Sim, o Combo Cleaner é capaz de detetar e eliminar quase todas as infecções de malware conhecidas. Deve ser realçado que, uma vez que os programas maliciosos sofisticados normalmente ocultam-se profundamente no interior dos sistemas, é essencial executar uma verificação completa do sistema.
▼ Mostrar comentários